sábado, junho 02, 2012

Portugal da bola


Cavaco pode dedicar-se às orquídeas, o Relvas pode respirar de alívio, o Passos Coelho pode meter uns dias e beneficiar das vantagens da fisioterapia, nos próximos dias o país está entregue a duas pessoas, ao Paulo Bento que cuida da bola e ao Gaspar que cuida da troika, um fala pausadamente para não se engasgar, o outro fala pelos cotovelos e não se importa de gaguejar.
  
A cerimónia de passagem do testemunho do país real para o país da bola ocorreu em Óbidos, como é habitual nas grandes exibições do Estado lá foram utilizadas as criancinhas para a exaltação nacionalista, cantou-se o hino nacional e agora espera-se que todos usem uma bandeirinha na lapela como faz o Passo Coelho, quem não usar a bandeirinha é suspeito de não querer ganhar o Europeu, de torcer para que Portugal não vá aos mercados e, pior do que isso, de discordar que o Gaspar é a coisa mais linda que este país já teve.
  
O país ouviu embevecido a longa entrevista de Paulo Bento, bebeu cada uma das suas palavras, parou a respiração em cada um dos seus gaguejos, anotou todos os seus recados e ficou a saber que de nada vale assobiar porque quem manda no país da bola é ele. Aliás, não se percebe muito bem como é que estando na Polónia ou na Ucrânia ele consegue ouvir as assobiadelas, é mais provável que por aquelas bandas os tugas estejam mais ocupados  a mandar assobiadelas para os dotes físicos das boazonas locais do que para o tremer de pernas do Veloso.
  
A partir de hoje estamos livres da Dona Maria Silva pois a verdadeira primeira dama lusa é a Irina Shyak,  o que diga-se de passagem é um dos lados bons da coisa. Já não interessa saber que relatórios recebeu o Miguel Relvas ou se quem os escreveu foi o espião ou o Cavaco Silva, os relatórios que interessa são os que nos dizem como actuam os alemães, os alemães da bola e não os da massa. Pouco importa o que o Cavaco diz ou se é o Gaspar ou a troika que dá a conferência de imprensa, as únicas comunicações oficiais ao país que nos interessam são as do Bento e não são as reformas estruturais que nos preocupam, é saber que o Ronaldo está em forma e qual o ponta de lança que alinha de início.
  
pouco nos importa se os totós da troika vão autorizar a próxima gorjeta paga com juros de 4%, o importante para a nação é saber se conseguimos passar os alemães ou se levamos mais uma abada da Merkel, o importante não é a próxima ida ao mercado é o próximo jgo, pouco importa se vamos precisar de outro resgate pois só queremos passar aos oitavos de final.
  
Viva Portugal, viva Cristiano Ronaldo, Paulo Bento a Belém e Postiga a primeiro-ministro!