sexta-feira, maio 04, 2012

Umas no cravo e outras na ferradura




Foto Jumento


Flor do Parque Florestal de Monsanto
Imagens dos visitantes d'O Jumento


"Especial Jesus Cristo - Proibido Carona", Belém, Brasil [T. Selemane, Moçambique]



Maçarico-real [A. Cabral]

Jumento do dia


Merceeiro Holandês

O merceeiro holandês é apontado por muitos como o grande herói do 1.º de Maio, como se o patrão do Pingo Doce tivesse vingado os empresários por o dia do trabalhador ser feriado. Para os idiotas que tive a paciência de ouvir todos os trabalhadores portugueses vão a uma manifestação no dia 1.º de Maio e neste ninguém foi a uma manifestação e todos foram aos descontos da mercearia holandesa.
 
Nada mais falso, os que costumam ir às manifestações foram na mesma e os que não foram às lojas do Pingo Doce davam para encher outras cinquenta cadeias de igual dimensão. O que não faltam neste país são católicos que em vez de irem à missa ao domingo optam por ir às compras ao hipermercado para irritação dos nossos bispos, ou trabalhadores que trabalham nos dias de descanso em biscates.
 
Aproveitar o dia 1.º de Maio para uma suposta guerra ideológica é uma mentira digna de alguém que usou o Dia do Trabalhador para iludir a opinião pública e dar um golpe baixo no seu concorrente directo. O herói dos nossos liberais não passa de alguém sem escrúpulos em matéria de concorrência.
 
O herói empresário acaba de dar um golpe no sector que vai custar muitos empregos na indústria agro-alimentar, encerramento de uma boa parte do comércio tradicional e a redução das suas próprias margens. A concorrência sem regras e à base de golpes baixos traz benefícios a curto prazo, mas a longo prazo todos pagarão incluindo o merceeiro holandês que consegue quotas de mercado à custa das suas próprias margens e da qualidade do serviço.

Ricardo Araújo Pereira no Pingo Doce


A Ryanair goza

     
 

O Pingo_Doce e os corvos-marinhos

«Guilin, no Sul da China, é o lugar mais belo onde já fui, as aguarelas fazem-lhe justiça. Em Guilin vi a mais dura das metáforas. À noite, no rio Li, os pescadores saem em jangadas de bambu e levam cormorões, corvos-marinhos, aos quais atam o longo pescoço com um fio. O pássaro mergulha, apanha um peixe e atrapalha-se, não consegue engolir, sufoca. O pescador iça o cormorão para a jangada, tira-lhe o peixe da garganta estreitada pelo fio. O cormorão, aliviado, olha grato o pescador que o vai explorar outra e outra vez. Entre uma e outra, o dono dá-lhe um pedaço de peixe, uma promoção de 50 por cento. Eu conhecia os cormorões de uma canção, Siracusa, que Yves Montand canta como ninguém, e, claro, dos desenhos em Corto Maltese. Mas o olhar explorado e grato dos corvos-marinhos de Guilin vai acompanhar-me pela vida. Como poderia eu criticar os homens e mulheres que foram anteontem ao Pingo Doce? Seria como criticar os anões que aceitam entrar em concursos de lançamento. E eu quantas vezes engoli o que não queria, ao contrário (e igual) da metáfora do cormorão? Mas o protagonista desta história é quem fez a asneira (se calhar nem intenção houve) de humilhar num dia que foi conquistado para o respeito. Por isso, na crónica de ontem, falei da fundação ligada ao Pingo Doce (porque quem faz fundações não pode fazer lançamentos de anões) e falei do Dia de Natal (porque há dias especiais, esse e outros, na vida dos homens).» [DN]

Autor:

Ferreira Fernandes.
    

Judite Sousa com Marcelo

«“A continuidade de Marcelo na TVI nunca esteve em causa, a TVI é o seu espaço natural e todos sentimos isso. A informação e o comentário político são uma marca da estação e o Professor Marcelo faz parte dessa marca” refere o director de informação, José Alberto Carvalho, que passará a apresentar o ‘Jornal das 8’ de segunda a quinta-feira, enquanto Judite Sousa apresentará o mesmo espaço informativo entre sexta-feira e domingo, garantindo a condução do espaço de opinião de Marcelo Rebelo de Sousa.» [CM]

Parecer:

Assim não se estragam duas casas de família.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à Judite se está preparada para a pesada tarefa de pau mandado do professor..»
  
Duas novas confrades do espumante

«A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, e a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, vão ser entronizadas, no sábado, em Évora, pela Confraria Nacional do Espumante.» [DN]

Parecer:

Não quererão ser também confrades das famosas sandes de courato da Feira do Relógio?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»
  

   






Presidência da Argentina