segunda-feira, abril 09, 2012

O Financial Times dos analfabrutos

Uma boa parte da nossa direita sabe que é de direita, não tem dúvidas de que é de direita, apoia todas as ideias de direita, mas tem um problema muito grave, não sabe o que pensar sendo de direita É por termos esta imensa direita de analfabrutos que também temos essa personagem absurda que é o mprofessor Marelo. O professor está para a nossa direita analfabruta como o Financial Times está para a direita inglesa, eles sabem inglês e lêem o Financial Times, os nossos são uns analfabrutos e todos os domingos ouvem o Marcelo. Digamos que o Marcelo é a metadona dos nossos idiotas, todos os domingos à noite os palermas fazem fila para receberem a sua dose de metadona intelectual.

O professor é uma originalidade nacional, como o é o escarrar para o chão, a miséria ou a iliteracia, faz parte da nossa realidade. Em Espanha nenhum par do Reino a comentar na televisão, em Paris nenhum dos conselheiros do Sarkozi tenta eliminar politricamente o líder da oposição, em Londres nenhum conselheiro da rainha foi visto a nadar no meio dos cagalhões do Tamisa. Mas nós temos o professor Marcelo, toma banho no Tejo, morde que nem um pitbull nas canelas dos líderes da oposição, até dá conselhos ao Presidente via televisão mais parecendo a astróloga Maia dando consulta de Tarot na SIC.

O absurdo desta personagem chegou a tal ponto que em tempos o professor notabilizou-se por dar notas a todos os políticos. O país parava para saber das positivas e das negas atribuídas ao professor Marcelo e o mais curioso é que toda a classe política ansiava ser avaliada pelo professor Marcelo, principalmente se a nota atribuída pelo mestre-escola fosse positiva. A moda acabou, talvez devido às sucessivas negativas que Marcelo apanhou na política, a começar pelo famoso mergulho nos cagalhões em que perdeu a câmara municipal da capital para Jorge Sampaio.

Aliás nesta coisa dos mergulhos parece que o professor até acertou e como adiantado mental que é imitou s mergulhos no c, o tal rio da barragem das três gargantas. Não que se pretenda dizer que o professor tem três gargantas ainda que seja evidente que o que mais tem é garganta, mas porque parecia estar a adivinhar que a empresa da barragem das três gargantas viria a ser a dona da EDP e patroa de uma boa parte dos alunos da sua turma.

O último político a tropeçar no professor Marcelo foi António José Seguro, lamentavelmente não percebeu que o professor é um falhado que está em decadência e que descobriu que a melhor forma de ter uma velhice tranquila é indo para o Palácio de Belém. Como Passos Coelho nunca foi propriamente um dos seus bons alunos resta ao professor decadente tentar destruir o líder da oposição na esperança de lhe pagarem o frete com uma candidatura ao centro de dia da terceira idade do Palácio de Belém