domingo, janeiro 29, 2012

Semanada

Aquilo que parecia uma questão de ligas de senhora está a tornar-se num escândalo nacional, o senhor das secretas sabe muito e parece que o seu saber serviu a muita gente. Consta que serviu a Ongoing enquanto estava na secreta, que serviu Passos Coelho quando estava na Ongoing e agora veio a público que tinha dados de mais de quatro mil pessoas o que fez pensar que a secreta trabalhava para ele. Resta agora saber quem se serviu tanta informação, até porque um dos visados por esta imensa base de dados pessoal foi Eduardo Bairrão, o secretário de Estado que foi excluído por Passos Coelho depois de a Manuela Moura Guedes ter dado umas dicas ao primeiro-ministro. Não deixa de ser curioso como muitos dos nomes da lista estava na primeira linha do derrube de José Sócrates. Inventaram uma face oculta, agora começa a haver sinais que existia uma face secre e tanto quanto se sabe não se dedicava a oferecer robalos.

Todavia, por mais artista que seja o rapaz, que generosamente se desempregou para proteger a Ongoing dos ataques da perigosa Impresa, não lhe pode ter sido atribuído o mérito de ter distraído a atenção dos portugueses de coisas mais importantes para o país como saber quem manda em Belém ou a desgraça em que se está a transformar a política económica do Gasparoika que tem o pior de Teixeira dos Santos e de Manuela Ferreira Leite. Do primeiro herdou a total incapacidade de fazer uma previsão acertada, na segunda imita o desespero por encontrar os famosos sinais de retoma, na sua ausência dedica-se a inventar pontos de viragem. O mesmo Gasparoika que tirou o tapete ao Batanete da Rua da Horta Seca quando este declarou 2012 o ano de viragem veio agora defender precisamente o mesmo.

Enquanto o Gasparoika não sabe o que fazer da vida e o Presidente da República não sabe como acorrer às despesas o país assiste ao salve-se quem puder, assinado o acordo de concertação social entre os representantes dos patrões mais ociosos, um governo desesperado por mostrar serviço e o sindicato dos bancários promovido a central unitária representante dos trabalhadores, soube-se que o Arménio teve o cuidado de excluir os seus das medidas mais duras do acordo. Isto é, as medidas do acordo de concertação social são para aplicar a todos os trabalhadores menos aos que assinaram o acordo! Como compensação adicional pela figura triste feita pela UGT o pessoal da CGD vai ser recompensado pelo corte dos subsídios. Até o senhor Carlos Costa veio dizer que só não cortava os subsídios porque a lei não lho permite, deve estar a gozar com os portugueses, o pessoal do Banco de Portugal também beneficia das benesses concedidas aos bancários a troco do negócio de venda dos direitos dos trabalhadores portugueses permitido por aquele senhor que tem mais ar de merceeiro de bairro do que de sindicalista.

Finalmente se percebeu porque razão o senhor Costa do Banco de Portugal se empenha tanto em dar tacadas no rendimentos dos portugueses e nos direitos dos trabalhadores, o homem não tem tempo para ir aos greens e então treina o seu golfe dando tacadas nos portugueses, até já foi praticar no parlamento e tentou dar uma tacada num deputado do PS, teve azar, o formato de hemiciclo não ajudou à pontaria e foi o Costa a apanhar com o ricochete. O senhor gosta tanto de dar tacadas na qualidade de governador que em vez de comprar o carrinho do golfe com dinheiro dos seus subsídios achou que se o golfe serve para dar tacadas nos portugueses devem ser estes a comprar-lhe o carro com os seus impostos.

Sem se saber muito bem porquê, de um momento para o outro fez silêncio em torno da maçonaria, até se fica com a impressão de que os nossos jornalistas ou são obedientes ou andam a treinar dança sincronizada. EM compensação a ministra da Justiça, a tal que defendeu a identificação pública dos maçons, mostrou aos portugueses que há uma organização secreta mais eficaz do que qualquer Loja Mozart, esta semana a Loja Teixeira da Cunha nomeou mas um dos seus membros para um alto cargo pago com o dinheiro dos contribuintes.