terça-feira, fevereiro 21, 2012

Umas no cravo e outras na ferradura




Foto Jumento


  
Fazendo pela vida na Rua Augusta, Lisboa
Imagens dos visitantes d'O Jumento


Fazendo pela vida no Tejo, Alcochete [A. Cabral]
  
A mentira do dia d'O Jumento
 
 
Depois de ter enfrentado a populaça em Gouveia, aproveitando a oportunidade para sugerir que é um político corajoso que não foge de manifestações de gaiatos, Passos Coelho decidiu ir mais longe nas suas demonstrações de coragem. Aproveitou a segunda-feira de Carnaval para despir o fato em plena Rua Augusta para mostrar aos portugueses que não se limita a forçar o país a brincar com o fogo, ele próprio mostra que não é piegas e faz uma demonstração de coragem.

Para além da demonstração de coragem Passos Coelho mostrou aos portugueses que depois de correrem com ele de São Bento terá como se fazer à vida no caso do padrinho Ângelo Correia não o aceitar de volta. Está assim garantido que o primeiro-ministro não se dedicará à filosofia.
 
Agora ficamos a aguardar que seja o Relvas a ir para a Rua Augusta Fazer de estátua ou, melhor ainda, ir para o Terreiro do Paço e substituir o cavalo de D. José.

Jumento do dia


Vítor Gaspar

Não se percebe se é por causa do frio ou se porque o ministro está a tremer de medo pois transformou o ministério das Finanças num verdadeiro bunker, o certo é que nos últimos dias o ministro não aceita uma na caixa, ainda há dois dias foi notícia a confusão em relação à aplicação da tabela de retenção na fonte. Parece que, afinal, este ministro está muito longe de ser o modelo de rigor e de competência, desde que ainda antes de fechar o orçamento já se saber que as previsões com que era feito eram falsas que o ministro está em queda livre.
 
Agora sabe-se de mais uma argolada, vendeu o BPN aos angolanos do BIC ignorando as exigências legais que o obrigavam a consultar a Comissão de Acompanhamento das Privatizações. Quando será que o ministro volta ao conforto do Banco de Portugal, onde poderá ter subsídios e vencimentos sem cortes graças ao cuidado que teve em blindar o estatuto do banco à política de austeridade. Desta vez o Gaspar não se enganou, foi muito competente na defesa dos seus interesses.
  
«"Fomos várias vezes ouvidos sobre o dossier BPN [pelo anterior ministro das Finanças, Teixeira dos Santos]", explicou ao PÚBLICO o presidente da CAR, Jorge Pinto Furtado. Mas a CAR emitiu um parecer sobre os termos da alienação do BPN ao BIC a pedido da equipa de Vítor Gaspar? Pinto Furtado respondeu: "Disso é que já não me lembro." Por seu turno, o revisor oficial de contas José Rodrigues de Jesus, da mesma Comissão, começou por declarar que "não foi emitido um parecer". Mas logo de seguida observou: "Preferia não comentar a informação, pois não posso dizer nada sobre isso." Uma posição seguida por outros membros do mesmo órgão consultivo que alegaram "não poder falar por dever de sigilo profissional".

Na sexta-feira, o PÚBLICO requereu ao Ministério das Finanças, através de correio electrónico, esclarecimentos: por que razão não foi pedido à CAR um parecer, dado que era obrigatório, sobre o dossier BPN/BIC? Caso tivesse solicitado, podia o Governo facultar o teor ou a data de emissão do parecer? Até ao final do dia de ontem o gabinete do ministro não respondeu a nenhuma das questões dirigidas.

Por seu turno, o Banco de Portugal optou por não comentar um eventual incumprimento da lei, por se tratar de "matéria que não é da [sua] competência, mas das Finanças". Já Mira Amaral, do BIC Portugal, mostrou-se perplexo: "Não fazia ideia, mas tem que perguntar ao Governo, se calhar houve urgência."» [Edição impressa do Público]
    

 Têm a certeza de que a vaia não foi encomendada por Passos Coelho

«Não foi uma receção muito calorosa a de Passos Coelho, à chegada a Gouveia para uma visita a uma feira regional. O primeiro-ministro foi vaiado e insultado por dezenas de populares. Pedro Passos Coelho ainda tentou o diálogo, mas sem sucesso, acabando por ser retirado do local pelos seguranças. Logo a seguir Passos Coelho falou aos jornalistas, salientando que tem de estar preparado para este tipo de situações. reportagem de Fátima Pinto.» [RTP]

Parecer:

Digamos que a vaia veio mesmo a calhar para se afirmar como um político com mais coragem de que um outro que fugiu de uma manifestação de pirralhos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mandem-se os parabéns aos assessores de Passos Coelho ao mesmo tempo que se faz um sorriso cínico.»
  
 MAs o governo não chegoua à conclusão de que haviam médicos a mais

«O Estado vai contratar mais clínicos cubanos para colmatar a falta de médicos de família, que afecta cerca de um milhão de portugueses. Desta vez, e ao que o CM apurou, o contrato é mais barato: Portugal conseguiu um desconto de 10% no salário a pagar a cada clínico. Fonte ligada ao processo afirmou ao CM que o valor ronda os dois mil euros por profissional. O governo cubano aceitou o desconto devido à crise que afecta o mercado português.» [CM]

Parecer:

Pelo menos foi a conclusão de um estudo encomendado pelo opus Macedo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Questione-se o opus Macedo sobre o assunto.»
  
 Doze líderes europeus pedem mais crescimento

«O Reino Unido e mais onze países da União Europeia, onde se incluem Itália, Espanha, Noruega e Polónia, pedem aos líderes comunitários que coloquem o crescimento económico da região em primeiro plano na Cimeira que se vai realizar a um e dois de março.

Doze líderes, onde não se incluem Angela Merkel, Nicolas Sarkozy nem Passos Coelho, co-assinaram uma carta dirigida à União Europeia onde apelam a uma nova abordagem para o comércio e onde apelam a uma intensificação dos laços entre Estados Unidos, Rússia e China, e ainda um novo plano de energia e de economia digital para o velho continente. » [Dinheiro Vivo]

Parecer:

Como se sabe Portugal não precisa de crescimento nem está interessado numa agenda e m que este tema conste, até porque a tia Merkel iria ficar zangadinha com o nosso Rabit.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso.»
  
 Não será melhor construir um castelo em Massamá

«A previsão de maior contestação social às medidas do governo, maiores riscos de tumultos e aumento das ameaças à integridade física de Pedro Passos Coelho levaram a PSP a reforçar, há cerca de um mês, o Corpo de Segurança Pessoal que acompanha o primeiro-ministro. Passos, que antes teria 10 ou 11 seguranças, tem agora mais uma equipa a assegurar a sua protecção. Ao todo, são já 15 os elementos da PSP que seguem os passos do primeiro-ministro, avançou fonte daquela força de segurança ao i.» [i]

Parecer:

Nunca se viu um governo tão medricas em Portugal.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso e pergunte-se a Passos Coelho se não receia ser guardado por gente que mandou quase para a miséria.»
  
 Presidente da AICEP contente com o trabalho de Sócrates

«O presidente da AICEP, Pedro Reis, afirmou hoje que os novos dados das exportações de bens e serviços em 2011 mostram que é "cada vez mais nítido" que a internacionalização é a saída da crise.

As exportações de bens e serviços aumentaram 13,3 por cento no ano passado, face a 2010, para 61,727 mil milhões de euros, divulgou hoje a AICEP, citando dados do Banco de Portugal, ou seja, mais 7,260 mil milhões de euros do que em 2010, contribuindo para uma redução do défice comercial em 6,037 mil milhões de euros.» [i]

Parecer:

Muito gosta este governo de inaugurar obras do Sócrates e exibir os resultados do seu trabalho. Que aproveitem porque os resultados deste governo serão miseráveis.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mandem-se os parabéns ao boy da AICEP.»
  
 O candidato natural À EDP

«Na conferência de imprensa, que decorreu no final da Assembleia Geral da EDP, Eduardo Catroga afirmou que a polémica gerada em torno da sua nomeação “foi suscitada artificialmente”.

“Eu seria um candidato natural para um mandato como presidente. A minha escolha é uma escolha natural, e os accionistas, ponderando alternativas internas e externas, consideraram a mais acertada”, disse Catroga aos jornalistas.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Pelo menos era o boy n.º 1 de Passos Coelho, mas se atendermos à idade do senhor também se conclui que é um sério candidato a uma vaga num centro de dia para a terceira idade onde poderá contar as suas anedotas cheias de pentelhos aos outros velhotes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»
 

 Carnival 2012 [The Atlantic]

Dancers from the Imperatriz samba school, during the first night of carnival parade at the Sambadrome in Rio de Janeiro, on February 20, 2012. (Christophe Simon/AFP/Getty Images)
A dancer from the Mocidade samba school parades on a float during carnival celebrations at the Sambadrome in Rio de Janeiro, Brazil, on February 20, 2012. (AP Photo/Felipe Dana)
A member of from the Diablada Urus group, dressed as an angel, during the Carnival parade in Oruro, some 200 km (124 miles) south of La Paz, on February 18, 2012. Partying and religion mingle in Bolivia's Carnival celebration in Oruro, a mining and commercial city of more than 200,000 people. (Reuters/David Mercado)
A dancer and drummers perform along the streets of the "Sur" neighborhood during the second night of the "Llamadas" (Calls) parade of the carnival of Montevideo, on February 10, 2012. The "Llamadas" is Uruguay's biggest carnival parade, in which "comparsas" -- groups of dancers and drummers of the traditional "candombe" music -- compete for two consecutive nights. (Pablo Porciuncula/AFP/Getty Images)
A person in a mask poses in Piazza San Marco during the Venetian Carnival in Venice, on February 11, 2012. (Reuters/Stefano Rellandini)