domingo, fevereiro 26, 2012

Semanada

Esta semana o país ficou a saber que apesar de ter um Presidente que foge de putos pode dormir tranquilo, tem um primeiro-ministro corajoso, já o tínhamos visto enfrentar as perigosas ondas da Manta Rota, agora vimo-lo a enfrentar manifestantes irados, não o fez durante muito tempo mas fê-lo. O que os portugueses não viram foram a meia dúzia de metralhadoras Uzi escondidas debaixo das abas do casaco dos muitos seguranças que cercavam Passos Coelho.

Passos Coelho acaba a semana dizendo que não está jogando pingue-pongue com Cavaco Silva, isto porque o Presidente discordou desta política que parece um mil-folhas de austeridade. Passos Coelho tem razão, no pingue-pongue os adversários estão longe um do outro e não se atingem no rosto.

Onde parece que se está a jogar pingue-pongue é no terreno das previsões económicas com a bola da contracção da economia portuguesa a ir cada vez mais alta, mais um pouco de realismo e de menos optimismo nessas previsões e estaremos ao nível da Grécia. Com um orçamento falhado em 2012 os mesmos que ridicularizaram o Álvaro quando o Batanete da Rua da Horta Seca disse que 2012 seria o ano da mudança, dizem agora que 2013 será o ano do crescimento económico. Ainda não se percebeu se estão mesmo convencidos disso ou se estão a rezar.

Quem assume que está mesmo a rezar é a rapariga que é ministra e quem os agricultores calharam em sortes, a senhora parece especialista em rezas e pedinchice. Depois de meses de seca na agricultura a senhora veio a público com as suas propostas para o sector, com aquele ar competente que todos lhe conhecemos veio tranquilizar os agricultores, assegurou-lhes que ia pedinchar a Bruxelas e que sendo ela crente em Deus acredita que brevemente vai chover. Ainda não se sabe o resultado das preces e da pedincha, mas quanto a pedincha é certo que a rapariga é eficaz, tão eficaz que deu para arranjar um tacho para a mana arquitecta da ministra da Justiça, mas teve azar, a ministerial mana acabou por se demitir depois de lhe terem descoberto a careca.

Depois de o Gaspar o ter mandado calar em pleno Conselho de Ministros o Álvaro parece estar a vingar-se, com o Gasparoika escondido atrás do batalhão de soldados da GNR fortemente armados que lhe dão protecção contra algum português mais irritado, o Álvaro é agora a vedeta do governo, o homem do crescimento e da criação de 100 empregos por dia. Se considerarmos que a única proposta de investimento imaginada pelo Álvaro foi no sector do pastel de nata, é caso para dizer que vamos ter de comer muitos pastéis.