quinta-feira, abril 28, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura




FOTO JUMENTOv


Pisco-de-peito-ruivo [Erithacus rubecula], Lisboa
IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO


Vila Nova de Cerveira [A. Cabral]
JUMENTO DO DIA


Pedro Passos Coelho

Pedro Passos Coelho ainda não percebeu que foi uma idiotice a tentativa de sanear Sócrates da liderança do PSD, todos perceberam que o líder do PSD teme o primeiro-ministro e queria um adversário mais fácil. Agora insiste e recorre à chantagem sobre os eleitores dizendo-lhes que não votem em Sócrates porque com ele não haverá entendimento.
  
Se Passos Coelho imagina que um eleitor do PS vai votar no PSD graças a este estratagema está enganado, os portugueses vão votar em função da confiança e das propostas e começa a ser evidente que nestes capítulos Passos Coelho não é alternativa.
  
Quanto a recusar-se a negociar com Sócrates não está a dizer nenhuma novidade, no passado ou se recusou a fazê-lo, ou foi forçado a fazê-lo ou negociou e depois deu o dito por não dito. De dia para dia assiste-se à derrocada do PSD e à figura patética de Passos Coelho a fazer comunicações pascais ou  a tentar adoçar a boca dos eleitores mostrando a esposa e dizendo que sabe fazer farófias. Pois, mas para governar este país não basta uma esposa que sabe acenar e as artes de mestre pasteleiro.
  
«"O PSD está aberto a entendimentos com outros partidos depois das eleições, mas primeiro o país que diga que mudança quer", disse esta quarta-feira Pedro Passos Coelho, rejeitando, contudo, um acordo com José Sócrates: "Aqueles que nos puseram nesta crise não têm condições nos tirar e para ser Governo".» [DN]

 ORIGINALIDADES EM TORNO DO PROGRAMA DO PSD

A primeira originalidade foi o facto de Fernando Nobre ter-se apaixonado pro Pedro Passos Coelho sem o conhecer só porque em dote lhe foi oferecido um alto cargo do Estado digno da chatice de ter se fazer representante do povo. Mas como o PSD gostou do espectáculo decidiu montar uma tenda com um reality show permanente, só falta mesmo um canal exclusivo na MEO, é a iniciativa Mais Sociedade.
  
No que consiste esta iniciativa? O PSD que acha que os seus militantes são todos burros foi em busca de personalidades mais ou menos bem sucedidas, umas porque as contas das empresas apresentam lucros chorudos, outras nem sequer se percebe muito bem porquê. Cabe a este sínodo ir fazendo propostas uma a uma, desta forma não só se aproveita o espectáculo mediático, como se avaliam as reacções dos eleitores. Se a proposta acolher simpatias aproveita-se, se der para o torto aparece o Miguel Relvas, uma espécie de Júlia Pinheiro do PSD; a dizer se a prova foi ou não superada.
 
E é assim que esta direita quer arranjar um programa para governar o país, a meia dúzia de dias das eleições ainda não sabe o que quer nem como governar o país.

 NOVO VÍDEO DO TSUNAMI NO JAPÃO
  



 PORTUGUESES MAIS INTERESSADOS NA ENTREVISTA A SÓCRATES

   
«A entrevista ao primeiro-ministro realizada na terça-feira no Jornal Nacional da TVI foi vista por 1,1 milhões de espectadores, batendo os 981 mil espectadores da entrevista de 11 de Abril ao líder do PSD.
 
De acordo com a TVI, a entrevista da jornalista Judite Sousa ao primeiro-ministro obteve uma audiência média de 1,135.040 espectadores e uma quota de audiência de 40,5 por cento, ao passo que a entrevista a Pedro Passos Coelho registou uma audiência média de 981.860 cidadãos e um 'share' de 34,4 por cento.» [DN]

Parecer: Digamos que os portugueses estão pouco interessados em fazer farófias.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Passos Coelho.»

 OITO DITADORES NO CASAMENTO REAL
  
«A Human Rights Foundation denunciou esta quarta-feira que o casamento real britânico entre o príncipe William e Kate Middleton está "divorciado dos direitos humanos", uma vez que entre os convidados constam "pelo menos oito ditadores".
  
"Todos representam governos que oprimem os direitos humanos e negam a democracia no mundo árabe", afirmou a organização, que integra um conselho composto, entre outros nomes, pelo Nobel da Paz de 1986 e sobrevivente dos campos de concentração nazis Elie Wiesel, e a activista do Uzbequistão Mutabar Tadjibaeva, nomeada para o Nobel em 2005.» [JN]





 CHERNOBYL DISASTER 25TH ANNIVERSARY [boston.com]


«On April 26, 1986, reactor number four at the Chernobyl nuclear power facility in what is now Ukraine exploded. The largest civil nuclear disaster in history led to mass evacuations, and long-term health, agricultural, and economic distress. The nearby city of Pripyat has been abandoned, and a 19-mile radius "exclusion zone" established where radiation contamination makes continued habitation dangerous. Collected here are archival pictures of the catastrophe, as well as more recent images of the area. In addition, two photographers who've made extensive studies of the aftermath have been gracious enough to share their work with us here. Diana Markosian documented the lives of pensioners Lida and Mikhail Masanovitz, who continue to live in the abandoned ghost town of Redkovka, Ukraine. Her work is found here in photographs 13 through 16. Michael Forster Rothbart has produced one of the most extensive records available of life near Chernobyl. His work is found here in photographs 23 through 29. Links to the websites of both photographers can be found below. -- Lane Turner (34 photos total)»
  




















TÍTULO 43 [Link]


zzz





 A. MADESTRA DELL 
  






 REPORTERS WITHOUT BORDERS