sábado, dezembro 31, 2011

Prémios da Grande Gala do Palheiro

E os grandes prémios da Grande Gala deste Palheiro sem segredos vão para:


Grande Jumento em Cultura Geral: Ex equo para Miguel Relvas e Kátia da Casa dos Segredos

Se sem a Kátia não saberíamos que a África é um país da América do Sul, sem o Miguel Relvas os Noruegueses ainda estariam convencidos de que não pertencem à União Europeia.

Grande Jumento em Generosidade: Américo Amorim

Este exemplo de proletário dos sector petrolífero deu provas de que para além de merecer um prémio de modelo de trabalhador português a ser entregue pelo Álvaro, é também um homem de grande generosidade, só mesmo alguém com as suas grandes qualidades humanas se lembraria de mandar a factura dos pensos da namorada ao Gaspar para que este os pagasse.

Grande Jumento em informação: Marques Mendes

Talvez por ser empregado do dono do SOL o líder falhado do PSD tem tido mais sucesso como jornalista do que teve na política, a ele se devem algumas das grandes novidades noticiosas do ano como a da fábrica de automóveis chineses.

Grande Jumento em Graxa: António Mexia

Depois de ter enchido o dono da eléctrica chinesa de graxa o presidente da EDP bem merece este prémio patrocinado pela Nugget que vem num belo estojo onde ainda está um pano de sarja e uma escova para puxar o brilho. Ver um homem que vale muitos milhões em prémios de gestão dar graxa a um presidente e membro do Partido Comunista Chinês é um espectáculo a que poucos portugueses tinham esperança de assistir.

Grande Jumento em Turismo: Álvaro Santo Pereira

O homem que veio do Canadá pôs os portugueses de novo a sonhar e um dos sonhos mais maravilhosos que teve foi transformar o Algarve na Florida da Europa, um local para onde os cotas ricos da Europa do Norte pudessem aquecer os pés ao sol. Dito e feito e começou a obra que começou pelos “aligattors”, a espécie de jacarés que vivem nos Everglades National Park, mas como se trata de uma espécie que demora mais do que uma legislatura para crescer o Batanete da Horta Seca decidiu mandar a sua ajunta da Maria de Ludes Vale abocanhar um tacho como vogal do Instituto de Turismo de Portugal.

Grande Jumento em verdade e transparência: Passos Coelho

Segundo consta em Massamá a família Passos Coelho decidiu comprar o apartamento em frente ao seu, mas não porque o desastrado primeiro-ministro tenha receio de segurança. É a forma de se poder assoar, cada vez que está a fungar a dona Laura atravessa a rua e vai ao prédio em frente assoar o nariz do maior mentiroso da política portuguesa.

Grande Jumento “Avô Boca Doce”: Jerónimo de Sousa

Este prémio patrocinado pela conhecida marca de pudins vai para o exemplo de docilidade e ternura que é o líder do PCP, depois de mandar o seu afilhado Mário Nogueira apoiar o Alberto João Jardim nas últimas eleições regionais parece agora ter-se convertido à democratização da economia e quase nem tugiu nem mugiu na privatização da EDP. Com a eléctrica a pertencer a uma empresa pública chinesa parece que Jerónimo de Sousa vai introduzir uma novo conceito no léxico comunista, as privatizações progressistas.

Grande Jumento em Alfaiataria: Teixeira dos Santos

Depois de ter andado anos a falhar todas as previsões o ex-ministro das Finanças apresenta-se agora como o grande economista que errou em tudo porque foi obrigado pelo Sócrates. Os portugueses esperam ansiosamente que Teixeira dos Santos, que esperou pouco mais de cem dias para virar a casaca, lhes explique a que sevícias e torturas foi sujeito para que nunca se tenha demitido, algo que o seu antecessor fez em poucos meses.

Grande Jumento em invisibilidade: Paulo Portas

Quando Portas abandonar este governo em vez das 60.000 fotocópias que levou da outra vez vai levar caixotes e caixotes com os talões dos bilhetes de avião. Prometeu ser o lado dócil do extremista Passos Coelho mas mal chegou ao governo tornou-se invisível.

Grande Jumento da Beleza Masculina: António José Seguro

Desde que chegou a líder do PS que António José Seguro não faz outra coisa que não seja perguntar ao seu espelho: “Espelho meu, há algum Sócrates mais belo do que eu”. E como o espelho não responde ele insiste na pergunta e esquece-se de que quem concorre com ele neste concurso de beleza é o Passos Coelho e não o mais conhecido estudante de filosofia do mundo, tão conhecido que um país à rasca parou tudo para discutir o que ele disse numa aula. A verdade é que toda a gente se lembra das últimas dês intervenções de Sócrates e só com uma cábula nos lembramos de uma única intervenção do Seguro desde que chegou a líder do PS.

Grande Jumento em nada: Cavaco Silva

Parece que Cavaco SIlva passou a ter uma visão m,uito estrita das suas competências, já não há constituição, os discursos são elogios, enfim, parece que o Presidente da República tem uma única atribuição, residir no Centro de Dia do Palácio de Belém.

Umas no cravo e outras na ferradura




Foto Jumento 


Fazendo pela vida, Rua Augusta, Lisboa
Imagens dos visitantes d'O Jumento


Aldeia de Monsanto [A. Cabral]
  
Jumento do dia


Paulo Núncio, secretário de Estado (desnecessário) dos Assuntos Fiscais

Ou os “Goebelzinhos” do Relvas escolheram o Paulo Núncio para "brilhar" no final do ano ou o desnecessário secretário de Estado dos Assuntos Fiscais confundiu o primeiro de Abril com o primeiro de Janeiro para contar a mentira do ano aos portugueses. O secretário de Estado deu uma entrevista ao Expresso onde apenas disse banalidades e quanto à fusão das Alfândegas com a DGCI mentiu no que se refere às poupanças conseguidas.
   
Como aqui se explicará no dia 2 de Janeiro a anexação da Alfândega pela máquina dos corredores da DGCI não envolveu qualquer reestruturação da máquina fiscal, qualquer integração significativa da informação e muito menos as poupança de 10% de custos que o governante desnecessário refere, tal corte pode ser sempre feito em qualquer serviço e até pode ser anunciado e não verificar-se. A confirmar-se o país irá à ruína.

Também ficou evidente que o SEAF não sabe como nem quando extinguir serviços e direcções de finanças, é evidente o adiamento, como é evidente que os gangues da máquina fiscal vão querer exibir a cabeça das Alfândegas para poupar a imensa teia de corrupção e gestão de influências.

Esta entrevista mostra que o secretário de Estado acredita em tudo o que conta e não percebeu que neste momento é um governante que está a mais e que a extinção da secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais faz todo o sentido pois é secretário de Estado de um único director-geral. Podemos postar com Núncio que a extinção da SEAF permitiria aos portugueses poupar mais do que ele poupou com a extinção das Alfândegas.


 2011: 50 imagens escolhidas pel'O Jumento


A melhor imagem de 2011 veio do meio das cenas de violência ocorridas em Vancouver na sequência da  final do campeonato norte-americano de hóquei no gelo, violência que tanto escandalizou um emigrante português naquela cidade, o agora ministro da Economia escrevia o seu testemunho no seu blogue. Ironia do destino o Álvaro veio para Portugal no sentido inverso ao proposto por Passos Coelho para os professores como ele e muito provavelmente sugere alguma das medidas que poderão levar Portugal a cenas igualmente violentas. Resta saber se quando isso suceder haverão momentos como o captado em Vancouver.
 
[Link 50 imagens]
    
 Uma dúvida 
   
O António Mexia terá direito por inerência a um lugar no próximo congresso do Partido Comunista Chinês?
  
 O estado lastimável a que o PSD chegou...

Depois de exibir entre os seus militantes uma boa parte da nata intelectual da classe média o PSD tem líderes que chumbariam em qualquer teste de avaliação do QI. E parece que a tendência é para piorar, agora tem um candidato à liderança que até num anúncio do Frutis Natura fez figura de idiota, veja-se o papel que desempenhou no anúncio televisivo:


   
Quase tão quanto isto só mesmo um Passos Coelho a falar num mínimo denominador comum.

 A direita está rota?

Nunca esperei viver o suficiente para ver a direita portuguesa, aquela que sempre se disse atlantista, que se engalfinha para apoiar os EUA, que foi para o Iraque, que odeia tudo o que cheire a comunismo e que durante mais de quatro décadas governou o país com uma ditadura doentiamente anti-comunista, delicia-se agora com o dinheiro dos comunistas chineses e entrega as tecnologias ao maior adversário do Ocidente.
 
Ver o pequeno Marques Mendes a agigantar-se para anunciar avinda em força dos chineses ou o Mexia a "roçar-se como um cachorro" no presidente da China Three Gorges (CTG) só nos pode dar vontade de rir. E o que dizer de um Passos Coelho que numa semana disputa a simpatia da madrinha alemã e dias depois entrega uma boa parte dos recursos energéticos nacionais à gestão do CC do Partido Comunista Chinês?

E o que pensarão os americanos dos seus velhos aliados lusos? Graças à direita portuguesa os chineses são agora os maiores produtores de energias renováveis dos EUA! Está-se mesmo a ver que tal não teria sucedido se fossem os republicanos a estarem no poder, da mesma forma que é evidente que os americanos só quererão as Lages se precisarem mesmo delas. Quanto à senhora Merkel nem vale a pena falar, por aquilo que se sabe dela deve estar a espumar enquanto dá murros na mesa, o melhor é que o passos Coelho se apresente no próximo Conselho Europeu devidamente equipado de capacete, depois de andar a pedir batatas à Europa vende a EDP aos chineses, para não falar dos sempre nossos irmãos brasileiros.
 
Esta nova direita portuguesa é bem pior do que se pensava, é uma direita sem princípios, sem valores, sem escrúpulos e sem sentido da história, para sobreviver não hesita em vender o país a quem lhe der mais, nem que seja aos comunistas chineses. Ainda vamos ver os traficantes mexicanos a comprar o que resta da GALP ou da PT. E talvez o Marques Mendes aparece todo orgulhoso a anunciar no dia seguinte um investimento mexicano na indústria química.

 Nova Zelândia: orca atacando tubarões


 A estratégia europeia de Passos Coelho
  
Quem ouve algumas personalidades fica a pensar que Passos Coelho concebeu uma nova estratégia internacional com a China. Mas terá sido mesmo isso?

É mais do que evidente que Passos Coelho está a colher os frutos de uma aproximação ´`a China iniciada por Sócrates e que foi ridicularizada pela direita. Mas se no tempo de Sócrates havia uma aproximação, agora há uma venda a retalho do país, os chineses parecem estar interessados em comprar o que lhes interessa.
E não é difícil de adivinhar o que o que interessa aos chineses: sistema financeiro, tecnologia ocidental, recursos minerais e energéticos e alimentos. Não admira, portanto, que venham a ocorrer novos "investimentos" chineses em domínios como a agricultura (aproveitamento do Alqueva), em explorações mineiras (pirites, urânio, etc.), a aquisição de participações em bancos que valem muito mais do que o valor em bolsa e empresas de sectores como as energias ou as tecnológicas, como as do sector das tecnologias da informação. Convém não esquecer que apesar do muito mal de que se fala do nosso país temos por cá alguns centros de excelência, como, por exemplo, o da engenharia dos materiais da Universidade Nova, um dos melhores à escala mundial.

Tudo isto está à mão dos chineses a preços de saldo, o desespero da direita portuguesa pode levá-la a vender o país a troco de uma legislatura.
 O PCP, a EDP e a China Three Gorges

Será que o PCP está a sofrer uma mutação e depois de o Mário Nogueira ter ido à Madeira apoiar o PSD do Alberto João é agora a favor das nacionalizações e daquilo a que Passos Coelho chamou democratização da economia? A verdade é que não só há muitos anos que o país não via um PCP tão dócil como é a primeira vez que se realia uma privatização sem que o PCP tenha feto grande oposição.
  
 Então não acabámos?

 
Que grande pateta!

É uma maravilha, estamos sem dinheiro, com frio, com fome, mais pobres, sem emprego e sem esperança e este Batanete da Rua da Horta Seca sai-se com esta.

 Recebi por email

  
 

 Lições de 2011

«Uf. Que ano. Tanto para reter, rever e digerir. Ficando por Portugal, comecemos pelo fim: o de 2011 e do prazo que o PR tinha para enviar o OE para o Tribunal Constitucional. Quando o orçamento ainda não fora sequer discutido no parlamento, Cavaco fez questão de dizer que extorquir os subsídios só aos funcionários públicos e pensionistas é "uma violação do princípio básico da equidade fiscal" - ou seja, é inconstitucional. Tendo como obrigação estrita e jurada fazer cumprir a Constituição, tinha de pedir a fiscalização preventiva de uma medida sobre a qual tem esta opinião; não o fez. O que só surpreende quem ainda não tivesse concluído estar no palácio de Belém um político inconformado com o facto de ter visto fugir, com a derrota de Ferreira Leite, a oportunidade de assumir uma presidência à francesa em que dirigiria, in loco ou não, o Conselho de Ministros, e que perante governos que não controla se especializou no toca e foge do discurso incendiário (quando não nas conspirações), sem jamais assumir as consequências. Que uma conduta deste teor possa passar sem sequer escândalo público (outra punição a Constituição, hélas, não prevê) indicia que o cargo de presidente, embora o mais alto da nação, é tão pouco levado a sério pelos portugueses como pelo seu actual detentor. O que suscita a questão óbvia: precisamos mesmo de um presidente? É que sempre se poupavam uns milhões, além das vergonhas.

A segunda lição do ano é para o PS. Como todos os partidos de centro-esquerda no poder quando a crise do euro levou a UE a mudar radicalmente a orientação das políticas, do hiper-investimento que foi a sua reacção ao crash financeiro mundial para a austeridade e a obsessão com os défices e as dívidas, cometeu o erro de não exprimir o seu desacordo e de não procurar dentro da União parceiros nessa oposição. Assumir as medidas de austeridade como suas e até como boas foi uma ingenuidade voluntarista que pagou, à bruta, nas urnas.

Terceira: parece que já se pode concluir com toda a certeza que, ao contrário do que BE e PCP tanto repetiram, o PS no governo não é igual ao PSD e ao PP. Pena que toda a gente, mesmo a que já suspeitava, tenha de pagar, e com língua de palmo, a aula prática. E que quem mais precisasse de a aprender dê mostras de ainda não ter percebido, o que - quarta lição - nos diz que jamais o BE e o PCP viabilizarão governos de esquerda, criando espaço (vide os 40% de abstenção nas legislativas) para uma nova força política, capaz de alianças com o PS.

Mas, claro, podemos não precisar mais de partidos. Se o golpe de Estado europeu que está a substituir a democracia representativa por um império "dos mercados" vingar, seremos governados por "especialistas". E, quinta lição, parece que é mesmo possível fazer isso sem enfrentar grandes indignações e resistências. Se calhar, andamos a levar o desígnio de Passos tão a sério que nos cremos - e queremos - pobres até no espírito.» [DN]

Autor:

Fernanda Câncio.
  
 Não quero os chartes deles

«Se não vê qualquer problema no facto de a China Three Gorges ter comprado 21,35% do capital da EDP, não leia nem mais uma palavra, pois tenderá a ter pensamentos insultuosos, quem sabe, agressivos.

É verdade que, até ver, foi um bom negócio para a EDP. Como sublinhou, de forma honesta, Paulo Portas, após a cerimónia de assinatura do contrato: a proposta chinesa foi a melhor e, num momento em que se pede sacrifícios aos portugueses, não se pode deitar dinheiro fora.

A China Three Gorges foi quem pagou mais, foi quem melhor assegurou a resolução dos problemas de endividamento da eléctrica portuguesa e foi também quem pôs na mesa mais dinheiro para financiar o crescimento dos próximos (difíceis) anos.

Terá sido verdade, como tantas vezes sublinharam Gaspar e Mexia nos discursos (em inglês?!) da cerimónia de assinatura do contrato com os chineses, que o processo foi de uma transparência à prova de bala. Como se a vitória dos chineses contra os europeus alemães e os irmãos brasileiros fosse a prova provada de que mais transparência teria sido impossível.

Foi, sem dúvida, um passo de gigante para a China Three Gorges, que passou a ser o principal accionista de uma empresa, que mesmo não sendo uma top mundial das eléctricas, é o terceiro maior produtor de energias renováveis e o maior dos Estados Unidos. Só no sector das energias limpas, as portas ficam abertas em 13 países - Espanha, França, Itália, Polónia e, claro, os Estados Unidos, entre outros. O gigante Brasil é outro dos mercados preferenciais da EDP, neste caso na produção e distribuição de energia. É muito mercado para a chinesa China Three Gorges.» [Dinheiro Vivo]

Autor:

Sílvia de Oliveira.
      

 Divórcio aos 99 anos

«António C., um italiano de 99 anos, decidiu pedir divórcio à mulher após 77 anos de casamento, ao descobrir que ela teve um caso secreto nos anos 40. O ex-polícia terá dado conta da traição da mulher ao, em 2002, ter encontrado as cartas que ela escreveu para o alegado amante há mais de 60 anos.» [CM]
    
 EDP fiou barata

«O presidente executivo da China Three Gorges (CTG), que comprou 21,35% da EDP, admitiu esta sexta-feira que o negócio com o Estado português, que arrecadou 2,7 mil milhões pela privatização da eléctrica, foi barato.» [CM]

Parecer:

Mas que grande democratização da economia, vender a maior empresa portuguesa e que gere os recursos energéticos do país a preço de saldo e entregar o seu controlo ao CC do Partido Comunista Chinês. Bom, bom, seria os chineses escolherem Jerónimo de Sousa ou mesmo o Mário Nogueira para os representar na administração da EDP.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»
  
 O "Anedota" do dia

«"Acabamos o ano bem e continuamos a trabalhar para reforçar o investimento estrangeiro em Portugal", afirmou Álvaro Santos Pereira, depois da formalização do negócio de compra da participação pública de 21,35% na elétrica liderada por António Mexia, no Ministério das Finanças.

Em declarações aos jornalistas, o ministro da Economia e do Emprego garantiu que o Governo vai "continuar a trabalhar com as autoridades chinesas", realçando que "Portugal vai continuar a mostrar que é um ótimo destino para o investimento direto estrangeiro e vai continuar a trabalhar nesse sentido".

De acordo com Álvaro Santos Pereira, a entrada dos acionistas chineses na elétrica nacional são "ótimas notícias ao nível industrial, da energia e do financiamento da economia portuguesa".» [Expresso]

Parecer:

O Batanete da Rua da Horta Seca parece ignorar que dias antes os chineses faziam ameaças de retirar a proposta da REN se o governo vendesse a EDP aos alemães, como parecia ir acontecer.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso condescendente.»
  
 Chineses ainda não confirmam Mexia

«"A equipa liderada por António Mexia tem muitos sucessos nos últimos anos. Tem feito um bom trabalho, mas no futuro ainda temos de discutir com o governo e com os outros accionistas. Ainda precisamos de mais tempo", afirmou Cao Guangjing, esta tarde. [DE]
O responsável respondia quando questionado sobre a continuação de Mexia na liderança da EDP.

"Essa é uma questão ainda em aberto, mas certamente no curto prazo vamos anunciar a resposta a essa pergunta", disse.»

Parecer:

Não foi isso que disseram antes e depois da venda.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»
  
 Que ternura...

«O presidente do CDS-PP Madeira enviou, ontem, uma carta ao primeiro-ministro, onde chama a atenção de Pedro Passos Coelho para a necessidade de abrir as negociações com a União Europeia para procurar um regime fiscal mais favorável para o Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM).» [DE]

Parecer:

Coisa engraçada, o CDS da Madeira a meter uma cunha ao líder do PSD nacional em favor da zona franca da Madeira.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a competente gargalhada.»
  
 Cavaco ignorou a Constituição

«O Presidente da República, Cavaco Silva, promulgou o Orçamento do Estado e as Grandes Opções do Plano para 2012, que já foram publicados em Diário da República.» [Dinheiro Vivo]

Parecer:

Isso do respeitar e fazer respeitar a Constituição passou a ser uma treta, o Presidente da República esqueceu o que disse fez o que o governo mandou.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se respeitar a CR por outros meios já que o PR a ignorou.»
     

  

   




sexta-feira, dezembro 30, 2011

2011, o último ano de Abril?

2011 Será, muito provavelmente, o último ano de Abril, um ano em que os portugueses ainda viveram no quadro constitucional que saiu do fim do fascismo e em que beneficiaram dos direitos que a ditadura lhes recusou. O país está sujeito a uma orgia de uma direita que pratica tiro com tudo o que cheire a direitos, em vez de reverem a constituição optaram por se aproveitar do apoio da troika para destruir tudo à margem da Constituição.

Há quem queira fazer crer que é a troika que está a governar o país e tudo o que se vai decidindo é considerada a consequência da perda da soberania, o povo está a pagar por ter ousado ter direitos, a esquerda está encostada à parede com a falsa acusação da responsabilidade por uma bancarrota desejada pela direita. Mas isso não é verdade, o país já teve de recorrer à ajuda internacional por duas vezes e nunca foi se registou a reengenharia social que agora está a ser imposta, uma verdadeira pilhagem ao Estado e ao bolso dos pobres para dar aos ricos.

Resta ao povo dizer não, as instituições não funcionam e o sistema partidário faliu por falta de qualidade dos seus líderes. O Ministério Público destruiu a sua credibilidade com processos inúteis e parece que os seus magistrados estão mais apostados em defender a sua situação confortável do que com o país, o Presidente da República parece estar condicionado por pressões e deixa-se manietar pelo governo, o líder da oposição parece mais apostado na gestão da sua imagem e em livrar-se da sombra do Sócrates do que com a defesa dos direitos dos portugueses ou da história e valores do seu próprio partido. Até o PCP e o BE parece estarem anestesiados, talvez a consciência pese a líderes que durante anos tudo fizeram para levar a direita ao poder.

Talvez o povo seja brando como defendia Salazar e quase toda a gente diz em surdina, talvez os milhares de portugueses que já rangem os dentes contenham a sua raiva, talvez os militares não se queiram substituir às instituições democráticas, talvez os polícias estejam dispostos a reprimir os portugueses a troco de gorjetas, talvez a revolta cponsiga se contida por medo, por bom sendo ou mesmo por brandura. Mas talvez seja esse o maior risco do governo.

A agenda da direita é antiga e nada tem que ver com a troika, não são as instituições internacionais que estão a impor a medidas mais duras, é o governo português que as sugere. Muito do que vai ser aplicado resulta da concepção do Gaspar e é anterior a qualquer crise financeira, a receita que a direita está a aplicar é a que os seus extremistas defendem à muito, nada tem que ver com o pedido de ajuda ou com o memorando com as instituições internacionais.

Beneficiando da brandura de António José Seguro, do terror imposto à sociedade, da ausência de constituição por falta de quem a defenda ou faça cumprir a direita está a adoptar um programa que provavelmente tem muitos anos nos papers do Gaspar. O empobrecimento do país, a desvalorização da intelectualidade, a aposta num modelo económico assente em miséria e mão-de-obra não qualificada, a aposta num SNS low cost, a eliminação de direitos laborais, o aumento forçado da produtividade à custa da escravização dos trabalhadores, a imposição de normas laborais sem qualquer concertação social, nada disto estava no memorando assinado com a troika ou foi uma exigência desta. Portugal tinha um memorando assinado por um governo de esquerda, agora tem um programa de direita que até surpreende a troika que por mais de uma vez já veio a público ilibar-se de responsabilidades nas opções governamentais.

Se os portugueses forem mesmo brandos e os responsáveis pelas instituições continuarem a ser cobardes 2011 terá sido mesmo o último ano de Abril. Mas os portugueses poderão ser menos brandos do que parecem e lutarem pelos seus direitos, o Presidente da República pode enviar as leias abusivas ao Tribunal Constitucional e os juízes deste tribunal podem dizer não ao golpe de estado apoiado na troika. Até pode ser que o Seguro perceba que não é líder do PS para se livrar do Sócrates mas sim do governo da direita.

Umas no cravo e outras na ferradura




Foto Jumento


Terreiro do Paço
Imagens dos visitantes d'O Jumento


Fundação Ari Soares [A. Cabral]
  
Jumento do dia


Assunção Esteves, presidente da Assembleia da República

Ou para Assunção Esteves a austeridade só começa em 2012 ou o parlamento gastou dinheiro enquanto teve e sem grandes esforços de poupança.

«Os deputados da Assembleia da República vão passar a deslocar-se em classe económica nas viagens de avião com duração inferior ou igual a quatro horas, sendo permitido viajar em executiva apenas em deslocações de duração superior.» [CM]

 Tudo onde o Vara toca transforma-se em desgraça!

 
Pois, se fosse médica do Paulo Macedo ou do Gasparoika em vez de assaltar ourivesarias estaria a fazer voluntariado no Banco Alimentar Contra a Fome...
 
PS: Qual será a notícia que a médica do Vara é ladra ou que a Ladra é médica do Vara?
    
 

 Um ano do caraças

«Se há ano que fez por ser lembrado, foi este, 2011. Deixem-me consultar a mnemónica: Bin Laden, Kadhafi e Kim Jong-il, triplo AAA e triplo desastre japonês, Steve Jobs, novela trágica de Rosalina e novela de alcova de Strauss-Kahn, Murdoch e os seus jornais, Presidenta Dilma, indignados e Primaveras Árabes, Barcelona de Messi... A minha mnemónica 2011 é como aquelas de cábulas de liceu, em acordeão para lembrar muito e só com vago rastilho para instigar a memória. Cada nome faz explodir um romance, evoca a milenar história dos homens (e o seu rosário de sangue, sexo e dinheiro, e também a sua antologia de vontade e talento), multiplica pistas e deixa-nos derreados por tanta coisa num ano só. 2011 foi do caraças!

Kadhafi-2011, por exemplo, foi como passar de sócio a pária. De convidado que até impunha como devia ser recebido, de tenda, a abandonado à turba - "não sabem o que é compaixão?", disse a alguém, momentos antes de ser empalado. Terão esses momentos horríveis a ver com a classificação esperançosa, "Primaveras", que damos às revoltas árabes? Certamente que sim, porque os homens não mudam ao som de cânticos celestiais, por mais que evoquem o Céu quando se manifestam. Mas, atenção, a Praça Tahrir pôde passar o ano com enchentes sucessivas e, apesar do sucesso mundial das retransmissões, não ter nada para anunciar - aquela jovem blogger cairota que mostra o corpo, e de quem já nos esquecemos o nome, fosse ela a vencedora de 2011, a Primavera Árabe poderia ser já proclamada. Isto para dizer que, se o ano foi enorme, talvez não seja onde julgamos. Outras vezes, porém, as câmaras souberam acertar com o acontecimento: morre uma inexistência, o tal Kim n.º 2, e vimos, na dor aviltante de um povo, a morte definitiva do comunismo.

Muitos dirão que 2011 foi o ano da crise do euro. Não acho, felizmente, aí, o ano falhou. Aí, 2011 ficará como bem-intencionado e teimoso (tanta cimeira), mas desconseguido. O acontecimento do ano foi o escândalo Murdoch. O maior patrão de imprensa mundial (Times, Wall Street Journal, Sun, New York Post...) tinha um jornal que vasculhou no telemóvel de Milly Dowler, de 13 anos, raptada e assassinada. O Diabo está nos pormenores.» [DN]

Autor:

Ferreira Fernandes.
    

 O desmantelamento do país continua a bom ritmo

«Segundo o Diário da República desta quinta-feira, são extintos os centros Novas Oportunidades promovidos pelo Instituto Politécnico de Leiria (Leiria), pela Escola Secundária de Montemor-o-Novo (Montemor-o-Novo), pela Escola Secundária com 2.º e 3.º Ciclos Gil Vicente (Lisboa), pela Escola Superior de Educação de Portalegre (Portalegre) e pela Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Sacavém (Loures).

Além destes, são igualmente extintos os centros Novas Oportunidades promovidos pela Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Madeira Torres (Torres Vedras), pela Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Leça do Balio (Matosinhos), pela Agrupamento de Escolas de Pampilhosa e pela Escola Secundária da Moita (Moita).» [CM]

Parecer:

O que se pode vender vende-se aos chineses, o que é mais difícil de vender oferece-se à filha do Eduardo dos Santos, o resto é para desmantelar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Emigre-se.»
  
 Desta vez os papás em série têm razão

«Para o presidente da Associação Portuguesa das Famílias Numerosas (APFN), Fernando Ribeiro e Castro, o diploma, que "ignora a existência de crianças no cálculo do rendimento médio mensal", é mais um caso de uma política que tem vindo a "agravar de forma duríssima a vida das famílias".

Para a associação, o diploma "viola a Constituição, porque no cálculo da taxa ignora a dimensão do agregado familiar", situação que leva Fernando Ribeiro e Castro a defender que "o Governo tem de entrar em linha de conta com o rendimento 'per capita'".» [DN]

Parecer:

O governo está a criar a sua classe de descamisados para assegurar os votos que perdeu na classe média e com as benesses que dá aos seus eleitores está a aumentar as desigualdades. 

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprovem-se as críticas.»
  
 Parlamento abastardou-se

«A Assembleia da República "abastardou-se" e, por isso, Paulo Morais entende que a presidente do Parlamento "tem a obrigação de tomar uma atitude, em nome dos princípios éticos", uma vez que não está em causa qualquer ilegalidade. "Se nada for feito, pode aplicar-se o aforismo que diz que 'tão ladrão é o que vai à horta como o que fica à porta'", acentuou ao JN. » [DN]

Parecer:

Em Portugal a gestão de influências faz-se dentro do parlamento.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»
  
 Nem todos as chefias do Estado lambem botas

«A directora-geral do Orçamento apresentou a sua demissão ao ministro das Finanças, Vítor Gaspar, por discordância com algumas das políticas orçamentais seguidas pelo actual Governo, apurou o Económico.

Maria Eugénia Pires já se despediu da sua equipa, a quem explicou as razões que a levaram a sair e informou que vai abandonar o cargo no final do ano, ou seja, na próxima semana.

A principal razão invocada pela ainda directora-geral do Orçamento para bater com a porta foi facto de o Governo ter decidido acabar com o sistema implementado pelo ex-ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, que impõe um controlo trimestral da despesa pública, visando o cumprimento do défice.» [DE]

Parecer:

Haja alguém capaz de actuar em função da opinião.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Elogie-se o gesto independentemente da sua fundamentação.»
  
 Mais desgraças socráticas para a Passos Coelho e o Cratino destruírem

«O abandono escolar precoce entre os alunos do ensino básico e secundário em 2010 teve uma redução de 2,5 pontos percentuais relativamente a 2009, enquanto o número de alunos inscritos nas universidades aumentou, revela hoje o INE.

Os dados constam dos indicadores sociais do Instituto Nacional de Estatística (INE) de 2010 e revelam que "o abandono precoce de educação e formação situou-se em 28,7 por cento, o que significa uma redução de 2,5 pontos percentuais relativamente ao verificado no ano anterior".» [DE]

«O número de doutorandos em Portugal aumentou 134,4% em Portugal nos últimos cinco anos. No último ano lectivo, estiveram inscritos no ensino superior 16.377 doutorandos e 105.409 mestrandos, segundo os indicadores sociais de 2010 revelados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).» [Público]

Parecer:

Este Sócrates foi a desgraça do país.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se pelos resultados dos anos do Passos.»
  

   






 Moods Condoms