domingo, julho 15, 2012

Umas no cravo e outras na ferradura


 
   Foto Jumento
 

   
Beco do Outeirinho da Amendoeira, Alfama, Lisboa
   
Imagens dos visitantes d'O Jumento
 

   
"Tonicha" [A. Cabral]   
A mentira do dia d'O Jumento
 

Paulo Portas devia levar com o supositório que se vê na imagem, talvez se lembrasse de quem andou a comprar submarinos e lutrou desesperadamente por chegar ao poder numa altura em que a justiça alemã descobriu coisas muito incómodas neste negócio.

Jumento do dia
Nuno Crato, ministro de Passos Coelho e Miguel Relvas
 
Durante semanas Crato sabia que o canudo de Miguel Relvas resultou de menos exames do que os exames de qualidade a que são sujeitos os rolos de papel higiénico, fez de conta que o seu ministério nada tinha que ver com universidades como a Lusófona, ignorou a realidade. Agora que Miguel Relvas está literalmente queimado, sendo um cadáver político a que Passos Coelho insiste em manter de pé à base de garrafas de oxigénio e que o governo começa a estar em causa é que o ministro da Educação teve uma crise de pressa e mandou inspeccionar, a Lusófona, a Lusófona e não o canudo do seu colega e ilustre dr. Miguel Relvas.

O tal ministro que está seguindo a lógica pedagógica do salazarimso, desvalorizando o papel da aprendizagem e sobrevalorizando o papel da avaliação, faz de conta que não sabe que há por aí uns doutores, um deles até é seu colega, que andam a exibir canudos comprados a preço de saldos, conseguidos em meses e sem grandes avaliações.

É evidente que ao mandar inspeccionar a Lusófona o ministro está mais preocupado em limpar a sua própria imagem e fazer de conta que está tudo bem com o diploma do ilustre dr. Relvas, do que com a credibilidade do ensino universitário em Portugal. A inspecção à lusófona será paga com impostos pagos pelos desgraçados dos portugueses e servirá para branquear o ilustre dr. Relvas.
   
 A voz do dono

Pires de Lima, um importante comerciante nacional do alcoolismo, não quer que sejam cortados subsídios ou aumentados os impostos ao sector privado, receia certamente que diminuam as bebedeiras e em consequência diminuam os lucros da UNICER e os seus próprios rendimentos. Mas Pires de Lima não é apenas traficante de bebedeiras, é também um alto dirigente do CDS e fez uso da sua influência para protestar contra a decisão do Tribunal Constitucional.
  
Paulo Portas disse o que Pires de Lima antecipou, mais do que ministro e líder do CDS o Paulo Portas pareceu a voz do dono.

 Crato num dia, Cratino no dia seguinte
 
 
 O novo hino da Espanha?


      
  
     
 Nota de mil euros
   
  
«Uma nota de mil euros com a imagem de uma mulher nua impressa na frente e no verso foi colocada a circular na localidade de Rumburk, República Checa. Com a dita nota na mão, um cidadão, de 47 anos, entrou numa loja de câmbio, tentou transaccionála e... conseguiu. Só que o caixa acabou por perceber que a nota era falsa e chamou a polícia, que deteve o homem. Este afirmou que nada sabia.» [CM]
         
 Vai começar a palhaçada
   
«A Inspeção-Geral de Educação e Ciência vai fazer uma auditoria "nos próximos dias" à Universidade Lusófona, envolvida na polémica da licenciatura do ministro Miguel Relvas, disse à agência Lusa uma fonte governamental.» [DN]
   
Parecer:
 
Se há uma diploma mais do que duvidoso porque razão o ministro Couto que andou a assobiar para o ar está agora cheio de pressa e em vez de avaliar o diploma de Relvas vai fazer uma inspecção genérica. Está-se mesmo a ver a conclusão, a Lusófona, essa grandiosa universidade do PSD, cumpre todas as regras ainda que tenha de corrigir algumas pequenas irregularidades. Isto é gozar com o país, exigir exames no ensino básico e permitir que o Relvas leve um canudo sem exames.

Esta decisão apenas visa branquear Miguel Relvas.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»
   
 Canalha!
   
«O presidente do CDS-PP, Paulo Portas, defendeu hoje que, sendo o problema de Portugal o défice do Estado, é "injusto" querer que o sector privado tenha a mesma responsabilidade que o público de ajudar o país.» [DN]
   
Parecer:
 
Pela lógica de Paulo Portas todos os funcionários públicos são responsáveis e devem pagar pela decisão de comprar os submarinos, negócios que como provou o MP alemão foi um negócio corrupto.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Peça-se perdão à mãe de Paulo portas porque não tem culpa.»
   
 Quando a paranóis dos exames é levada a extremos
   
«O Ministério da Educação e Ciência (MEC) terá de criar condições para que um jovem de 16 anos com Necessidades Educativas Especiais faça as provas finais do 2.º ciclo com base nos exames da escola e não nos exames nacionais, de acordo com o Plano de Estudos Individual (PEI) que foi elaborado para o seu caso.
  
A decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF), de 10 de julho, condena o MEC por violação da garantia constitucional do direito à igualdade de oportunidades de acesso ao ensino e de êxito escolar, de acordo com o "Público".» [DN]
   
Parecer:
 
É uma pena que em relação ao rolo de papel higiénico de Relvas, a que a Lusófona terá chamado diploma de licenciatura, o ministro Couto não se tenha revelado tão duro e intransigente.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Vomite-se.»
   
 Palhaçada parlamentar
   
«Questionado pela agência Lusa sobre se o primeiro-ministro iria responder por escrito ou presencialmente às perguntas dos deputados da maioria, fonte do gabinete de Pedro Passos Coelho esclareceu que o chefe de Governo irá depor por escrito.
  
PSD e CDS-PP decidiram hoje convocar o primeiro-ministro para depor na comissão parlamentar de inquérito sobre a nacionalização e reprivatização do Banco Português de Negócios (BPN), para esclarecer a sua intervenção na venda deste banco ao BIC.» [DN]
   
Parecer:
 
Se o PSD e o CDS chamam Passos Coelho a depor no parlamento e este, que tantas vezes lá vai, defende.se respondendo por escrito estamos perante uma palhaçada parlamentar. Passos Coelho responde para dar ares de ter respondido mas fá-lo de  forma a não correr riscos.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
   
 Avaliação VIP
   
«Miguel Relvas foi examinado pelo então reitor da Universidade Lusófona, Santos Neves, que lhe deu, aliás, a melhor nota do seu currículo académico - 18 valores. O professor atribuído àquela turma e disciplina - Introdução ao Pensamento Contemporâneo - era, no entanto, Fernando Pereira Marques que voltou a confirmar ao Expresso não ter tido o ministro-adjunto como aluno, nem o ter alguma vez avaliado.
  
Dez alunos da turma que a Lusófona diz ter sido a de Miguel Relvas - 1P1 - assumiram ao Expresso que "nunca viram" aquele estudante nem nos testes nem nas aulas da cadeira. E que Santos Neves nunca foi professor da turma. A Universidade assume "não poder responder" se o então reitor teve apenas Miguel Relvas como aluno. Situação que configuraria um tratamento de exceção.
  
Ao longo da semana, o Expresso insistiu junto da Universidade Lusófona e do Ministério da Educação no sentido de um cabal esclarecimento de toda a polémica que envolve a licenciatura do actual ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares. Da parte do ministro da Educação, só ontem foi enviada uma resposta - lacónica - ao Expresso, onde se esclarece que a Universidade será, este ano, alvo de uma inspecção de rotina por parte das entidades inspectivas do ensino superior. Não esclarece, porém, quando será feita essa auditoria.
  
Já os responsáveis da Universidade Lusófona desdobraram-se em respostas, mas não esclareceram muitas das dúvidas levantadas. Admitiram, também, não ter informação completa sobre o processo.» [Expresso]
   
Parecer:
 
Há quem chame a essa coisa da Lusófona uma universidade, aquilo é uma loja dos trezentos em saldo para os amigos.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Vomite-se.»
   
 O democrata Menezes no seu melhor
   
«O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Luís Filipe Menezes, avisou nesta sexta-feira o seu vice-presidente de que as críticas feitas por este ao ministro Miguel Relvas “não se podem repetir”.
  
Firmino Pereira, que é vice-presidente do PSD/Porto e da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, defendeu hoje a saída do Governo do ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, por considerar que Miguel Relvas “está a fragilizar a imagem do Governo”.
  
Em declarações à agência Lusa, Luís Filipe Menezes disse que respeita “as opiniões pessoais de todos”, mas defendeu que “Firmino Pereira, nas funções de representante do presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, não pode tomar posições públicas que não são coerentes com as da maioria dos oitos vereadores, dos membros da Assembleia Municipal e com as do presidente da Câmara”.
  
“O militante Firmino Pereira é também vereador da minha Câmara e ocupa provisoriamente um lugar de vice-presidente, na substituição de Marco António Costa”, afirmou.
  
Segundo Menezes, de um lado tem “um vereador que durante mais de uma década foi um bom trabalhador, efectuou serviços importantes ao serviço do projecto de Gaia e ao serviço do presidente”.
  
Do outro lado afirmou que tem alguém em quem delegou “circunstancialmente um conjunto de obrigações de representatividade” e “que não tem defendido posições públicas que são coerentes com as da maioria dos oito vereadores, dos membros da Assembleia Municipal e com as do presidente da câmara”.
  
“Feito este balanço, vou ter uma posição à PSD, que é uma atitude ponderada. Já avisei o vereador e vice-presidente da câmara de que por agora manterei as funções que ali ocupa, mas que daqui por diante não poderei tolerar mais que haja dissonâncias em relação às posições institucionais da câmara e do presidente, na medida em que isso é incompatível com o lugar de representação do presidente da Câmara”, anunciou. » [Público]
   
Parecer:
 
Idiota!
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Vomite-se.»
      

 António Borges vem em socorro de Passos Coelho
   
«O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho tem sido uma boa surpresa para António Borges, que se diz “surpreendido com a qualidade com que tem sabido governar”, pelo que “ultrapassou as minhas expectativas e mostra que muitas das críticas que lhe fiz estavam desajustadas”.» [Público]
   
Autor:

O problema é que António Borges é muito bem pago para fazer de conta que é ministro e depois do seu percurso recente os seus elogios ao governo cheira a opinião paga. Este tipo de ajuda inútil só demonstra que Passos Coelho e os seus assalariados mais próximos estão a ficar nervosos com o falhanço da pinochetada económica que promoveram e com a pouca vergonha com duas pernas chamado dr. Miguel Relvas.

 

   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Vomite-se.»