sexta-feira, junho 10, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura




Foto Jumento


Rio Guadiana, Castro Marim
Imagens dos visitantes d'O Jumento


Almeida [A. Cabral]
     
Jumento do dia


Manuel Maria Carrilho

Era de esperar, Manuel Maria Carrilho festeja a derrota de Sócrates e recorre para isso à piada da direita, goza como o teleponto como se ler um papel torna os discursos mais transparentes e sentidos. Manuel Maria Carrilho não percebe que Sócrates pode voltar quando quiser e ele só ressuscitará para a política se a direita lhe der a mão.

«Pela primeira vez em Portugal, um primeiro-ministro eleito perdeu umas eleições legislativas. E isso aconteceu com o pior resultado que o PS teve nos últimos vinte anos. Sócrates despediu-se depressa, tinha preparado no teleponto um longo discurso em que, mais uma vez, procurou negar a verdade e fugir às evidências - sobretudo a de que deixa um país encurralado e à beira da ruína e um PS embalsamado e com os seus valores patrimoniais fundamentais muito abalados.
  
O que o discurso revelou - apesar do que dizia o teleponto - foi, por um lado, um Sócrates aterrorizado com o juízo da história e com o lugar que ela certamente lhe reserva, associado à bancarrota de 2011. E, por outro lado, a obsessão em condicionar o natural debate interno sobre as lições que há que tirar deste desaire, que se traduziu na perda, em seis anos, de um milhão de votos.» [DN]

  "La Cumparsita", sugestão para os negociadores do PSD-CDS


Parece que é com Portas que Passos Coelho vai conseguir acertar o passo. E se não se entender com "La Cumparsita" aqui fica uma sugestão talvez mais apropriada:
 

 Para quem estiver interessado

 
Aceitam-se inscrições na São Caetano à Lapa ou no Largo do Caldas.

 Comendas presidenciais

Quem for do PSD e ainda não recebeu uma condecoração no dia 10 de Junho que meta o braço no ar!
     
 

 Pobre Portugal

«Já aqui escrevi o que penso de António José Seguro. Nunca conheci político mais nulo, mais desinteressante, mais inculto.
 
Os seus discursos dão sono, os seus escritos são um chorrilho de má literatura e insignificância. Não se consegue passar da terceira linha. Ideias, nenhuma. Haverá muitos outros assim mas não ao nível de candidatos a chefe de partido.
 
Seguro é um produto em tudo semelhante a Passos Coelho. Ambos subiram pela escada das juventudes partidárias, nunca fizeram nada de relevante na vida, não têm profissão nem talento particular mas, de algum modo obscuro, lá conseguiram chegar ao topo das respetivas máquinas partidárias. Não lhes invejo a sorte de tanta reunião enfadonha e refeição intragável que tiveram de engolir.
 
Sucede que PS e PSD quando perdem eleições entram num tremendo rodopio de disparate. Os dirigentes passam da cumplicidade à confrontação. Os militantes, desorientados, agarram-se às piores escolhas e mais estapafúrdias decisões. Na confusão tende a prevalecer quem domina o "aparelho". Essa coisa que existe nestes partidos, ninguém sabe realmente o que é ou representa, e se assemelha a uma doença contagiosa. Má.
 
Isto deve-se precisamente porque se estes partidos têm certamente aparelhos não têm pensamento. Não se estuda, não se discute, não se prepara o futuro seriamente. PS e PSD são sempre levados na onda da conjuntura. Não existe por estas bandas, de facto, um pensar estratégico a médio e longo prazo. Isso fica sempre para depois, normalmente para o dia de são nunca à tarde.
 
É assim que o PS se prepara para fazer a primeira asneira após a derrota eleitoral. Até conseguir regressar ao poder, sabe-se lá quando, irá fazer muitas outras. De imediato, a escolha de Seguro, para além da sensaboria, significa a rendição total do PS ao governo de direita. Não por acaso é ele também o candidato preferido por essa mesma direita vitoriosa e pelos principais meios de comunicação. Que o levam literalmente ao colo desde há anos. O que o próprio manifestamente aprecia e que confunde com efetivo apoio popular.
 
Mas também o que pode este partido fazer depois da hecatombe? Ao ter negociado e assinado o acordo com a chamada troika o PS vai ter de aprovar no parlamento todas as medidas escritas no papel e outras que delas derivam. Seguro, que é bom a andar para cima e para baixo em elevadores, irá protestar, simular indignações, mas no momento certo dará ordens à turba passiva de deputados para aprovar tudo. O PS vai passar um mau bocado.
 
Tudo isto é contudo assaz desinteressante. Nos próximos anos a política portuguesa será medíocre e previsível. Teremos as trapalhadas habituais de qualquer governo em cujos corredores circule Paulo Portas e a sua mente viperina. Teremos as intrigas palacianas, o reanimar do saco de gatos que o PSD é em qualquer circunstância. Teremos as manifestações, as greves, as cargas policiais, os casos e os negócios obscuros, a ocupação do aparelho de estado pela esfomeada horda laranja, as decisões ruinosas para o país e, pelo meio, em nome do aleatório e da tentativa e erro, alguma coisa bem feita e acertada. Teremos também os discursos tão agressivos quanto inconsequentes de Louçã, esse exímio sempre em pé, e as tiradas patéticas de Jerónimo que, de tanto querer defender os trabalhadores e os seus amanhãs que cantam, cada vez vai dando mais força à direita.
 
Daqui a um ano Portugal estará como a Grécia de hoje, pois o processo é em tudo semelhante. Só mudou a cor do poder.
 
Nada de surpreendente portanto para quem já viveu alguma coisa. É nesta perspetiva que tinha pensado escrever hoje sobre a bactéria E.coli. Afinal uma bactéria é um ser bem mais interessante do que Seguro. E não deixo de constantemente me autocriticar por esta evidente dificuldade em escapar a uma conjuntura tão irrelevante. Há tanta coisa a fazer e a pensar. Tanta coisa a inventar e imaginar. Mas, mais uma vez, aqui estamos todos metidos nesta jangada de pedra em deriva, lenta mas imparável, para o reino da vulgaridade. Pobre Portugal.» [Jornal de Negócios]

Autor:

Leonel Moura.
        

 MAIS UM MINISTRO PARA PORTAS
  
«Nem o conteúdo programático nem a orgânica do Governo, com a fusão de alguns ministérios, serão obstáculo a um acordo entre o PSD e o CDS. O único ponto que deverá ficar à margem do clima de entendimento perfeito entre Passos Coelho e Paulo Portas é mesmo... a eleição de Fernando Nobre para a presidência da Assembleia da República.
 
Passos Coelho ainda não conversou com Nobre depois das eleições. Mas o compromisso assumido com o presidente da AMI quando o líder social-democrata o convidou para encabeçar a lista do PSD por Lisboa e ser candidato à presidência do Parlamento mantém-se.
 
E Passos Coelho vai tentar negociar com Paulo Portas, à margem das das conversações sobre o Governo de coligação, o apoio dos deputados do CDS por forma a tentar assegurar a eleição de Nobre. Recorde-se que ainda antes de ter convidado o presidente da AMI, Passos Coelho falou com Portas e tentou obter o apoio do CDS mas o líder centrista não se quis comprometer antes das eleições. Mas a verdade é que a eleição de Nobre poderá encontrar obstáculos não só no CDS mas inclusivamente na bancada do próprio PSD.» [Sol]

Parecer:

Pobre parlamento, vai ter um presidente que sempre desprezou a classe política que o frequenta.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso.»
  
 Cavaco insiste na perseguição judicial ao director da Sábado
 
«O procurador-geral da República perguntou a Cavaco Silva se o Presidente da República queria avançar com o processo, aberto recentemente por Pinto Monteiro, contra o diretor da revista "Sábado", Miguel Pinheiro. A resposta de Cavaco Silva foi sim, escreve hoje o "Sol".
 
Em causa está o alegado crime de ofensa à honra do Presidente da República, numa afirmação sobre o discurso da vitória de Cavaco Silva, na coluna 'Sobe e Desce' da "Sábado".
 
"Tal como Fátima Felgueiras e Isaltino Morais, Cavaco Silva acha que uma vitória eleitoral elimina todas as dúvidas sobre negócios que surgem nas campanhas", escreveu Miguel Pinheiro na edição da revista de 27 de janeiro.» [Expresso]

Parecer:

Parece que não era só Sócrates a processar jornais, mas com uma diferença, Cavaco tem um artigo do Código Penal que o protege, Só que o director da Sábado é bem capaz de ganhar o processo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»
  
 Menos uns quantos lugares para boys

«"A mim não me chocaria nada que houvesse uma primeira revisão constitucional já, só para isso. Porque seria altamente simbólico. Demonstrava a vontade de mudança deste novo ciclo político", afirmou Pedro Santana Lopes, em declarações à Agência Lusa.
 
O ex-líder social-democrata sustentou que "seria degradante um primeiro-ministro da nova geração de políticos nomear novos governadores civis que não têm praticamente nada para fazer a não ser participar em cerimónias oficiais, despachar papéis".» [DN]

Parecer:

Isto está a ficar difícil para o pessoal do PSD, vai ter que ceder uma boa parte dos lugares ao CDS e agora vem Santana Lopes defender a extinção dos governadores civis.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»
  
 Notícia cirúrgica

«Suíça, Inglaterra e Alemanha. São estes os três destinos de novas cartas rogatórias que o Ministério Público vai enviar para apurar se houve corrupção na compra de dois submarinos para a Marinha.
 
Para as autoridades helvéticas segue o pedido mais sensível: identificar os verdadeiros titulares de uma série de contas alfanuméricas (isto é, apenas compostas por letras e números) já identificadas pelas investigação e que terão sido utilizadas para esconder alegadas luvas.» [DN]

Parecer:

Seria interessante perceber porque razão esta notícia só saiu agora. Será para dar força a Passos Coelho nas negociações com Portas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se este jornalismo guerrilheiro.»
  
 Começou o saque

«Para o actual vice-presidente da Ongoing Media, que falou ao Diário Económico à margem da apresentação do UMan, o primeiro ‘reality show' interactivo, em Portugal, que arranca em Setembro, "o serviço público não tem de ser, necessariamente, garantido por uma empresa pública".» [DE]

Parecer:

Será que o que resta do país dará para tanto guloso?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Moniz se por acaso está a pensar na Ongoing.»
  
 Cavaco pergunta aos portugueses se querem ser curados
 
«O Presidente da República disse hoje esperar que os portugueses queiram ser "curados" e que sejam capazes de responder aos desafios que foram colocados pela comunidade internacional, sublinhando que acredita que o país vai "vencer".
 
Interrogado sobre o que quis dizer com a expressão "não há cura para aquele que quer ser curado" que proferiu esta manhã no discurso que fez na sessão solene na Câmara Municipal de Castelo Branco, Cavaco Silva recordou tratar-se de uma frase de um médico célebre do século XVI, João Rodrigues de Castelo Branco, o Amato Lusitano.
 
"Eu espero que nós queiramos ser curados e que sejamos capazes de responder aos desafios que temos à nossa frente", sublinhou o chefe de Estado, que falava aos jornalistas à entrada para um almoço no Conservatório Regional de Castelo Branco, inserido no programa de comemorações do 10 de Junho.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

E, já agora, desinfectados.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se a linguagem.»
  
 Estamos tramados, até as beldroegas vão ser artigo de luxo
 
«As beldroegas são uma planta infestante, desprezada por muitos, mas que é também saborosa, saudável e que nada custa. Encontrada com facilidade em quintais e campos de cultivo, de Norte a Sul, a beldroega dá passos rumo à "alta cozinha" por iniciativa da Escola Superior Agrária de Coimbra. » [Jornal de Notícias]

Parecer:

Aos poucos os restaurantes de luxo vão-se apropriando da comida dos pobres.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso.»
  
 Começaram os processos

«O líder do CDS-PP, Paulo Portas, pediu ao advogado António Garcia Pereira para avaliar as declarações da socialista Ana Gomes e só depois decidirá se vai agir judicialmente contra a eurodeputada.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Sócrates foi muito atacado nos jornais porque processava quem o ofendia ou mentia a seu respeito, esperamos que o critério dos jornalistas se mantenha. Mas não deixa de ser divertido ver o líder do partido à direita consultar o líder do partido do proletariado, é a política à portuguesa, um dia destes o Francisco Louçã ainda vai fazer um piquenique com os cabeças rapadas.
  
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Procurem-se críticas a Portas nos jornais que criticavam Sócrates.»
  
 Já se sente o "Axe Effect" de Passos Coelho

«Moody's colocou sob vigilância negativa o rating de sete bancos nacionais: Caixa Geral de Depósitos, BCP, BES, Santander Totta, BPI, Montepio Geral e Banif .» [Agência Financeira]

Parecer:

A culpa é o Sócrates!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao senhor Palma se isto é motivo para levar Sócrates para o banco dos réus.»
  
 O que foi o presidente da Cofina fazer à sede do PSD?

«A tarde até parecia calma na sede nacional do PSD. Eis que à porta, Miguel Relvas, secretário-geral do partido, despede-se de Paulo Fernandes, presidente da Cofina, grupo que detém o «Correio da Manhã».» [Portugal Diário]

Parecer:

Uma pergunta interessante.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Relvas se já está a negociar a RTP.»
  

 Vocano erupts in Chile [Boston.com]