sexta-feira, junho 01, 2012

Umas no cravo e outras na ferradura




Foto Jumento


Assinatura de calceteiro, Avenida da Liberdade, Lisboa
Imagens dos visitantes d'O Jumento


 Troço de chaminé de antiga fábrica em Viseu [A. Cabral]
     
Jumento do dia


Vítor Gaspar

Este ministro não para de nos surpreender.
 
«De acordo com a análise da UTAO, a unidade que dá apoio técnico aos deputados, e a que a Agência Lusa teve acesso, foi encontrada uma incorreção nas contas que influencia a percentagem da queda que havia sido divulgada para as receitas fiscais da Administração Central e Segurança Social.

"Ao contrário do que foi divulgado pela DGO, a quebra da receita proveniente de impostos indiretos foi mais acentuada. A UTAO detetou uma incorreção na taxa de variação homóloga acumulada até abril dos impostos indiretos da administração central e segurança social (sem EPR - Entidades Públicas Reclassificadas), publicada pela DGO", diz a análise da UTAO à execução orçamental entre janeiro e abril, divulgada no passado dia 23.

Os técnicos independentes explicam que na base deste erro estará a falha da DGO em somar a receita proveniente do IVA social entre janeiro e abril de 2011, no valor de 238 milhões de euros.

Esta conta influencia a comparação entre os quatro primeiros meses deste ano com os primeiros quatro meses de 2011, tendo na altura da divulgação da síntese de execução orçamental a DGO afirmado que a quebra nas receitas com impostos indiretos (entre eles o IVA) da Administração Central mais Segurança Social teria sido de 3,5% face ao mesmo período de 2011.

No entanto, a UTAO refez as contas e diz agora que queda foi não apenas de 3,5 por cento, mas sim de 6,8%, devido aos 238 milhões de euros que não foram tidos em conta do IVA social recebidos em 2011.» [Dinheiro Vivo]

Ainda sou do tempo do Aiatolá Sayyid Ruhollah Musavi Khomeini 

Ainda sou do tempo do Grande Aiatolá Sayyid Ruhollah Musavi Khomeini, recordo-me de quando chegou a Teerão vindo de Paris, de como foi recebido em festa pelos iranianos, recordo-me do rosto das iranianas, da imensa alegria de quase todo um povo, mais ou menos que recentemente vimos no Cairo.
  
Mas quantos daqueles rostos sorridentes foram presos, executados ou, muito simplesmente, perderam a alegria?
  
Lembro-me de Khomeini quando foi apresentado como um libertador por políticos e jornalistas, de como a sua imagem de velhote simpático era apresentada. 
  
Daqui a uns anos teremos mais "libertadores" para recordar, atrás deles estará o rasto de sangue dos opositores políticos, dos políticos moderados e das minorias religiosas. Daqui a uns anos teremos vários Estados entregues a líderes fundamentalistas.

E não quererão o sô Álvaro como bónus?



 
  
 

Então e eu?

«À medida que vão surgindo na Imprensa notícias de relatórios, encontrados em poder do ex-espião Jorge Silva Carvalho, sobre a vida privada de jornalistas, sinto-me cada vez mais discriminado. Então e eu? Será a minha vida privada tão desinteressante que, jornalista há 40 anos, os espiões do SIED e do SIS não têm nada a relatar sobre, como os velhos informadores da PIDE, o meu "porte moral"?
  
É triste chegar quase aos 70 e ter a esquisita sensação de que a minha vida é, afinal, um livro tão aberto (ou tão fechado) que nenhuma "secreta" quer saber quem são os meus amigos e os meus inimigos; se tenho família, dívidas, pensamentos, conta bancária, colesterol; se continuo a receber pelo correio "folhas de jornais franceses" (arquivadas na Pasta 10/1); se alguma coisa "consta em meu desabono, moral e politicamente"; se serei "desafecto ao regime" ou, até, "adversário do regime", ou então se não se conhecem as minhas "verdadeiras tendências"; se minha mulher teve uma "rígida e exemplar educação" e que foi feito da tal "doença cancerosa" que, segundo o bem informado Relatório n.0º 202/72/SC da PIDE/DGS, lhe "teria surgido"; etc..
  
A minha esperança é que tudo isso seja Informação Estratégica de Defesa e que, quando a Ongoing desvincular Silva Carvalho do segredo de Estado, eu descubra que, como os outros, também tenho uma vida merecedora de relatório com 16 páginas.» [JN]

Autor:

Manuel António Pina.
     

Silva Lopes ficou pasmado com Passos Coelho

«O economista Silva Lopes disse que ficou "pasmado" por Passos Coelho ter alinhado com a "senhora Merkel" na recente cimeira europeia, contra aqueles que defendem uma aposta maior no crescimento económico.» [DN]

Parecer:

Silva Lopes é dos que ainda ficam pasmados com Passos Coelho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
  
Um bom corrupto

«José Eduardo Simões, presidente da Académica, foi condenado a uma pena efetiva de seis anos e meio de prisão, avançou hoje o "Público". Contactado pelo Expresso, o advogado Rodrigo Santiago confirmou a medida mas admite que, "após receber o acórdão, deve ser interposto recurso".
  
Depois de ter sido condenado, em primeira instância, a quatro anos e sete meses de prisão com pena suspensa, por um crime de corrupção passiva e outro de abuso de poder, o Tribunal da Relação decidiu dar provimento ao recurso apresentado pelo Ministério Público.
  
Recorde-se que, em março de 2011, o tribunal de primeira instância considerou provado que, na altura em que acumulava funções como diretor de urbanismo da Câmara Municipal de Coimbra e dirigente da Académica, José Eduardo Simões 'ajudou' promotores imobiliários em troca de ajudas ao clube que ganhou recentemente a Taça de Portugal.» [Expresso]

Parecer:

Pela forma como a RTP tratou o funcionário da CM de Coimbra na noite em que a Académica ganhou a Taça de Portugal dir-se-ia que estamos perante um bom corrupto, alguém que era corrupto por uma boa causa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pela prescrição do processo.»
  
Egipto: a democracia no seu melhor

«Abdel Rahman al Borak, chefe religioso saudita, emitiu hoje um decreto islâmico (fatwa) que proíbe os egípcios de votarem em Ahmed Shafik na segunda volta das eleições presidenciais, noticia a Efe.» [Expresso]

Parecer:

Sente-se o silêncio dos que andaram excitados com a primavera árabe.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver no que tudo isto vai dar.»
  
Um arruaceiro chorão

«A verdade é que o nome do dirigente da JSD-Madeira tem estado envolvido em vários episódios polémicos e não apenas por questões políticas. Além de ter feito declarações defendendo a independência da Madeira, José Pedro Pereira aguarda julgamento, acusado de ter urinado num carro da PSP, caso ocorrido no Molhe da Pontinha, Funchal, em Julho de 2011. Alegadamente terá assumido o ato praticado por um amigo, mas são-lhe também atribuídos atos de vandalismo de automóveis de figuras da oposição regional.» [Expresso]

Parecer:

Pobre rapaz, fartou-se de chorar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mande-se o idiota trabalhar.»
  
Trabalhos forçados para alunos faltosos

«Os alunos faltosos vão deixar de ter planos individuais de recuperação e passarão a desempenhar trabalhos a favor da comunidade fixados pelas escolas. Esta é uma das novidades do novo Estatuto do Aluno e Ética Escolar, que foi aprovado esta quinta-feira em Conselho de Ministros, juntamente com a nova Estrutura Curricular.» [CM]

Parecer:

Digamos que o problema dos alunos que faltam é de trabalho e não de aprendizazem, é a lógica do "vão trabalhar malandros". O ensino português volta à lógica dos tempos do salazarismo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Cratino onde esteve nos últimos cinquenta anos.»
  
Um governo com sensações

«O secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Marques Guedes, afirmou hoje que o Governo tem a "sensação" de que a avaliação da ´troika' será no sentido do "cumprimento dos compromissos".» [i]

Parecer:

E qual será a sensação de ser idiota?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao secretário de Estado se também tem destas sensações.»