quinta-feira, outubro 25, 2012

Umas no cravo e outras na ferradura


 
   Foto Jumento
 

Pernilongo [Himantopus himantopus], Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António
   
Imagens dos visitantes d'O Jumento
 

   
Góis [J. Ferreira]   
A mentira do dia d'O Jumento
 

Jumento do dia
  
Paulo Portas
 
Paulo Portas desapareceu e od deputados mais críticos estiveram ausentes no parlamento na sessão de apresentação do OE. Vindo de quem prometeu aos eleitores servir de amaciador de um governo de extremistas do PSD o mínimo que se pode dizer de Paulo Portas é que o país acabou de conhecer uma das suas facetas mais escondidas, a cobardia.

Até parece que Paulo portas tem medo de ir ao fundo como ou com algum submarino
 
«João Almeida e Adolfo Mesquita Nunes, os dois deputados do CDS que têm sido mais críticos do ministro das Finanças, não estão presentes no primeiro debate parlamentar com Vítor Gaspar sobre o Orçamento do Estado.
   
O governante está esta manhã na Assembleia da República, na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública (COFAP), no seu primeiro confronto com os deputados após a entrega do OE para 2013, mas a bancada do CDS será capitaneada por Telmo Correia e não, como habitualmente, por Almeida.
   
Telmo Correia, que não é sequer um dos deputados do CDS na COFAP, foi escolhido pela direção centrista para apaziguar as águas em relação ao ministro das Finanças, depois de semanas de agitação por causa das divergências em torno do Orçamento. Na direção do CDS, Telmo tem sido um dos maiores defensores da manutenção da coligação e de uma via de apaziguamento na maioria.
  
João Almeida, porta-voz do CDS e coordenador dos centristas na COFAP, tem arrasado nas últimas semanas as opções de Vítor Gaspar, mas neste momento está fora do país, numa delegação da Assembleia da República numa conferência no Canadá. Adolfo Mesquita Nunes, coordenador do CDS na comissão de acompanhamento da troika, e presença habitual nos debates com o ministro das Finanças (apesar de ser apenas suplente na COFAP), estava, durante esta audição com Vítor Gaspar, numa reunião da Comissão Parlamentar de Ética, onde é membro efetivo.» [Expresso]
  
 Ministra previdente
 
A ministra da Justiça foi à PJ pedir ao pessoal que se mantenha firme e hirto mesmo que não tenham para dar de comer aos fiçhos ou que fiquem a morar debaixo da ponte, estes últimos até terão passado a noite mais quentinhos porque a ministra lhes prometeu um novo estatuto da PJ, algo que, como é sabido, dá uma excelente feijoada.
 
Mas a ministra foi mais longe e alertou para o risco de aumento da criminalidade, revelando ser uma excelente ministra pois é previdente:
 
«A governante assinalou que, «agora, mais do que nunca, a crise potenciará um aumento da criminalidade», pelo que sustentou a criação «de mecanismos de cooperação entre as polícias».» [Sol]
 
Como a PJ não se costuma dedicar a roubos de super-mercado é de pensar que a ministra está apensar nos crimes de colarinho branco, como, por exemplo, nos negócios das privatizações.
 
Desta vez a ministra da Justiça está de parabéns, será que vai acabar a impunidade como prometeu há alguns dias?
    

  
 Capturado
   
«A TAP, para além de uma empresa estratégica, é uma empresa especial! A existência de um único interessado na sua privatização – o grupo Synergie Aerospace – deixa o Estado português bastante enfraquecido nesta negociação.

Mesmo admitindo que o sr. Efromovich seja a melhor escolha para a TAP, o Estado português parte já "capturado" para esta negociação, o que faz adivinhar um mau desfecho deste processo. Tudo o que dispensamos nesta fase é vender activos estratégicos em saldo. Acreditando que o Governo procura um parceiro que potencie a empresa e assegure a manutenção de Lisboa como o hub de ligação aos demais continentes para onde a TAP voa, e pretende vender-lhe a sua posição ao melhor preço, porque insiste então em avançar com um processo de privatização que se encontra viciado à partida?

Pergunto-me se o Estado alemão quando vendeu a participação que tinha na Lufhtansa o teria feito nestas condições. Tendo a ‘troika' flexibilizado o prazo de cumprimento do défice e não podendo serem utilizadas as verbas das privatizações para abater ao défice publico, o argumento da urgência cai por terra. Questiono-me também se o regulador (INAC) está preparado para exercer a nova missão de assegurar o cumprimento do interesse nacional após privatização, bem como, se não deveria haver uma maior articulação entre a privatização da TAP e da ANA. A experiência internacional demonstra que se optou por privatizar o operador aéreo antes da infraestrutura aeroportuária. Estas razões apelam a prudência e transparência nesta privatização e o bom senso dita a que seja negociado com a ‘troika' a obtenção de um prazo mais razoável. A TAP transporta nas suas asas a internacionalização da nossa economia, a ligação ao mundo lusófono, a promoção do nosso turismo, a atractividade do nosso território e confere uma centralidade geoconómica à nossa periferia europeia. Mais do que vender uma empresa, estamos a procurar um parceiro para potenciar um símbolo nacional e uma alavanca da nossa economia.» [DE]
   
Autor:
 
João Dias.   
    
     
 Os contribuintes vão pagar os maus negócios da banca
   
«Os contornos da proposta são ainda pouco definidos. Haverá uma titularização de créditos (junção de todos os empréstimos) com vista à sua venda, através de um fundo de investimento, nos mercados internacionais. Não se sabe ainda se esta operação terá a garantia do Estado e se será feita com o recurso ao dinheiro que a troika disponibilizou para recapitalização da Banca (ainda sobram seis mil milhões de euros).
   
"Trata-se de uma solução que resolve o problema das imparidades de muitos bancos", afirmou ao CM um responsável por uma das maiores instituições financeiras a operar em Portugal, que considera "que não existe uma bolha imobiliária no nosso País. O que temos é um problema de mercado. A verdade é que hoje em dia praticamente não se vendem casas".» [CM]
   
Parecer:
 
É lindo como este governador que não se cansa de sugerir que se lixem os portugueses, que gasta 40 milhões em obras luxuosas na hora de ajudar os pobres banqueiros deixa no ar a hipótese de o Estado garantir os negócios sujos da banca. Perdeu-se a vergonha na cara e já não há limites para lixar o povo português, está entregue aos bichos.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Vomite-se de nojo e pergunte-se ao governador do BdP quando é que a sua instituição é tranaparente e publica as remunerações dos seus funcionários.»
      
 A América na Idade Média
   
«A cerca de duas semanas das eleições presidenciais norte-americanas, Mitt Romney demarcou-se, esta terça-feira das declarações de um candidato republicano ao Senado, que afirmou que " a gravidez resultante de uma violação é uma vontade de Deus".
   
Segundo a agência France Press, a gaffe do candidato pelo estado de Indiana, Richard Mourdock, para quem a gravidez resultante de uma violação é "uma vontade de Deus", deu a oportunidade ao presidente Barack Obama de atacar o seu rival Mitt Romney em relação à sua visão sobre os direitos das mulheres, numa altura crucial em que os norte-americanos estão quase a ir a votos (6 de novembro) para escolher o novo presidente.» [DN]
      
 CDS usa suplentes para jogar com o Gaspar
   
«A audição parlamentar ao ministro das Finanças teve um convidado surpresa: Telmo Correia. Coube ao deputado e ex-ministro do Turismo fazer resposta do CDS a Vítor Gaspar, já que o deputado habitual nesta comissão – João Almeida – não esteve presente. "Está em trabalho parlamentar fora do país”, garantiu ao Dinheiro Vivo/Diário de Notícias fonte do grupo parlamentar do CDS.» [DN]
   
Parecer:
 
O Paulo Portas está em local incerto, o grupo parlamentar manda os mais agressivos fazer parlamentar, que fará o CDS na sua tarefa de amaciar o extremismo de Gaspar?
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
   
 Mais um bocado de barro atirado à parede
   
«O ministro da Solidariedade e Segurança Social, Luís Pedro Mota Soares, admitiu hoje que a redução do limite mínimo para o subsídio de desemprego pode não avançar por causa da "menor aceitação" por parte dos parceiros sociais.» [DN]
   
Parecer:
 
Este governo alem de merdoso e medroso chega a ser ridículo.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»
   
 O Gaspar já refere os multiplicadores
   
«A magnitude dos multiplicadores orçamentais é de "cerca de 0,8", afirmou Vítor Gaspar, acrescentando que houve o "reconhecimento de um efeito significativamente maior do que tinha sido considerado anteriormente".
   
O ministro, que fala no Parlamento sobre o Orçamento do Estado para 2013, sublinhou que os resultados da análise feita pelo Fundo Monetário Internacional ao impacto das políticas de austeridade no desempenho económico "já foram tomados em conta no âmbito da quinta avaliação regular".» [DE]
   
Parecer:
 
Mas continua a aldrabar nos dados para poder mentir nas receitas fiscais.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se pelo desastre em Maio de 2013.»
   
 O Gaspar é porta-voz da troika
   
«O ministro das Finanças afirmou hoje que os limites do défice e da dívida para este ano e para o próximo estão a chegar ao limite de tolerância da ‘troika’, e, como tal, não existe margem de manobra.
   
"É efetivamente claro na documentação que acompanha o quinto exame regular, que será conhecida brevemente, que os limites para o défice e dívida para 2012 e 2013 encostaram ao limite de tolerância das organizações internacionais", admitiu Vitor Gaspar, durante uma audição na comissão parlamentar de orçamento, finanças e administração pública.» [i]
   
Parecer:
 
O ministro das Finanças começa a exibir sintomas preocupantes, confunde cada vez mais o papel de ministro do governo de um país soberano com o de porta-voz da troika e ainda por cima refere-se à troika como se em vez de entidades fosse um exército romano de ocupação. O discurso do Gaspar faz-nos pensar que estamos na França de Vichy.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
   
 Indicadores de crescimento
   
«O consumo de gasóleo em Portugal passou em Agosto a acusar uma queda maior do que a da gasolina, combustível cujo consumo no mercado nacional até essa altura se vinha ressentindo mais da escalada de preços. 
   
O último relatório da Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) revela que em Agosto o consumo anualizado de gasóleo se ficou pelos 4,79 milhões de toneladas, menos 9,3% do que um ano antes. Já o consumo de gasolina, com 1,24 milhões de toneladas, apresentava uma quebra em termos homólogos de 9,2%. » [Jornal de Negócios]
   
Parecer:
 
Não era o Gaspar que prometia crescimento em 202?
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se o triste destino da economia portuguesa.»
   
 O senhor Ulrich a queixar-se?
   
«Os consultores financeiros, maioritariamente estrangeiros, contratados pelo Ministério das Finanças para o plano de recapitalização e pagos pela banca privada, já “extorquiram” ao BPI 5,3 milhões de euros em apenas 12 meses, segundo afirmou o presidente do banco, Fernando Ulrich.» [Público]
   
Parecer:
 
O senhor Ulrich pensava que seria apenas o Estado a ser xulado por esses falsos consultores da troika? Toca a pagar ao pessoal contratado pelo amigo Gaspar ó Ulrich!
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada..»
     

   
   

  

   

   

  


   
Ford