terça-feira, abril 12, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura




FOTO JUMENTO


 

  

Pormenores de urtiga
IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO


El Escorial, Madrid [A. Cabral]
JUMENTO DO DIA


Fernando Nobre

É lamentável, depois de tantos anos a vender a cidadania a página que Fernando Nobre dedicou à cidadania no Facebook não resistiu a um dia de críticas feitas pelos seus concidadãos. Deixe lá Fernando, sendo cabeça de lista do PSD por Lisboa o tacho parlamentar está no papo, já quanto ao lugar de presidente da AR que o terá levado a esquecer tudo o que disse no passado já será mais difícil, primeiro terá de ajudar Passos Coelho a ganhar eleições com um programa onde se propõe tudo o que andou a recusar nos últimos anos. Duvido que venha a receber os trinta dinheiros.
  
«O médico e político, Fernando Nobre, fechou a sua página no Facebook após ter sido duramente criticado pelos utilizadores da rede social. Na base dos comentários ofensivos está o facto de Nobre ter aceite a proposta do PSD para ser cabeça de lista por Lisboa.



Alguns confessaram sentir-se traídos, outros optaram pela ofensa. “Vira-casacas”, “oportunista” e “mentiroso” foram apenas alguns dos comentários publicados no mural do fundador da AMI. Entre os revoltados com a decisão de Nobre, há quem faça o esforço do contraditório e defenda o ex-candidato à presidência da República.


Curiosamente foi através de esta rede social que se soube em primeira mão que Fernando Nobre tinha aceite o convite do Líder do PSD, Passos Coelho. Além de cabeça de lista por Lisboa para estas legislativas, Nobre é também o candidato do PSD para suceder a Jaime Gama enquanto presidente da Assembleia da República.» [Sapo]

 QUANTO VALE A PALAVRA DE FERNANDO NOBRE?


E ficamos à espera que em Maio o Mário Crespo entreviste António Nobre para confirmar que estamos perante um homem de palavra:
  

  
Estou em pulgas para ver Fernando Nobre defender e apoiar as teses liberais de Passos Coelho:
  

 

 EU TREINADOR DE BANCADA

«Pode parecer paradoxal o que vivemos, agora, em relação ao que vai acontecer depois do dia 5 de Junho. Como sabemos já o que provavelmente vai ser - vamos ter um governo em que o PS e o PSD vão estar juntos ou, pelo menos, amancebados em acordos -, parece um desconchavo que, nas próximas oito semanas, os dois se atirem um ao outro com violência. Mas só lhes ficará bem lutar tanto por um poder que ficou tão diminuído (outros, que não os partidos portugueses, vão mandar mais). Enfim, que façam campanhas duras, com a prudência de não dizerem o irremediável um do outro, como compete a dois sócios no futuro próximo. Cacem votos - como parece ser a intenção da notícia de ontem, com a contratação, por parte do PSD, de Fernando Nobre. Se acham que eleitoralmente isso vale, façam-no, mas é menor. O importante é o depois do 5 de Junho. Mais do que contratações para efeitos imediatos, os dois partidos deviam municiar-se de cabeças pensadoras. Eram bom encontrá-las novas, o que ajudava na limpeza de pesos mortos - um dos efeitos positivos das crises é permitir ser audaz nos cortes do que não presta e ficar atento a gente capaz (as boas empresas fazem isso, por que não os partidos?). Não prescindir de gente experiente é importante: as perdas já anunciadas de Jaime Gama e Manuela Ferreira Leite são graves. Inadmissível, porém, é não contar com gente crítica. Falo, claro, de Medeiros Ferreira e Pacheco Pereira. » [DN]

Autor:

Ferreira Fernandes.


 FOI PARA QUEM DEU MAIS
  
«O antigo candidato presidencial Fernando Nobre manteve encontros com elementos do PS "a propósito do seu futuro político", mas nunca houve "convites formais" por parte daquele partido, disse à Lusa o antigo director de campanha presidencial do fundador da AMI, que foi anunciado no domingo como cabeça-de-lista do PSD por Lisboa e candidato a presidente da Assembleia da República.» [CM]

Parecer:

Eu não votei nele, não acreditei na sua sinceridade.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso.»

 SUBMARINOS: JÁ HÁ CORRUPTORES, FALTAM OS CORRUPTOS

«O Ministério Público de Munique acusou dois ex-quadros da empresa alemã Ferrostaal do pagamento de mais de 62 milhões de euros em "luvas" para garantir encomendas de submarinos de Portugal e da Grécia, noticiou hoje a agência Bloomberg.
  
Os dois acusados, que não foram identificados, são um antigo membro do conselho de administração e um ex-director da empresa. Os investigadores também pediram ao tribunal que a Ferrostaal seja citada no processo criminal, o que permitirá confiscar os lucros obtidos pela empresa com as vendas.» [DN]

Parecer:

Resta saber a quem entregaram os 68 milhões em luvas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se.»

 O BONDOSO BERLUSCONI

«Silvio Berlusconi, primeiro-ministro italiano, assegurou esta manhã que deu dinheiro à menor marroquina que frequentava as suas festas para esta não cair na prostituição. As declarações foram feitas esta manhã à entrada do tribunal onde decorreu uma audiência do processo Mediaset, em que Berlusconi é acusado de fraude fiscal.

  
O primeiro-ministro italiano adiantou que a pedido da jovem Kharima 'Ruby' El Mahroug a ajudou a entrar num centro estético com uma amiga, e que Ruby lhe terá pedido 60 mil euros para comprar uma depiladora a laser. Berlusconi reforçou que só deu dinheiro à jovem menor "para impedi-la de entrar na prostituição".» [DN]

Parecer:

Quem diria... e ia às festas para arranjar-lhe as unhas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

 KRUGMAN ACUSA BCE DE CASTIGAR PERIFÉRICOS PARA AJUDAR ALEMANHA

«O Nobel da economia, Paul Krugman, tem lançado uma série de ataques à política do BCE. Em sucessivos ‘posts' no seu blogue, o economista defende que "o BCE está a exigir a remoção dos desequilíbrios de competitividade via deflação no sul, e nada através de inflação na Alemanha". Diz mesmo que a política monetária está a servir única e exclusivamente a Alemanha.
  
Krugman explica que "a introdução do euro levou a um período de baixas taxas de juro no sul da Europa, provocando um ‘boom' inflacionário; quando o ‘boom' acabou, estes países tornaram-se não competitivos em relação ao norte da Europa".
  
Estes desequilíbrios foram criados aquando da criação do euro, que permitiu a "países que anteriormente pagavam elevados prémios nos juros encontraram-se em condições para pedir emprestado nos mesmo termos da Alemanha, o que se traduziu numa grande queda nos seus custos de capital". Isto levou a bolhas e inflações e a consequência é a crise actual.
  
Para corrigir estes desequilíbrios, Krugman questiona: "Deverão ocorrer via inflação na Alemanha ou deflação na Espanha?". A resposta do economista é que "numa perspectiva pan-europeia, a resposta é seguramente através de ambos - e dado que a deflação é sempre mais dolorosa, a maior parte do ajustamento deve de facto tomar a forma de aumento de salários na Alemanha em vez de quedas nos salários em Espanha".» [Diário Económico]

Parecer:

Qual quê, a versão local é que a culpa é do Sócrates.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento à dona Maria.»

 FUSÃO DA DGAIEC E DA DGCI ERA UM ERRO

«João Amaral Tomaz elogia a suspensão da fusão entre a DGCI e a DGAIEC e defende que a fusão entre o Fisco e a Segurança Social seria "muito menos má". Veja aqui o vídeo.

  
"A fusão entre a Segurança Social e o Fisco é uma solução muito menos má do que a que estava prevista , e com a qual discordava totalmente, que era a fusão da DGCI com a DGAIEC", disse Amaral Tomaz ao Negócios.
  
À margem do encontro "Pensar a Fiscalidade", o mediador do crédito explicou que uma eventual fusão entre a Segurança Social e o Fisco "tem uma lógica diferente, que é haver uma base tributável relativamente ao rendimento de trabalho que passe a ser cada vez mais próxima para efeitos de IRS e de Segurança Social".» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Pois, mas o SEAF sabe tanto de fisco como eu de lagares de azeite.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprovem-se as declarações.»