segunda-feira, fevereiro 06, 2012

O Gaspar desapareceu

O homem que vinha salvar Portugal, que tinha a solução, que era um modelo de rigor, um exemplo de coragem e determinação, que gozava com o pobre do Álvaro que era proposto para ditador nos editoriais do “i” que ia endireitar o país em dois anos, esse suprasumo da política económica despareceu!

Agora que as suas entrevistas seriam lidas com atenção, que as suas previsões seriam estudadas com cuidado, que os seus desvios colossais seriam analisados cuidadosamente, que as suas propostas para empobrecimento forçado dos portugueses seriam estudadas nas melhores universidades do mundo, esse verdeiro porto de abrigo do desespero nacional desapareceu!

O que é feito do grande Vítor Gaspar? Será que essa grande estrela era, afinal, uma estrela cadente?

Desapareceu cedo, parece que se sente mais à vontade nas ruas de Londres do que nas do seu país, parece que está mais à vontade para discursar nas universidades inglesas do que nas portuguesas, nem mesmo um batalhão de homens armados lhe dão tranquilidade?

Desapareceu quando mais se sentiu a necessidade da sua palavra, das suas previsões, quando o desemprego cresce exponencialmente, quando os primeiros sinais de contracção económico apontam para números bem maiores do que os 2,8% previstos no OE, quando todos os economistas apontam a austeridade como um erro brutal, quando a sua tese é chumbada nas ruas, nas mercearias e nas universidades.

O homem que foi muito mais longe do que qualquer troika, o ideólogo do empobrecimento forçado, o inventor de desvios colossais, optou pelo silêncio, não resistiu à crítica dos cavaquistas e mandou o Passos Coelho dar a cara. E o anjinho do Passos Coelho fez o que o Gaspar mandou, deu a cara pela nova legislação laboral e pelo Carnaval. Até o Álvaro deu a cara pela nova legislação laboral enquanto o “corajoso” Gaspar se escondeu.

Quando os portugueses perceberam que o Gaspar soube salvaguardar o seu estatuto económico no Banco de Portugal, quando sente receio de que perdeu o controlo da situação e que as consequências das suas medidas poderão ser um desastre social para o país o tal rapazinho corajoso e com um fino sentido de amor desapareceu, optou por deixar de dar a cara. Parece que gastou toda a coragem que tinha nas medidas que adoptou para mais tarde se exibir perante auditórios extremistas nas universidades mais liberais.