domingo, dezembro 25, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura



 
Feliz Natal
 
  
Foto Jumento


Palácio da Quinta da Regaleira, Sintra
Imagens dos visitantes d'O Jumento


Pitões das Júnias [A. Cabral]
  
Jumento do dia


Paulo Macedo, Opus ministro da Saúde

Quando parecia que o governo tinha desaparecido, à excepção do incansável Gasparoika que começa a trabalhar desde as cinco da manhã, somos surpreendidos pela visita do Opus Macedo ao hospital de Santa Maria. Surpreendidos ou talvez não, depois de ter levado uma nota quase ao nível do zero numa sondagem do Expresso o Macedo terá decidido matar dois coelhos com uma cajadada, cumpriu as obrigações evangélicas de supra-numerário e tentou recuperar a imagem.

Só que chega a ser ridículo ver um Macedo em vésperas de Natal fazer juras de defesa e admiração pelo SNS quando toda a gente percebeu que está perante uma manobra de propaganda. Pobre Macedo, mais valia ter organizado uma missa de acção de graças.

O mais ridículo foi o Opus Macedo ter aproveitado uma iniciativa empresarial para dar nas vistas num dia em que já se esperava que estivesse pecaminosamente empanturrado em doçarias natalícias. Pobre ministro.
«O ministro da Saúde, Paulo Macedo, afirmou hoje que gostaria que em 2012 todos os portugueses tivessem acesso a um Serviço Nacional de Saúde (SNS) universal e com qualidade. O desejo foi assumido na cerimónia, esta manhã, em que o presidente do grupo Controlinveste Media, Joaquim Oliveira, ofereceu aos hospitais públicos portugueses a possibilidade de passarem a ver gratuitamente a SportTV.» [DN]

 Gozar com os portugueses
 
O governo decidiu cair no ridículo e negar uma tolerância de ponto que coincidia com um sábado e todos os idiotas apoiaram tão garnde preocupação com a produtividade nacional. Mas o parlamento fechou para férias e foi evidente que o governo fez gazeta e debandou, arranjaram uma cerimónia para o Opus Macedo aparecer a dar ares de estar ocupado a trabalhar, desde o primeiro-ministro aos pequeno burgueses do Porto, todos desapareceram.
 
A isto chama-se gozar com os portugueses.

 Gasparoika, o madrugador
 
  
Na cultura ruralista promovida pelo salazarismo o deitar cedo e cedo erguer é um valor a que corresponde o trabalhar de sol a sol. Não admira que em recente entrevista ao Diário Económico tenhamos ficado a saber que o ministro das Finanças começa a trabalhar às cinco da manhã e gosta de largar às vinte horas, um verdadeiro trabalhador rural na cidade, o oposto à maioria dos portugueses que são uns grandes gandulos e consomem acima das suas possibilidades.
 
«O ministro começa a trabalhar por volta das cinco da manhã. Às 7h30 entra no ministério de onde procura sair por volta das 20h.» [Diário Económico]

O problema é que há pouco tempo, quando o Gasparoika chegou ao Terreiro do Paço tinha hábitos menos monásticos, não se levantava nem começava a trabalhar tão cedo:

«Têm sido semanas difíceis, que o mantêm no gabinete mais de 12 horas por dia. Chega sempre às 07.00 da manhã, mas é tão madrugador que aproveita alguns minutos antes de sair de casa para lançar o dia. Almoça quase sempre no gabinete (prefere peixe) e tem reuniões regulares com os seus quatro secretários de Estado.» [Dinheiro Vivo]
  
Isto é, desde que chegou a ministro não lhe bastou dar o exemplo e passar a trabalhar mais meia hora por dia, Vítor Gaspar trabalha agora mais duas horas do que em Setembro e entra no ministério meia hora mais tarde.
 
O que aconteceu entretanto? A entrevista dada ao Diário Económico parece ter ocorrido na sequência da sondagem do Expresso que dava ao Gasparoika uma nota muito aquém de quem parece querer ser o Salazar do século XXI, treze virgula tal, um suficiente mais. Bem, esperemos que na próxima sondagem os portugueses sejam mais simpáticos porque se continuar assim daqui a uns tempos o Gasparoika ainda se lembra de começar a trabalhar às três da manhã e a pobre senhora sua esposa, cansada de não ver o padeiro, ainda desiste e dá entrada na Congregação das Filhas do Amor Divino. Talvez nessa altura o Gasparoika ingresse na Ordem dos Frades Menores.
 Meme Proposal Tim * Audrey
  

«The couple in this video is Timothy Tiah Ewe Tiam, the co-founder of the ever popular ad-blogging site Nuffnang, and his Malaysian girlfriend who is a blogger, now his fiancee, Audrey Ooi Feng Ling.

I'm not asking for likes, but I would just like to tell that authenticity is best.»
     
 

 Palavras, palavras...

«Miguel Relvas devia ter o seu próprio canal. Tipo Oprah Winfrey. Um canal em que pudesse dar asas à sua imaginação, em que ensaiasse os seus discursos ou reinventasse um certo Conversas em Família de outros tempos. É que Relvas é, por estes dias, um verdadeiro "sempre em pé". Liga-se a RTP1 às 08.45 e lá está Relvas a falar do serviço público de televisão. Liga-se a SIC Notícias às 13.15, vê-se Relvas em mangas de camisa a falar sobre o conselho de ministros extraordinário. Se se mudar de canal, e às 18.20 sintonizarmos no cabo a TVI 24, lá vemos Relvas a falar da crise e da necessidade dos portugueses corresponderem "aos grandes desafios do futuro". Às 20.00, lá está o ministro Relvas na SIC a falar da venda da EDP aos chineses. Ainda não tentei, mas qualquer dia não resisto a picar a SIC Mulher às 22.30. Confesso que tremo de medo de o ver no MasterChef australiano, ou, uma hora mais tarde, ao lado do "Emplastro", no Porto Canal. Até se pode questionar se o Governo tem sabido comunicar bem a sua mensagem. Mas se alguma coisa está a correr mal, não é seguramente por falta de mensagem...» [DN]

Autor:

Nuno Azinheira.
     

 A prenda de Natal dos mercados

«As yields (juros) dos títulos do Tesouro de Portugal, Irlanda e Áustria fecharam sexta-feira (23 de dezembro) em alta em todas as maturidades, segundo dados da Bloomberg.

A tendência de alta já verificada na quinta-feira para os juros das obrigações do Tesouro (OT) português e dos títulos irlandeses prosseguiu na sexta-feira. O salto mais significativo deu-se com os juros das OT a 3 anos que subiram de 16,98% no fecho de quinta-feira para 17,28% no fecho de sexta-feira.» [Expresso]

Parecer:

Mais um motivo de alegria do Gaparoika, aos poucos e poucos o país afunda-se.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se por 2012.»
  
 Novo monarca da Coreia do Norte já tem cognome

«Kim Jong-un, o filho mais novo e sucessor do líder norte-coreano Kim Jong-il, cuja morte foi anunciada há cinco dias e será sepultado no próximo dia 28, foi designado pelo órgão oficial do regime comunista da Coreia do Norte “comandante supremo”.

“Vamos elevar o camarada Kim Jong-un ao título de comandante supremo”, lê-se no jornal Rodong Shinmun, o órgão oficial do regime norte-coreano, no seu editorial. O filho de Kim Jong-il, que agora ficará a liderar o país mais fechado do mundo, era já designado por “grande sucessor” ou “grande camarada”.» [Público]

Parecer:

Será que o Jerónimo de Sousa vai à cerimnónia de entronização?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se se vai ou se manda o nosso coreano Bernardino Soares..»