quinta-feira, setembro 27, 2012

Umas no cravo e outras na ferradura


 
   Foto Jumento
 
 
Trabalhando como estátua na Rua Augusta, Lisboa
   
Imagens dos visitantes d'O Jumento
 

   
Limos [A. Cabral]   
A mentira do dia d'O Jumento
 
 
Parece que o país já percebeu que depois de tanto erro de previsão e de vários orçamentos aldrabados o Vítor Gaspar  ou é incompetente ou é burro, como todos dizem que é muito competente resta a segunda alternativa. Assim sendo, o ministro Gaspar vai ser substituído pelo cavalo da estátua de D. José substituindo o quadrúpede de bronze debaixo da figura do rei. Há quem diga que se o papel é dar coices robustos no povo português como o Gaspar tanto aprecia então o cavalo do D. José apresenta quadris bem mais poderoso  do que os da triste figura do actual ministro.

Jumento do dia
  
Nuno Magalhães, líder parlamentar do CDS
 
Depois do sarrabulho feito pelo CDS contra um aumento dos impostos o Nuno Magalhães vem dizer que não quer fazer ruído com o assunto, até apetece dizer que o rapaz deve estar com flatulência pois para não fazer ruído meteu o rabo entre as pernas.

Se há coisa que o CDS nunca faz quando são adoptadas medidas de austeridade e quando mandaram algumas bocas foi porque pretendiam que toda a austeridade incidisse sobre os funcionários públicos, porque estão mais empenhados nos lucros da UNICER no que no país.
 
«"Tudo o que possa contribuir para criar ruído à volta do Orçamento que será necessariamente muitíssimo exigente e muitíssimo difícil, acho não ajuda em nada os esforços dos portugueses, portanto, não contribuirei com nada para essa matéria", argumentou o líder parlamentar democrata-cristão, Nuno Magalhães.O presidente da bancada do CDS sublinhou que "o processo orçamental nem sequer está iniciado" e que não pode comentar uma proposta de Orçamento que não conhece."Não conheço porque não devo conhecer, porque não faço parte do Governo e mesmo que fizesse não podia conhecer porque ela não está concluída", justificou."É uma matéria que ainda está a ser discutida no Governo, num Governo que o CDS apoia, e é nessa sede que qualquer discussão terá que ser feita", disse.Nuno Magalhães falava à margem de uma conferência de imprensa conjunta com o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, para a apresentação de um projeto de lei de alteração à lei do financiamento dos partidos e das campanhas eleitorais.O primeiro-ministro anunciou na segunda-feira que o Governo está a preparar uma proposta de aumento de impostos, incluindo o IRS, para compensar a devolução parcial dos subsídios de Natal e de férias retirados ao setor público e pensionistas, a incluir no Orçamento do Estado para o próximo ano.Em declarações aos jornalistas, à saída de uma reunião da Comissão Permanente de Concertação Social, em Lisboa, Passos Coelho afirmou que "o IRS será o imposto privilegiado para o fazer", mas adiantou que "a tributação sobre o capital e sobre o património" poderão também "ajudar a fazer esta compensação".Segundo o primeiro-ministro, esta proposta está a ser trabalhada pelo Governo como alternativa às alterações à Taxa Social Única (TSU), medida que considerou ter sido "mal entendida" e ter visto os seus propósitos "subvertidos".» [DN]
   
 Troika cobarde

É injusto atribuir à troika os excessos do governo de Passos Coelho, a falta de aptidões e experiência profissional do imberbe primeiro-ministro, o extremismo fundamentalista e paranóico de Vítor Gaspar, a imbecilidade do sôr Álvaro ou a ingenuidade da Assunção Cristas e muito menos a cobardia oportunista de Paulo Portas.
  
Mas a verdade é que os três artistas da troika que acompanham Portugal têm dado cobertura a esta pinochetada económica a que Portugal foi sujeito por este governo sendo evidente que estão empenhados na experiência mengeliana a que o país está sendo sujeito a partir do ministério das Finanças. 
  
O caso da TSU revela como estes senhores foram cobardes, começaram por se envolver, permitiram que o governo usasse a troika para justificar a medida, mas quando tudo correu mal a troika descartou-se e a Comissão sugeriu que tinha sido ideia do FMI, quando o FMI já tinha vindo a público afirmar que não o tinha exigido. Pelo meio ficou um paspalho de Bruxelas, de nome Simon O'Connors, o pitbull do comissário dos assuntos monetários, que veio fazer ameaças ao país, recorrendo mesmo à chantagem, ou se aceitava o golpe da TSU ou não vinha dinheiro.
  
A verdade é que a troika tem-se desdobrado em elogios ao governo numa clara ingerência na política interna portuguesa, participa em seminários de graxa e o ministro Gaspar ainda muda o gabinete para Berlim. A troika tem mentido aos mercados, ao mundo e ao país elogiando falsos resultados como o equilíbrio externo ou sucessos conjunturais que não se devem a qualquer reforma estrutural do imbecil do sôr Álvaro, como o aumento das exportações.
   
Os rapazolas da troika não só são uns incompetentes como se têm revelado uns bananas, veja-se o que se passa nas contribuições. Era evidente que o Estado só tinha a ganhar se cobrasse as contribuições para a segurança social e não se metesse na aventura desnecessária da fusão da DGCI para a DGAIEC. Pois em vez de cobrar impostos a DGCI andou a brincar às fusões e as cobranças da segurança social continuam a ser próprias de um paraíso fiscal. Só não se percebe como com tanta evasão ainda querem cortar a TSU, deve ser para que os que ainda pagam alguma coisa ficarem em igualdade com os que não pagam, os protegidos do Marco António.
   
Começa a ser tempo de dizer, de provar, de denunciar internacionalmente e de acusar formalmente nas instâncias internacionais as lideranças das instituições que fazem parte da troika e os palermas que estão em Portugal armados em cabos da tropa de incompetência, negligência e má fé. Esta gente deve ser acusada de estar deliberadamente a brincar com uma economia e com um povo, provocando graves prejuízos económicos, e condenando muitos portugueses à miséria, à emigração, à doença e à morte, esta gente são criminosos de delito comum. Mas são criminosos bem pagos, cobram juros de usuários e ainda recebem milhões em comissões para lhes pagar as despesas de ocupação.

 Passos Coelho citou Camões
 
      
     
 Espanha cada vez mais perto do resgate
   
«O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, assegura que vai pedir uma ajuda financeira de carácter geral caso as taxas de juros continuem a ameaçar Espanha.~
  
Se os juros da dívida se mantiverem "muito altos por muito tempo", e se continuarem "a ameaçar a economia, posso garantir a 100% que pediremos o resgate", disse Rajoy hoje em entrevista ao Wall Street Journal.» [Dinheiro Vivo]
   
Parecer:
 
É quase uma inevitabilidade.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»
      
 Um exemplo de "sucesso" deste governo
   
«O congelamento de salários na Função Pública e os restantes cortes, como a suspensão de subsídios e o aumento generalizado de impostos, levaram uma funcionária pública portuguesa a emigrar para a Suíça, denuncia a Organização Mundial do Trabalho (OIT), que integra a esfera de instituições das Nações Unidas.
Saiu do país em março passado, quando já era claro que iria ser abrangida pelos cortes. Vai tentar a sorte lá fora durante um ano.
O exemplo apontado serve para ilustrar um "novo fenómeno" - o do "trabalhadores pobres" no sector público - que será objeto de uma investigação e de um livro assinados por Daniel Vaughan-Whitehead, economista da OIT. A obra será publicada em 2013.
O caso apontado pela OIT é o de "Ana B, uma mulher portuguesa de 50 anos" residente no Porto, que decidiu pedir uma licença sem vencimento na "agência pública" em que trabalhava para sair do país e aceitar ser empregada de limpeza na Suíça (um destino clássico da emigração portuguesa no tempo da ditadura). Cá ganhava 700 euros como secretária numa agência do Estado; na Suíça consegue ganhar "o dobro" a fazer limpezas, explica a OIT News.
  
"Sou uma mãe solteira e o meu filho de 20 anos ainda está na universidade. Ainda estou a pagar o andar que comprei nos subúrbios do Porto há alguns anos. O meu salário como trabalhadora do sector público era de apenas 700 euros por mês. Mas com a crise económica e as medidas de austeridade que se seguiram, os salários foram congelados..."
  
Ana B. reconhece que o facto de ter podido pedir uma licença de um ano sem ser desvinculada à entidade em que trabalhava é "um benefício" que ainda não foi cortado pela austeridade do atual Governo de Pedro Passos Coelho e Vítor Gaspar. Por isso decidiu aproveitar.» [Dinheiro Vivo]
   
Parecer:
 
Para ler em silêncio e sem comentários porque o que está em causa é a perda de dignidade de toda uma nação em consequência de doentes mentais que insistem em ser mais troikistas do que a troika e agora sabem que levaram o país à ruína mas insistem na receita.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Demita-se o ministro das Finanças antes que destrua o país com a sua incompetência, falta de preparação e paranóia extremista.»
   
 Não estava a correr tudo bem?
   
«A impossibilidade de cortar subsídios a funcionários e reformados em 2013 e 2014 empurrou o Governo para a solução mais rápida e fácil: aumentar impostos já no próximo ano, neste caso o IRS.
   
Mas a troika não deixará passar isto em claro e, na nova avaliação, já em novembro, irá exigir um compromisso escrito ao Governo relativamente a cortes muito mais fundos nos gastos do próximo ano e do seguinte. Deverão ser seis vezes mais violento do que os previstos em julho. Este tema deverá ser abordado no conselho de ministros extraordinário que hoje se realiza e que servirá para preparar o Orçamento do Estado de 2013.» [Dinheiro Vivo]
   
Parecer:
 
Nada disto tem que ver com os subsídios mas sim com a quebra brutal da receita fiscal que só pode ser atribuída à irresponsabilidade de Vítor Gaspar.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Demita-se o incompetente.»
   
 Mais um atestado de inccompetência para o Gaspar
   
«O Presidente do Conselho Económico e Social (CES) considerou hoje que as previsões do Governo são demasiado optimistas e que "não estão totalmente fundamentadas".
  
No dia em que o CES aprovou os pareceres para a Conta Geral do Estado, Grandes Opções do Plano (GOP) para 2013, e legislação laboral na função pública, o responsável pelo Conselho que agrega os parceiros sociais admitiu que "em linha com pareceres anteriores, o CES volta a considerar as previsões do Executivo "optimistas", especialmente no que refere à taxa de desemprego (veja mais). Como afirmou, "parece que não há uma estratégia global para certos sectores fundamentais".
  
Já Ferreira do Amaral, redator do parecer do GOP, sublinha que as medidas de austeridade estão a ter um impacto negativo na vida dos portugueses. Como referiu, "os programas [de ajustamento] não estão bem feitos" e por isso falharam na Grécia "e estão a falhar em Portugal".» [Dinheiro Vivo]
   
Parecer:
 
Uma nódoa.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se pelo OE.»
   
 Avaliação bancária das casas cai em 77 € por metro quadrado
   
«As casas estão a valer cada vez menos para os bancos. Só no último ano, o valor médio da habitação em Portugal caiu 77 euros por metro quadrado, segundo os dados do inquérito à avaliação bancária na habitação revelados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). 
  
Os números mostram que, em agosto, o preço por metro quadrado da avaliação feita pelos bancos situou-se em 1028 euros, o valor mais baixo de sempre, quando há exatamente um ano o valor era de 1105 euros. Contas feitas e, num imóvel de 100 metros quadrados significa uma queda de 7700 euros do valor do imóvel. » [Dinheiro Vivo]
   
Parecer:
 
E no fisco?
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se.»
   
 50 milhões para o homem que engatar a Gigi
   
«Um magnata dos transportes de Hong Kong ofereceu uma recompensa de 50 milhões de euros como "prémio de casamento", a quem conseguisse ganhar o coração da sua filha, homossexual.
  
Cecil Chao decidiu oferecer a avultada quantia monetária depois de a filha, Gigi, ter casado com a sua namorada de há 7 anos, em França.
   
"Não me importo que seja rico ou pobre. O importante é que seja generoso e tenha um bom coração", disse o magnata de 76 anos. "Gigi é uma boa menina, com visual e talento. É dedicada aos pais, generosa, e faz trabalhos voluntários", acrescentou.» [DN]
      
 Ofereça-se um capacete a João Salgueiros
   
«O Governo "não tinha uma ideia clara do que tinha de fazer" para confrontar a crise financeira, afirmou Salgueiro, numa palestra durante o fórum Imobiliário e Europa, organizado pela Ordem dos Arquitectos e pela revista Confidencial Imobiliário.
   
O antigo presidente da Associação Portuguesa de Bancos e ministro das Finanças do Governo de Francisco Pinto Balsemão disse contudo que o Governo "teve cúmplices", nomeadamente o PS, que "dizia que as receitas [públicas] iam dar para tudo".» [Jornal de Negócios]
   
Parecer:
 
O homem que se prepare, vão chover pedras e arrisca-se a que todas as suas intimidades sejam divulgadas nalgum jornal simpatizante das formiguinhas do gabinete do dr. Relvas.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ó Ilda mete os putos na barraca porque vai haver pedrada.»
   
 Gaia: território libertado da troika e das troikadas do Passos
   
«A má nota da Fundação PortoGaia para o Desenvolvimento Desportivo, em Vila Nova de Gaia, no censo do Governo já fazia prever a sua extinção. 
   
Esta terça-feira, numa resolução do conselho de ministros publicada em “Diário da República”, houve a confirmação. O Governo de Pedro Passos Coelho quer terminar com esta fundação que gere o centro de estágio do Futebol Clube do Porto.
   
Contudo, a eliminação desta entidade é uma proposta do Governo mas a decisão cabe às autarquias. Estão 21 entidades nesta situação.
   
Depois da publicação oficial, a câmara de Vila Nova de Gaia reagiu, relembrando que a decisão é mesmo das autarquias. 
   
“Nos termos da Lei, cabe aos órgãos competentes da autarquia, e não ao Governo, adoptar uma decisão final sobre a proposta contida no relatório do Ministério das Finanças e que poderá consistir na manutenção ou extinção da Fundação, ou na manutenção, redução ou cessação de apoios financeiros”, apontava o comunicado da autarquia presidida por Luís Filipe Menezes (na foto), emitido na terça-feira, citado pela agência Lusa. » [Jornal de Negócios]
   
Parecer:
 
Isto está bonito, as regras são moduladas em função da proximidade dos caciques à cigarra de Massamá.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»
   
 Acabou-se o prémio!
   
«"Isto quer dizer que não querem prémios literários e se mantiverem outros prémios literários que há por aí, então considero que é uma agressão a nós. Até agora não sei. Espero que não seja", afirmou à agência Lusa o presidente da fundação, Fernando Albuquerque. O responsável reagia assim à decisão do Governo de cessar todo o apoio financeiro público à Fundação da Casa de Mateus, que obteve a maior pontuação do relatório governamental, designadamente 78,1 pontos.Para o presidente da fundação, o fim deste financiamento público significa que o Governo "não quer apoiar mais o Prémio D. Dinis". "Deixando de haver este apoio temos de refletir se temos possibilidade de manter o prémio, ou não", salientou Fernando Albuquerque.O prémio literário D. Dinis foi instituído em 1980 e tem sido atribuído anualmente a uma obra de poesia, ensaio ou ficção, publicada de preferência no ano anterior.Este ano o galardão foi atribuído pelo júri, formado por Vasco Graça Moura, Nuno Júdice e Fernando Pinto do Amaral, a Maria Teresa Horta pelo livro "As luzes de Leonor. A marquesa de Alorna, uma sedutora de anjos, poetas e heróis".A escritora recusou receber o prémio das mãos do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, que tinha sido convidado pela Fundação Casa de Mateus para presidir à cerimónia.Para não alimentar polémicas, a instituição decidiu cancelar a cerimónia, que chegou a estar agendada para este mês.O prémio D. Dinis é patrocinado pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e pela Caixa Geral de Depósitos.» [DN]
   
Parecer:
 
Estes palermas vingam-se de tudo e de todos e nem o escondem, a Maria Teresa horta recusou receber o prémio das patas da cigarra de Massamá e a resposta fascista não se fez esperar, acabou o financiamento do prémio.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se uma recolha de fundo para que o prémio não de penda da cigarra de Massamá.»
   
 Nem o Fernando Nobre se escapou!
   
«O presidente da Assistência Médica Internacional (AMI), fundação que deverá sofrer uma redução de 30% nos apoios públicos, considera que o corte anunciado pelo Governo "só pode estar sustentado num grande equívoco ou num mal-entendido".» [Notícias ao Minuto]
   
Parecer:
 
Deve ter sido engano.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pela correcção.»
   
 Mas há boas fundações!
   
«O Governo não extinguiu a Fundação Social Democrata da Madeira, que está a ser investigada pelo Ministério Público (MP).
   
O processo foi desencadeado por queixa do PND contra o presidente da instituição e líder regional do PSD, Alberto João Jardim, por suspeita de prática de crime de peculato, corrupção passiva e abuso de poder.
  
O inquérito está parado há dois anos, pelo facto da Assembleia Legislativa da Madeira não ter autorizado, como tem solicitado o Tribunal Judicial do Funchal desde 2008, o levantamento da imunidade a Jardim. Uma prerrogativa específica dos deputados mas que o PSD alargou aos membros do governo regional na única revisão do Estatuto da Madeira, efectuada em 1991. » [Público]
   
Parecer:
 
A justiça segundo o PSD.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»