segunda-feira, junho 04, 2012

Umas no cravo e outras na ferradura




Foto Jumento


Assinatura de calceteiro, Av. da Liberdade, Lisboa
Imagens dos visitantes d'O Jumento


"Menina quantas quer?", Aveiro [M. Henrique]
 


Batente [A. Cabral]
  
Jumento do dia


Paulo Portas

Agora sim, os produtores de vinho e de azeite estão protegidos.
 
«O líder do CDS-PP disse hoje estar "pessoalmente empenhado" em "defender o interesse nacional" na negociação da defesa dos exportadores portugueses de vinho e azeite para o Brasil.
  
"Em articulação com a ministra da Agricultura, assumi a defesa dos exportadores portugueses de vinhos e azeites" para "esse grande mercado que é o Brasil", disse Paulo Portas durante uma visita à Feira Nacional da Agricultura, que decorre em Santarém até 10 de junho.» [DN]
 
 

Secretas e siameses

«1-Temos passado os últimos meses a ouvir toda a gente e mais alguma a explicar o quão importantes são os serviços de informação do Estado, vulgo serviços secretos, para a preservação do Estado de direito e para a defesa do País de inimigos internos e externos.
  
Não serão necessárias grandes explicações para que se perceba que os serviços secretos podem ter--se transformado em muitas coisas, menos em organizações em que os cidadãos possam confiar e a que reconheçam qualquer tipo de papel na defesa do Estado de direito e da sua segurança. Guerras internas, devassa da vida particular de cidadãos sem qualquer tipo de justificação, promiscuidade entre interesses privados e interesse público, indivíduos que hoje trabalham nos serviços de informações e amanhã vão para empresas privadas executar o mesmo tipo de actividade, informações produzidas por esses serviços que são enviadas a amigos seleccionados. Não há outra maneira de descrever a situação: uma autêntica rebaldaria.
  
Num Estado de direito, e pela sua natureza sensível, o controle e a fiscalização destes serviços devem ser rigorosos. Pelos vistos, não é assim. Foram os jornais que denunciaram as várias situações. O primeiro-ministro e o secretário- -geral de Informações foram indo a reboque das denúncias dos media, dando início a sindicâncias que pouco ou nada revelaram, e à tardia, mas inevitável, queixa ao Ministério Público. As investigações internas pouco ou nada revelaram e mal saiu a acusação do Ministério Público, vários meses depois, dois agentes foram imediata- mente afastados. Estamos conversados quanto à qualidade ou à vontade dos investigadores internos...
  
O facto é que o primeiro-ministro foi desvalorizando o que parece evidente para toda a gente: o colapso dos serviços de informação.
  
Na sequência de mais notícias sobre novos eventuais problemas, Passos Coelho anunciou a sua ida ao Parlamento para falar das secretas. Muitos terão pensado que o primeiro-ministro ia anunciar uma grande remodelação dos serviços secretos, um plano para reforçar a fiscalização, uma iniciativa legislativa que tudo mudasse. Pois, enganaram-se. Nem nova lei nem apoio às várias propostas dos partidos da oposição. Apenas a enunciação de princípios vagos. Convém, segundo o primeiro-ministro, não tomar a nuvem por Juno. Os serviços secretos serão assim, digo eu, a deusa, que, assim sendo, está de boa saúde, e os gigantescos problemas dos ditos serviços serão apenas meras nuvens.
  
Já teria sido suficientemente mau o primeiro-ministro ir à Assembleia da República falar sobre as secretas e nada ter para propor, o pior foi termos percebido que a sua ida tinha apenas um objectivo: fazer a defesa de Miguel Relvas.
  
2- Miguel Relvas teve uma reunião de trabalho em que também estava Jorge Silva Carvalho. Bebeu um café com o ex-director do SIED. Encontrou-o num jantar de aniversário dum amigo comum. Ficamos a saber que a relação entre os dois não era meramente superficial - ninguém manda listas a sugerir nomes para cargos importantes por dá cá aquela palha, ou troca e reenvia mensagens. Miguel Relvas devia ter-se perguntado porque estaria a receber clippings com origem nos serviços secretos - por muito inócuos que fossem - e tomado providências.
  
Nada disto teria, de facto, muita relevância. Não há ninguém que não se tenha cruzado por diversas razões profissionais ou outras e mesmo criado relações de amizade com pessoas que mais tarde se revelam pouco merecedoras da nossa confiança. Se tudo isto é normal, para que foi Miguel Relvas mentir e omitir, da primeira vez, à comissão parlamentar? Pior, o ministro foi mudando a sua versão da verdade à medida que as notícias iam saindo nos jornais. Por que diabo tentou com tanto afã ocultar a relação com Silva Carvalho?
  
Um ministro mentir e omitir ao Parlamento é muito grave, mas Passos Coelho não achará, afinal, o mesmo. E defendendo Relvas como defendeu, garantiu que nada mais existe ou existiu de comprometedor entre este e Silva Carvalho. A ver vamos.
  
Relvas ficou mais forte, mas Passos Coelho ficou mais fraco: é que agora está dependente de tudo o que possa acontecer a Miguel Relvas.
  
3- Passos Coelho não tem dúvidas: Miguel Relvas não chantageou, por interposta pessoa, uma jornalista do Público. Tudo não passou, portanto, duma enorme conspiração. É a única explicação plausível, se assim não fosse Relvas já não estaria no Governo.
  
Mais uma vez, o primeiro-ministro fica à mercê do seu número dois. Ou melhor: quem será, de facto, o número um?» [DN]

Autor:

Pedro Marques Lopes.
  

Ganha como um alarve e sugere descida de salários

«Borges ganhou 225 mil € livres de impostos.» [CM]

Parecer:

O homem está convencido de que é uma sumidade e fala penando que os portugueses não sabem quanto ganha, um rapaz que acumula de forma duvidosa cargos públicos com funções privadas gosta muito de dar lições de moral aos outros.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mande-se o ilustre senhor e falso vice-presidende do banco Goldman Sachs à bardamerda.»
  
Nova lei do arrendamenteo aumentará desemprego

«A CCP não tem dúvidas que a aprovação da Proposta de Lei 38/XII/1ª irá contribuir para o encerramento de muitas empresas e, por essa via agravar o problema do desemprego", lê-se no comunicado hoje divulgado, que acrescenta que "o Governo foi mais longe nesta matéria que o memorando de entendimento [com a 'troika'], o qual se limita a dispor quanto ao arrendamento habitacional".» [DN]

Parecer:

Os restaurantes e pequeno comércio que resistiram à austeridade e ao aumento do IVA dificilmente resistirá a um aumento das rendas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»
  
Cavaco coloca toda a energoia a combater o desemprego

«Cavaco frisou sentir-se "à vontade para colocar todas as energias na mobilização dos portugueses para mais exportação mais investimento, mais produção e dessa forma contribuir para reduzir o desemprego no nosso país" e manifestou expetativas em relação à atuação dos responsáveis europeus neste domínio.» [DE]

Parecer:

O problema de Cavaco é que a energia já é escassa, as pilhas estão gastas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
  
Cavaco tranquilo com as secretas

«O Presidente da República disse hoje ter sido "informado em detalhe por quem tem competência" sobre o estado dos serviços de informações e que não tem "razões para duvidar que os interesses nacionais estão a ser tidos em conta".» [i]

Parecer:

PO problema foi quando andou a ser escutado para Sócrates...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»