sábado, outubro 27, 2012

Isto vai acabar mal


Quando quase um milhão de portugueses vai para a rua por ódio a uma política económica decidida pelo ministro das Finanças e este reage com cinismo, dizendo que os portugueses são o melhor povo do mundo e poucos dias depois impõe um OE que conduz muitos desses mesmos portugueses à miséria, ao mercado paralelo e à emigração, o mínimo que se pode dizer é que esse ministro não só não tem muita consideração pela inteligência dos seus concidadãos, como revela uma ignorância total em sociologia.
   
A mesma ignorância parece revelar o Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT) que apenas conhece a violência subversiva e organizada que não receia ou as pequenas sessões de porrada provocadas por pequenos grupos extremistas em manifestações. Ignora a violência da iniciativa das polícias, como a que ocorreu no Chiado e continua impune, ou situações de descontrolo de massas populares não organizadas. Situações como as que ocorreram em Paris ou mais recentemente no Reino Unido são pura e simplesmente ignoradas pelas autoridades.
   
Para esta gente os portugueses são um imenso povo de “cornos mansos” a quem se pode tirar o emprego, tirar a casa e forçar à emigração que continuam mansinhos e obedientes. O Gaspar já tem planos B, C e D, todos eles para resolver a crise aumentando a austeridade sobre os que não são ricos e tudo continuará feliz e contente, indo à missa ao sábado e à bola no domingo.
   
Para o caso de ser necessário meter na linha os mais agitados o Macedo garante aos deputados do PSD que podem ficar tranquilos, a PSP e a GNR vão sorrir de contentes por terem perdido direitos em barda mais 10% do vencimentos acrescidos da perda dos subsídios, ele garante uma gorjeta de 100 euros para fardamento e um aumento de 2% no subsídio de risco.
   
Esta gente não parece ter a mais pequena ideia das consequências sociais do que estão fazendo, não imaginam quantos desses polícias com que contam para se protegerem já passam fome, estão com a família feita em cacos e se arriscam a perder a casa. Não imaginam do que é capaz um cidadão que perdeu tudo e vê os filhos passarem fome ou que a família se desfez em consequência das medidas de austeridade. Estes estarolas nem reparam que há bairros inteiros, localidades e mesmo zonas de grandes cidades que estão à beira do colapso social.
   
Estes idiotas nem sequer fazem uma abordagem minimamente séria do problema, limitam-se a levar um tal Macedo que sabe Deus como não está à altura de ser ministro, falar aos deputados para que estes fiquem tranquilos pois os agentes da autoridades vão ficar felizes graças a uma gorjeta que ele fez o favor de inscrever no OE. Nem imaginam que estão a conduzir o país para o colapso social se é que neste momento e com a aprovação do OE este já não é inevitável.
   
Têm a certeza de que com meia dúzia de polícias, descontentes, mal remunerados e arruinados vão conseguir travar uma situação de descontrolo social? É bom que tenham pois pela forma como andam a brincar às austeridades, aos aumentos brutais de impostos, aos golpes das TSU e a outras experiências é a isso que se arriscam.