quarta-feira, junho 13, 2012

Deixem-se de pieguices


Tenho andado intrigado com o distanciamento entre o governo e a seleccção nacional de futebol. Compreendo que com o João Pinto na Ucrânia não é preciso gastar dinheiro com um Falcon mandando o Miguel Relvas, se alguém se meter com a selecção portuguesa leva e como se sabe nos últimos tempos são mais as que o Relvas leva do que as que o pobre diabo dá.
  
Ainda se poderia colocar a hipótese de mandar o Vítor Gaspar para a Ucrânia, até porque só ele consegue explicar com clareza as opções do Paulo Bento. A opção faria todo o sentido pois o Gaspar tem vindo a substituir os seus colegas sempre que está em causa uma despesa. Mas para ministro das finanças da Federação temos o Humberto Coelho que explicou o milagre financeiro das despesas da bola com um brilhantismo bem maior do aquele com que o Gasparoika explicou o desvio colossal que ele próprio inventou.
  
Há ainda a justificação maldosa, que o governo espera que as coisas comecem a correr bem para que os ministros apareçam, até porque com a crise financeira o governo só encontra razões para se deslocar tão longe a partir dos quartos de final e apenas nos jogos realizados na Polónia. À Ucrânia já o Portas disse que ninguém vai e na Polónia sempre há a possibilidade de o Soares dos Santos fazer uma promoção de 50% na Biedronka e sempre se poupava nas cervejas. Mas não, se há coisa que ninguém é neste governo é maldoso, são todos uns santinhos e umas santinhas com o ar mais virginal deste mundo.
  
A explicação para a ausência governamental na cruzada futebolística a terras do czar, agora que o imenso império já se rendeu à Nossa Senhora de Fátima é outra. Passos Coelho não se identifica com os jogadores da selecção, são demasiado piegas. Para Passos Coelho português que não tem avião porque os tripulantes da TAP estão em greve faz-se à estrada e vai à boleia, se os arrais dos cacilheiros faltaram para irem armar a Festa do Avante não há nada mais saudável do que vir a nado de Cacilhas ao Cais Sodré.
  
Mas os nossos jogadores estão a revelar-se uns maricas, aquilo que para o Passos Coelho se designa por piegas, ainda bem que o Humberto Coelho nos garante que trabalham quase todos no estrangeiro, se assim não fosse teríamos que passar a ver os jogos da terceira divisão pois com jogadores piegas como estes a troika ainda se lembrava de acabar com a liga. Aquela gente é tão piegas que quase choram nas entrevistas, o seleccionador farta-se de gaguejar e escolhe os jogadores em função das críticas, jogador criticado é jogador titular, para ganhar coragem.
  
Esperemos que de uma vez por todas os nossos jogadores sigam os exemplos de gente como o João Pinto, o Sá Pinto ou o Miguel Relvas e deixem de ser piegas, se for necessário bater na mãe para ganhar aos dinamarqueses então que batam pois se for necessário o Passos Coelho até garante às progenitoras que essas lambadas estavam no memorando. Mas façam o favor de se deixarem de pieguices.
  
Ou deixam de ser piegas ou entra na próxima selecção de produtos portugueses que o Soares dos Santos vai vender a 50% e com a populaça a invadir do Pingo Doce ninguém consegue distinguir o Miguel Veloso de um bife do lombo.