quinta-feira, dezembro 29, 2011

Dona Teresa na Casa dos Batanetes

É uma pena que os nossos entrevistadores não se deixem de se armarem e finos e em vez disso não adoptem a postua da Teresa Guilherme, conhecida na TVI da Casa dos Segredos por Dona Teresa. O debate político teria muito a ganhar se os entrevistadores tratassem os políticos ao seu nível deixando-se de maneirismos palacianos os fastidiosos programas políticos seriam mais interessantes. Até poderiam trocar os entrevistadores pela Dona Teresa, a Casa dos Segredos poderia melhorar deixando de se passr a ideia de que é o dormitório de um bordel e as entrevistas a políticos seriam mais objectivas.

Esta troca só traria vantagens e da mesma forma que os jornalistas gostam de transformar a política portuguesa num Carnaval com 365 dias, transvertendo-se em políticos e até mesmo em gestores públicos, também alguns políticos poderia mudar-se para o jornalismo, neste caso, para a Casa dos Segredos. Um bom exemplo das vantagens desta troca seria a passagem do Gaspar para o papel de Voz na Casa. É verdade que a voz do Gasparoika não é grande espingarda, mas com ele a gerir as contas dos residentes e a pagar multas há muito que não teriam um tostão e estariam empenhados, até é muito provável que na véspera da passagem do ano os residentes fossem surpreendidos com o corte de 100% do prémio final.

Imagine-se a Dona Teresa a entrevistar essa Cátia da política que é o Miguel Relvas, já depois de a Voz, aliás, o Gasparoika ter dado ao Relvas um mapa da União Europeia para ele conhecer os países que estão metidos neste imenso buraco transformado em Merkelândia. “Então o menino já sabe que a Noruega não Pertence à CEE? Consegue dizer mais um país da Europa que não pertença à EU?” Seria mais interessante ouvir o Relvas a responder a perguntas de geografia do que a dissertar sobre a RTP, até podemos imaginar que o Relvas a pedir: «Dona Teresa pergunte-me antes sobre Cabo Verde, desde que fui administrador de um banco off-shore tenho um leve ideia de onde fica”.

Quem não gostaria de ver a dona Teresa fazer perguntas à ministra da Justiça com o tal chefe de gabinete com que o Marinho Pinto”. Até podemos imaginar a dona Teresa perguntar: “Então menina Paula T. Quantas vezes por dia é que o seu chefe de gabinete vai a despacho consigo?” … “Só uma? Veja lá se está a mentir, já sabe que ando sair do confessionário o Gasparoika vai-lhe ao pilim! Vá, e quando vai a adespacho já muitas explicações preliminares de cada processo ou passa logo à assinatura?”.

Já que ninguém pergunta o que quer que seja ao Álvaro, o mais dotado intelectualmente de entre os Batanetes, dona Teresa lhe perguntasse: «Quantas das 90 medidas que prometeu implementar até ao fim do ano já foram implementadas?» A não ser que o Álvaro respondesse que a mentira tinha sido uma missão da Voza, isto é, do Gasparoika, seria divertido ver aquele olhar de idiota que nos faz pensar que o Batanete da Horta Seca de vez em quando tem o dom de transformar o olhos em telescópios com que fica distraído a contar macacos em Marte.

Mas bom, bom, seria ver a dona Teresa a pedir ao irmão Macedo para divulgar o segredo, o país pararia na expectativa, uns apostariam que o Macedo iria dizer que na verdade fez o trabalho que o tornou famoso na DGCI, outros diriam que não, o irmão iria explicar admitir que é supranumerário da Opus Dei e todos os fias se ato flagela com chicotadas no rabinho, alguns apostam que já veio para o governo para convencer o Relvas a mudar-se da Maçonaria para a Obra de Deus.