sexta-feira, setembro 23, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura




Foto Jumento


Vacas tristes (o pasto não esta verde) junto à ponte sobre o Guadiana
Imagens dos visitantes d'O Jumento


Braga [A. Cabral]
  
Jumento do dia


Assunção Crista

A ministra parece estar muito preocupada com a agricultura e para alguém formado em direito lembrar-se de percentagens até parece representar um esforço notável, o problema é que lá vão três meses e a única medida para fazer suar a agricultura foi a adopção de um regulamento de vestuário no ministério para poupar no ar condicionado.
   
Começa a ser tempo de a ministra deixar de fazer intervenções dignas de um estudante do 12.º ano e começar a dizer o que o governo pensa mesmo, até para que os portugueses comecem a achar que os ministros designados pelo CDS não são apenas elementos decorativos, al é a pobreza do seu desempenho.
  
«“Temos um défice muito grande na balança alimentar. A nossa produção a esse nível anda na casa dos 30 por cento e é um objetivo muito claro do Governo aumentá-la. É preciso um olhar renovado para a agricultura, devolvendo-a ao papel que deve ter em Portugal e nos países mais desenvolvidos do mundo – países esses que têm sempre um setor primário forte”, disse.» [i]

 A cobardia da justiça

Já depois de todos os políticos se terem pronunciado o Procurador-Geral lá percebeu que o "buraco Alberto" indicia a existência de um crime e decidiu-se pela abertura de um inquérito. Até aí tudo bem, com a morosidade de uma justiça que mede o tempo por quinquénios não será mais um dia, menos um dia que prejudica o processo. O que não se entende é a razão por que o inquérito visa desconhecidos quando o próprio Alberto João já assumiu a responsabilidade e até invocou legítima defesa. Ainda vamos descobrir que o responsável pelo buraco madeirense é o faroleiro das Ilhas Selvagens.

 O Estado da Palestina

Até quando teremos de esperar para que os EUA e a Europa entendam que o Estado da Palestina não só é uma inevitabilidade histórica que tem tanta legitimidade quanto a existência do Estado de Israel?

 Não fui eu o feliz comensal


 Vamos ajudar José Sócrates


O Correio da Manhã anda tão preocupado com Sócrates e com a família que corremos o risco de um dia deste virmos a saber que o que o ex-primeiro-ministro ainda usa o papel higiénico Renova que levou da residência oficial de São Bento. Será que o CM está preocupado com a situação financeira do desempregado José Sócrates? Se assim é o CM poderia lançar um NIB para onde os interessados em auxiliar Sócrates pudessem transferir os seus donativos.

 O spot publicitário preferido pro Cavaco Silva?


 A Europa de Delors e a Europa de Durão Barroso

No tempo de Delors quando a Europa enfrentava um problema, fossem as negociações dos preços agrícolas ou um qualquer problema comum à então CEE os ministros entravam para a sala de reuniões e só de lá saiam quando tinha sido encontrada uma solução. Agora multiplicam-se as reuniões nos mais diversos formatos, os périplos e os discursos de tudo quanto é gato no governo alemão e nada se resolve.

Na Europa de Delors a prioridade era a construção do projecto europeu e o princípio era o da solidariedade, na Europa de Durão Barroso impera o egoísmo e o princípio é o do salve-se quem puder. Quando Delors falava era ouvido e a sua opinião era respeitada, quando Durão Barros abre a boca nem os jornalistas não conseguem deixar escapar o bocejo.
  
Quer Delors, quer Durão Barroso são a imagem perfeita da Europa do seu tempo, tal como Delor foi o melhor presidente que a Comissão poderia ter tido quando se construía o projecto Europeu, Durão Barroso foi a escolha perfeita para a hora da destruição desse projecto.

 Sabiam que?

Ao contrário do que sucede no resto do país onde a gestão do fisco depende do governo da República na Madeira o fisco depende do Alberto João, uma benesse concedida por Manuela Ferreira Leite quando era ministra das Finanças? Pois é, tem um paraíso fiscal duvidoso e controla o fisco local.
 
Agora que tanto se fala de fusão do fisco com o envolvimento da troika não seria interessante perguntarem-lhes o que acham disto?
 
Note-se que há poucos dias João machado, director dos Assuntos Fiscais da Madeira, foi notícia por ter criado juntamente com três dirigentes do Nacional uma empresa off-shore nas Ilhas Virgens. Se isto tivesse ocorrido no Continente o director-geral já teria sido demitido, mas na Madeira quem manda é o Alberto e como se sabe as regras são as dele.
  
 É a maldição dos Jardins da Madeira
   
Um deixou um buraco no BP, o outro vai deixar um na Região Autónoma.
 
 Cavaco tem uma fixação com as vacas?
 
Esta embirração de Cavaco Silva com as vacas merecia uma análise de um psicólogo. Desta vez Cavaco Silva ia pondo o país a comer queijo da vaca que ri quando disse "ontem eu reparava no sorriso das vacas, estavam satisfeitíssimas olhando para o pasto que começava a ficar verdejante", um comentário digno do pensamento de um outro presidente que em tempos dizia "desde a última vez que cá vim é a primeira vez que cá venho".
 
Mas esta reflexão sobre a felicidade dos bovinos não é única:
  
 
Cavaco Silva tem mesmo um problema mal resolvido com as vacas?
 
 
 

 Ruminando a frase de Cavaco

«Da Graciosa, um olhar de Cavaco Silva: "Ontem, eu reparava no sorriso das vacas, estavam satisfeitíssimas olhando para o pasto que começava a ficar verdejante." O Presidente diz coisas de forma simples mas de que se podem tirar diversas lições, às vezes até opostas. Ele sabe que as vacas não sorriem. As vacas, não, mas há uma que sim: La Vache Qui Rit. E foi essa, talvez, a mensagem que Cavaco nos mandou da Graciosa. Infelizmente, mais uma vez, ele foi enigmático. Quis a frase pastoral dar-nos uma luz ao fundo do túnel? Lembrem-se das imagens do célebre queijo fundido: na embalagem redonda, uma vaca ri com, pendurada nas duas orelhas, a sua própria imagem rindo. Uma vaca ri e ela própria reproduz imagens infinitas de vacas rindo... Eis a mensagem: Cavaco diz que cada português voluntarioso poderá incitar mais e mais portugueses a defrontar a crise com optimismo. Infelizmente o jeito de falar do Presidente também dá para outras interpretações. Aquela técnica de La Vache Qui Rit foi chamada de mise en abyme por André Gide (com Cavaco estamos sempre a tropeçar em referências cultas). Gide referia-se aos contos que contavam outros contos, o que na pintura é um quadro que reproduz uma cópia menor do próprio quadro. Ora o nome mise en abyme, cair no abismo, foi justamente dado pela vertigem causada por se ver a repetição das imagens. Abismo? Será que Cavaco nos quis anunciar alguma coisa má?» [DN]

Autor:

Ferreira Fernandes.
  

 Despedimento por menor produtividade

«Na proposta enviada aos parceiros sociais, que servirá de base de discussão ao grupo de trabalho sobre Políticas de Emprego e Reforma da Legislação Laboral, a que Agência Lusa teve acesso, o executivo defende a alteração da figura do despedimento por inadaptação de modo a que o recurso a esta modalidade de despedimento não fique dependente da introdução de novas tecnologias ou de outras alterações no local de trabalho.

A proposta governamental vai também permitir o despedimento com justa causa dos trabalhadores que não atinjam os objectivos que acordaram com o empregador. A introdução de uma nova modalidade de despedimento por inadaptação, em estudo, irá permitir o despedimento com justa causa dos trabalhadores cuja prestação decresça em termos de produtividade ou de qualidade.» [DN]

Parecer:

A proposta faz algum sentido.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»
  
 Empresários rejeitam subida do IVA para financiar descida da TSU
 
«Pedro Passos Coelho reacendeu o debate sobre a inevitável descida da Taxa Social Única (TSU), ao defender a sua abolição para as empresas que apresentem uma criação líquida de emprego. Os empresários, ouvidos pelo Diário Económico, pedem que a medida seja tomada com cautela e os efeitos devidamente estudados porque a redução das contribuições para a Segurança Social vai acarretar um agravamento do IVA. Em alternativa sugerem que as empresas sejam mais produtivas.» [DE]

Parecer:

São os próprios empresários a avançar com a solução...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso.»
  
 Que grandes secretas que nós temos

«O Sistema de Informações da República Portuguesa já entregou ao primeiro-ministro o relatório relativo ao processo de inquérito sobre a alegada espionagem ao jornalista Nuno Simas, que não identificou a autoria nem as causas desse acto.» [JN]

Parecer:

Se nem conseguem saber quem andou lá dentro a distribuir informação é muito pouco provável que considam identificar um qualquer terrorista amador.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso.»
  
 Candidata à presidência francesa usa véu integral

«Uma cidadã francesa, de 32 anos, apresentou-se esta quinta-feira como candidata às presidenciais do próximo ano. O caso não seria notícia se esta mulher, Kenza Drider, não usasse um véu integral quando anda na rua. O que é proibido em França desde Abril deste ano.» [JN]

Parecer:

O Alberto também escondeu as suas vergonhas e é candidato ao governo regional.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se o competente sorriso.»
  
 Alberto João chama "gatunos" aos portugueses

«O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, apelou à população para que não se deixe humilhar, considerando que o orgulho do povo "não é para ser rebaixado".
 
"O povo tem momentos cruciais e um povo, em circunstância alguma, se pode deixar humilhar, principalmente, se deixar humilhar por aqueles que oprimiram esse povo centenas e centenas de anos, levando-lhe os seus recursos", afirmou Alberto João Jardim. » [JN]

Parecer:

E nem o primeiro-ministro nem o Presidente reagem a este tipo de discurso?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se aos visados.»
  
 PJ descuidada
«Assaltaram o edifício da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária (PJ). No edifício da Rua Alexandre Herculano, em Lisboa, onde correm algumas das mais complexas investigações relativas a corrupção e outra criminalidade económica, foram furtados, pelo menos, um computador e diversos telemóveis. Na última sexta-feira foi efectuada a primeira detenção - uma empregada de limpeza.» [Público]

Parecer:

Uma polícia muito descuidada...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»
 

 Tatiana Shepitko    









target="_blank"