sexta-feira, julho 08, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura




Foto Jumento


Loja de sementes nos Restauradores
Imagens dos visitantes d'O Jumento


Almeida [A. Cabral]
  
Jumento do dia


Cavaco Silva

Tanto quanto se sabe as agências de rating não mudaram de critérios nem de métodos e em relação a Portugal mais não fizeram agora do que já andam a fazer há muitos meses. A descida do rating da dívida portuguesa foi apenas mais um de vários, mais um ataque a Portugal e à zona euro, ataque contra o qual alguns portugueses lutavam enquanto Cavaco reprovava os que questionassem os seus ditames.

Agora é o mesmo Cavaco Silva que dantes beatificava os mercados que vem demonizá-los. Se esta nova postura visa defender mos interesses de Portugal, que interesses defendia Cavaco Silva quando o governo português criticava as agências de rating e o Presidente da República regia criticando os que não aceitavam servilmente o funcionamento dos mercados?
 E agora senhores banqueiros?
  
Quando as agências de notação baixaram o rating dos bancos estes juntaram-se para recusar ajuda ao governo e exigir um pedido de ajuda ao FMI. O que vão fazer agora? Como diria o outro "vão pedir ajuda ao Totta!

 Não entendo tanta indignação contra a Moddy's

Muito antes da agência cortar no rating da dívida portuguesa o discursos mais frequente de personalidades do PSD era o de que Portugal estava na bancarrota e desde então não saiu o euromilhões à economia portuguesa. Se a Moddy's seguisse a opinião de algumas personalidades portuguesas da direita, e não é necessário recorrer a Medina Carreira, há muito que a dívida portuguesa deveria ter sido considerada lixo.

Recorde-se que a primeira reacção à notação dada pela Moodys's veio de Luís Duque, um cavaquista com acesso aos corredores do poder e muita vezes apontado para ministro das Finanças, não criticou a agência e até achou que o corte era uma bênção para a economia portuguesa dizendo que preferia "uma crise em 'v', afundar rápido para depois começar a subir, que uma crise que não tem 'v', é só um dos lados, é um plano inclinado". Aliás, se é o mesmo João Duque que no passado dia 12 de Junho defendia que Portugal terá de reestruturar a dívida quem pode agora criticar a Moddy's por proceder a uma notação nesse pressuposto? E não foi só João Duque a defender aqueles que são os pressupostos da notação, Nogueira Leite já o tinha defendido.

Se os economistas do PSD defendem os pressupostos da Moddy's não se entende o porquê de tanta dor de estômago.
  
 Passos coelho teve sorte, levou só um murro no estômago

Se tivesse sucedido com Sócrates teriam sido três murros no estômago, era o que foi dado pela Moddy's mais o que a seguir seriam dados por Passos Coelho e por Cavaco Silva, isto sem contar com numerosas palmadas que levaria de gente como o Marcelo, Marques Mendes e mais a matilha de comentadores pró-PSD que são quase todos.

 Já se sente a verdade no ar

Mal chegou ao poder a direita já pratica a política da verdade, a culpa da crise é das agências de notação e do ataque do dólar ao euro.
     
 

 Felizmente Sócrates foi embora

«Passos Coelho reagiu: "Um murro no estômago." Também Cavaco Silva sentiu que não havia "a mínima justificação" para a classificação dada a Portugal. Aleluia, assinale-se que se alargou o leque dos que ficam sem fôlego com as intenções ínvias de uma agência de rating. "Lixo!", é o que a Moody's diz que somos. Anote-se, não porque a Moody's seja séria, mas porque é muito influente. Vamos ter de viver com ela, e as da matilha. A boa notícia é que José Sócrates já se foi embora. Ajuda muito. Até agora ele era aquela árvore que tapava a floresta das Moody's. A culpa era dele, só dele, dizia-se, e boa parte de Portugal andava encandeado com essa culpa. Agora já quase todos conseguimos ver a rataria das agências - é um passo em frente. O perigo seria que o PS, ressabiado pela animosidade anterior dos adversários, quisesse pagar com a mesma moeda. Felizmente, isso, que seria uma estupidez, não parece ser intenção do PS. Podemos ter, agora, uma opinião nacional, que deve ser transformada em vontade comum. Ter uma causa comum contra as agências de rating (como tem sido, em Espanha, desde o Rei, passando pelos dois maiores partidos, até aos jornais de direita e de esquerda) é bom. Não que sirva de grande coisa, de tal modo a teia nos é exterior. Mas é sempre bom quando o óbvio se torna universal e poupamos em falsos combates. Desde esta semana, Portugal está mais adulto.» [DN]

Autor:

Ferreira Fernandes.
     

 Grande Berlusconi!

«De acordo com o médico Umberto Scapagnini, Berlusconi é um homem superior tanto física quanto intelectualmente e pode manter seis relações sexuais por semana, apesar de precisar descansar no sétimo dia.

"Ele pode ter, sem exagero, seis relações sexuais por semana", assegurou o médico Umberto Scapagnini à popular revista italiana "Novella 2000", publicada hoje.

"Esse ritmo semanal não é nada para um homem como ele, de 74 anos e que venceu o tumor da próstata", disse ainda o médico, que é deputado do partido fundado por Berlusconi, o Povo da Liberdade (PdL).» [DN]

Parecer:

E ainda tem tempo para gerir os negócios e governar a Itália.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»
  
 Metam os putos na barraca

«Manuela Moura Guedes garante que não enviou qualquer sms a Passos Coelho exigindo o afastamento de Bernardo Bairrão do Governo. E acusa Marques Mendes de ser o responsável pela origem do caso.

A "Sábado" fez uma entrevista à ex-jornalista da TVI. No terraço do restaurante Il Gatopardo - um dos favoritos de José Sócrates -, Moura Guedes identifica com clareza os seus alvos: acusa Marques Mendes de ter tentado controlar a informação da RTP durante o cavaquismo, diz que não gostaria de ver Bernardo Bairrão a mexer em dinheiros públicos e revela um novo episódio de tentativa de pressão do governo de Sócrates sobre a TVI. Pelo caminho, bebe um chá de camomila.» [DN]

Parecer:

Vai haver pedrada.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Reserve-se lugar na fila da frente deste espectáculo.»
  
 BCE defende dívida portuguesa

«Questionado sobre como é que analisa a decisão da agência de “rating” neste momento, Trichet respondeu: a decisão de hoje é "em certa medida, uma resposta, uma resposta imediata", precisou, sem falar sobre outras medidas.
 
Jean-Claude Trichet anunciou hoje que o BCE vai aceitar obrigações portuguesas independentemente da notação de dívida que tiverem. Em causa está o corte de “rating” da Moody’s para Portugal, que colocou a notação do País num nível considerado de “lixo”.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Se a situação portuguesa está sob controlo do BCE, da Comissão e do FMI faz todo o sentido que não considere as notações dadas pelas agências de rating.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»
  
 Menos um boy

«A Portugal Telecom aditou à convocatória para a Assembleia Geral de accionistas um novo ponto, relacionado com a eleição dos membros da Comissão Executiva. Em causa está a extinção do direito preferencial do Estado na eleição dos membros da Comissão Executiva, consequente do fim da "golden share".» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Coitado do pessoal do PSD que se preparava para ter um lugar na administração de empresas como a PT ou a EDP, são vítimas colaterais do radicalismo de Passos Coelho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso.»
  
 Ministro italiano chama maluco e cretino a colega

  
«Um microfone ligado durante a apresentação do plano de austeridade do governo italiano permitiu ouvir o titular da pasta da Economia, Giulio Tremonti, a descrever o ministro da Administração Pública, Renato Brunetta, como "maluco" e "cretino". » [JN]
     
 Mais uma anedota, agora da bruxa de Alfragide

«Marcelo Rebelo de Sousa considerou hoje que a descida do 'rating' de Portugal se insere numa estratégia dos Estados Unidos contra o Euro e favorável ao Dólar, defendendo que "há muito" que devia existir uma agência de notação europeia.

"Para mim, é evidente que isto entra numa estratégia americana contra o Euro e contra a Europa, em que as agências de 'rating' têm um papel muito importante, são americanas, puxam pelo dólar, têm posições em momentos cruciais desfavoráveis ao Euro e a economias europeias", afirmou o antigo presidente do PSD aos jornalistas.» [DN]

Parecer:

Pois, pois, agora é tudo evidente para a direita europeia, já nem se dão ao trabalho de dizer que culpa é do Sócrates.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»