sexta-feira, julho 27, 2012

Umas no cravo e outras na ferradura


 
Foto Jumento
 

   
Velas do navio-escola espanhol "Juan Sebastián Elcano"
   
Imagens dos visitantes d'O Jumento
 

   
Contraste de cores [A. Cabral]   
A mentira do dia d'O Jumento
 

Jumento do dia

dr. Miguel Relvas
 
Um político que gastou 29.000 euros em chamadas telefónicas quando era um mero presidente da assembleia municipal devia ser preso, quanto mais ser o número dois de um governo brutal na austeridade que quer impor aos portugueses. Este dr. Relvas não tem vergonha na cara.
   
 Um má notícia para o que se estão lixando para os portugueses


O Câmara Corporativa promete regressar depois de uns retoques.

 Miguel Relvas
 
O caso Miguel Relvas há muito que deixou de ser uma questão política para passar a ser um problema de higiene política e os problemas de higiene são fáceis de resolver, limpam-se com detergente e neste caso deverá bastar sabão azul.
  
Mas parece que Passos Coelho não pode livrar-se do seu siamês, resta saber quantas revelações sobre os negócios de Miguel Relvas serão necessários para que Passos Perceba que também ele poderá ser vítima do sabão azul.
 
 A venda do Pavilhão Atlântico

Mais uma reforma que contribuirá para o desenvolvimento nacional.


  
 Perder tanto e encolher os ombros
   
«A crise dos espanhóis vai desembocar em resgate financeiro mas não é por já termos essa desgraça que me regozija vê-la estendida a outros. Mais, até estou mais preocupado com eles do que connosco. Há dias, quando a seguir a outras regiões (Múrcia, Valência, Castilla-La Mancha...), a Catalunha, asfixiada com a dívida mais alta de Espanha, pediu ao Governo central para resolver o endividamento dela, logo vozes mais cínicas perguntaram: "Ah, agora já não falam de referendo para a independência?" Apressaram-se, esses críticos irónicos, não suspeitando da força que tem, em momentos difíceis, o apelo da fuga para a frente: ontem, o Parlamento catalão aprovou uma Fazenda pública catalã como única autorizada a recolher impostos na região. Decretar, gerir, recolher, sancionar, tudo relacionado com impostos na Catalunha deixará de estar dependente do Governo central - um dos cortes mais radicais da ligação com Madrid foi ontem encetado. O mundo dos nossos vizinhos está perigoso. Com a memória fresca dos Balcãs, talvez já há quem veja guerras civis (justificando-as, haverá quem lhes chame étnicas), mas não vou por aí. Provavelmente não haverá guerra, mas isso não basta para não haver tragédia. A tragédia mais provável de Espanha é a indiferença com que uns acolherão o facto de deixarem de ser do país de Don Quijote e outros, do Parque Güell. Perder e nem se dar conta. Pior, perder, dar-se conta e nem se importar.» [DN]
   
Autor:
 
Ferreira Fernandes.
     
  
     
 Os drs Relvinhas assaltam o Estado
   
  
   
Parecer:
 
Como era de esperar o dr. Macedo transforma o Estado num centro de emprego das equivalências do PSD, qualquer militante do PSD que tenha tido qualquer cargo recebe uma equivalência a gestor público no sector da Saúde.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Vomite-se.»
      
 Numa universidade pública o Relvas não seria dr
   
«O presidente do Conselho de Reitores garantiu hoje que seria impossível numa universidade pública obter uma licenciatura fazendo apenas algumas cadeiras, numa referência clara ao polémico processo de Miguel Relvas na Lusófona.» [Expresso]
   
Parecer:
 
Nem sequer em muitas privadas dirigidas por gente honesta e que não transige com a bandalhice. O Relvas pode ser imbecil, ter cara de político pimba e dar ares de repelente para melgas, mas esperto suficiente para ir à Lusófona.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Relvas e fez mesmo alguma cadeira.»
   
 Isto está a correr "bem", diz a OCDE
   
«Portugal vai falhar na redução do défice orçamental, de acordo com as previsões da OCDE, hoje divulgadas. O défice deste ano será de 4,6% e no próximo ficará pelos 3,5% do PIB. A organização admite, contudo, que as Finanças devem começar a flexibilizar a sua abordagem de redução do défice.
  
Enquanto o Governo afirma que vai chegar aos 4,5% em 2012 e 3% em 2013, a OCDE avisa que os riscos para a consolidação orçamental são maiores agora.
  
A pressão sobre a atividade explica. "Há riscos de uma recessão mais profunda do que a projetada, sobretudo por causa à contínua contração do crédito".» [Dinheiro Vivo]
   
Parecer:
 
Enfim, só boas notícias.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mandem-se os parabéns ao ccompetentíssimo Gaspar.»
   
 Chegou a vez da Alemanha
   
«A Moody's baixou na quarta-feira as perspetivas de 17 bancos alemães e várias filiais, de "estáveis" para "negativas", dias depois de ter cortado a perspetiva do Estado alemão e do fundo de resgate europeu.» [DN]
   
Parecer:
 
Agora é que isto vai ficar divertido.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»
   
 Relvas é viciado no telemóvel?
   
«Mais de 26 mil euros, concretamente 26.463, foi quanto a autarquia de Tomar gastou em 2009 com o telemóvel atribuído a Miguel Relvas, na qualidade de presidente da Assembleia Municipal de Tomar.
  
Estes e outros números são revelados na edição de hoje da revista Visão, que fez as contas e concluiu que no total, ao longo de uma década, o município tomarense pagou mais de 30 mil euros de telemóvel à conta do atual ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares.
  
Entrando em mais detalhe, além da conclusão de que Miguel Relvas está viciado no uso do telemóvel, a Visão adianta que só em 2009, ano de eleições europeias, legislativas e autárquicas, a autarquia de Tomar pagou mais de 7400 euros. Em média, 367 euros foi o valor da fatura mensal do telemóvel que esteve atribuído a Relvas até 27 de Junho do ano passado.» [Expresso]
   
Parecer:
 
Isto nem dá para outro comentário senão um "filho da puta!"

É este "cabresto" que tem dito coisas como estas:

«"A pior coisa que podíamos andar aqui a dizer, todos, ao fim de oito meses, [é] que queremos mais tempo e mais dinheiro. Temos é que cumprir. Sabemos que se gera dificuldades, que temos problemas sociais e para esses temos de ter resposta"»
  
«Para o ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares a “frustração dos portugueses é compreensível”, mas “não há alternativa ao caminho” que o Governo está a seguir. “A austeridade tem de ser assumida como o caminho e a solução para o problema a que nós hoje chegámos”, insistiu Miguel Relvas, no final do dia da greve geral, quinta-feira.»
     
Haja alguém que apanhe este gajo e o atire para o meio do tejo, de preferência junto de um cano de esgoto pois isto não passa de um cagalhão político.
  
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Interne-se o famoso dr. Relvas no Júlio de Matos para desintoxicação.»
   
 Vamos ter "Pavilhão Cavaco Silva"?
   
«Luíz Montez, que organiza festivais como o Superbock Superock e tem a produtora Música no Coração, em conjunto com a equipa que actualmente gere o pavilhão, avançaram com um consórcio para a aquisição do espaço. E saíram vencedores. 
  
O Pavilhão Atlântico foi esta quinta-feira vendido a Luís Montez, avançou a TVI24. Uma informação já confirmada pelo Negócios.» [Jornal de Negócios]
   
Parecer:
 
Terá sido comprado com algum financiamento do BPN?
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao genro de Cavaco Silva se vai mudar o nome ao pavilhão e onde enriqueceu tão depressa.»
   
 Quadros ganham menos no Estado
   
«“A capacidade do governo implementar políticas depende crucialmente da capacidade dos seus funcionários. A urgência necessária para consolidar a posição orçamental significa cortes substanciais de pessoal e de salários ao mesmo tempo que aumenta a carga de trabalho”, diz a OCDE. “Além disso, os salários dos trabalhadores qualificados em áreas como o direito ou economia já estão significativamente mais baixos do que no sector privado antes da crise, enquanto os trabalhadores menos qualificados são pagos com um prémio relativamente ao sector privado”, afirma a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) no "Economic Survey" publicado esta quinta-feira.
  
"É um problema difícil, porque as contas públicas estão em dificuldades mas, para o Estado ser eficaz a implementar as suas políticas, o que é obviamente crucial para toda a economia, necessita de pessoas muito qualificadas", afirmou à Lusa David Haugh, principal responsável pelo Relatório sobre a Economia Portuguesa, hoje divulgado.» [Jornal de Negócios]
   
Parecer:
 
Será que o primeiro-ministro vai ler ou estará lixando-se para saber estas coisas.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Não se faça nada, é muito duvidoso que consiga ler e perceber o relatório, deve ser por causa da dieta.»
   
 Banqueiro modelo de Cavaco Silva dá prejuízos
   
«O prejuízo de 641 milhões de libras (820 milhões de euros) registado pelo banco liderado por António Horta Osório compara com a estimativa de um lucro de 314 milhões de libras estimado pelos analistas consultados pela Bloomberg. 
  
A contribuir para este resultado negativo esteve a provisão de 700 milhões de libras para compensar os clientes que compraram seguros de crédito. O Lloyds eleva assim para 4,3 mil milhões de libras o montante total já aprovisionado devido ao mesmo problema. Em causa está a venda de seguros de cartões de crédito e de crédito à habitação em caso de doença ou desemprego. O que foi considerado impróprio, o que está a obrigar o banco a compensar os clientes.» [Jornal de Negócios]
   
Parecer:
 
Vida difícil a de emigrante.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
   
 A lista negra dos pobres
   
«O Governo estará a preparar a criação de uma lista negra para quem deve mais de 75 euros aos prestadores de serviços essenciais de luz e gás. A notícia é avançada hoje pelo Diário Económico e constará da proposta de alteração do decreto-Lei 172 de 2006, que define os princípios gerais da organização e funcionamento do sistema eléctrico nacional.
  
A partir de Janeiro do próximo ano arranca o reforço da liberalização que implica a extinção das tarifas reguladas e fixadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos para os consumidores domésticos de luz e gás natural. Com o aumento expectável da concorrência, haverá um maior número de clientes a mudarem entre operadores energéticos e as empresas fornecedoras não têm como avaliar o risco potencial do cliente.» [Público]
   
Parecer:
 
A partir de agora teremos a lista negra do barbeiro, do merceeiro ou do homem do talho, uma vergonha.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Vomite-se.»