domingo, junho 17, 2012

Semanada


Uma má semana para o governo português, depois de passar meses a aproveitar-se da desgraça grega para se exibir perante o mundo como o obediente lambe botas da senhora Merkel, eis que aparecem os espanhóis a dizerem que são melhores do que os portugueses e ficam-se com cem mil milhões a troco de um pacote de Espanhol Suave. De um dia para o outro passámos de melhores alunos para alunos medianos e o governo ainda tem que jurar a pés juntos que o pessoal do eurogrupo passou três horas a jogar à lerpa e foi assim que os espanhóis ganharam o pilim.
  
Em pouco tempo o país e o mundo mudou, quando a direita cavaquista ardia na pira do caso BPN e precisava a todo o custo abafar o caso circunscrevendo o incêndi a Oliveira e Costa e uma ou outra figura caída em desgraça como Duarte Lima, um dos príncipes da corte cavaquista, o objectivo número um era derrubar José Sócrates, mesmo que isso implicasse uma crise política a meio da negociação de um pedido de ajuda e a negação de qualquer crise internacional. Agora que o caso BPN está devidamente abafado, correndo-se o risco de serem os actuais administradores os responsáveis pelos cinco mil milhões roubados pela seita criada na creche cavaquista, já não é conveniente a a apresentação de moções de censura em nome da estabilidade política.
  
Temos na justiça uma ministra que pauta a gestão do ministério por critérios amorosos, por ali uns são amados e promovidos a altos cargos e outros são odiados e perseguidos por conclusões de estudos às oficiosas. Agora é a nomeação do PGR que está em causa, é o homem a quem caberá arquivar uns processos (o do BPN) e avivar outros (Face Oculta e Freeport), porque este PSD há muito que fez da justiça a luta política e conta mesmo com uma quinta coluna de guerrilheiros dispostos a tudo para levar a direita aao poder sempre que a esquerda ganha eleições.
  
Jerónimo de Sousa apresentou uma moção de censura, mas desenganem-se os que pensam que um ano depois o PCP visa derrubar um governo que lhe deu tanto trabalho a fazer eleger. O único objectivo da moção de censura é forçar o PS a um óbvio voto contra ou abstenção para depois este partido poder ser acusado da responsabilidade pelas políticas do governo cuja existência muito deve aos rapazes de Jerónimo de Sousa, como é o caso de um tal Mário Nogueira que parece aceitar mais facilmente o despedimento de professores do que aceitou que a Lurdinhas mandasse oitocentos dos seus amigos trabalhar, gente que há anos recebia ordenado sem entrar numa escola.
  
A ministra da Justiça fez mais um mapa judicial, no fim deste governo vamos concluir que o seu maior contributo foi no domínio da cartografia, desde o tempo das descobertas que não se produziam tantos mapas. Anda, anda e ainda vai ver um dos seus mapas judiciais expostos na biblioteca do Congresso dos EUA, ao lado das cartas do tempo das descobertas.
  
Tens um filho jovem? Ele está desempregado? Está disposto a aceitar qualquer trabalho e a ganhar miseravelmente? Então agradece ao ministro Relvas, o homem não é má pessoa, não anda em golpadas com agentes secretos de ética duvidosa nem faz chantagem reles com jornalistas, não só não faz nada disto como ainda é bonito e uma excelente pessoa, a ele devemos o impulso jovem, um programa que vai entreter os jovens que não conseguirem fugir do país e do governo que o governa.