domingo, outubro 28, 2012

Umas no cravo e outras na ferradura


 
   Foto Jumento
 

Cogumelos do Parque Florestal de Monsanto, Lisboa
   
Imagens dos visitantes d'O Jumento
 

   
Catavendto [A. Cabral]   
 
Jumento do dia
  
Jerónimo de Sousa
 
Jerónimo de Sousa até poderá criticar Seguro por revelar alguma inécia, mas um dos líderes partidários que mais ajudou a direita a chegar ao poder sem ter de se esforçar muito não é das personagens com mais autoridade moral para dirigir esta crítica ao líder do PS. Que trabalho teve uma direita a chegar ao poder quando até se dava ao luxo de receber os líderes sindicais em vésperas de grandes manifestações?

Além disso, é ridículo que o líder de um paritdo que tudo fez para que a direita chegasse ao poder, tendo-se junto a essa direita na votação de uma moção de censura ao governo do PS se queixe agora de estar a querer levar esse mesmo PS ao poder, queixando-se de o líder deste paritdo porque supostamente nada faz e deixa-se ser empurrado.

Haja dignidade e respeito pela memória dos portugueses!
 
«O secretário-geral do PCP acusou na sexta-feira o PS de "farsolice" e de estar à espera que o Governo "dê cabo do resto" e "se queime" para chegar ao poder "sem mexer uma palha".
  
Jerónimo de Sousa falava em Lisboa, num comício na Voz do Operário, em que depois de dirigir críticas ao Governo, centradas no "assalto fiscal" e no "terrorismo social" que considerou ser a proposta de orçamento do Estado para 2013, criticou também a postura do PS.
   
"É que o PS está corrido por uma insanável contradição: a de ter de parecer oposição, mas no essencial estar de acordo com o rumo do desastre", disse.» [DN]
   
 Pensões mínimas aumentaram 2,5€
 

O povo português deveria juntar-se numa imensa manifestação para mostrar a sua imensa gratidão ao Lambretas ou talvez juntar um grupo folclórico e ir cantar junta da sua janela:

«As pensões mínimas, que variam entre 195 e 254 euros, vão ser aumentadas em 1,1% no próximo ano, ou seja, 2,5 euros em média, anunciou o ministro da Segurança Social.» [CM]
 
 A pergunta que vale um tostão

Qual é o político que na próxima campanha eleitoral não vai ter a coragem de visitar feiras e entrar em cafés?
 
 A nova estratégia dos falhados
 
Por cada falhanço o Gaspar quer ir mais longe no seu novo Estado Novo, agora já falam em pedir à troika para impor a Portugal uma mudança da Constituição.
 
Há poucos dias andavam a dizer que tudo estava correndo às mil maravilhas, que nem mais tempo nem mais dinheiro. Agora dizem que isto só lá vai com reformas estruturais que o Gaspar exigiu. Esta gente anda a brincar com o país.
 
A verdade é que o país caminha para uma situação como a da Grécia, com a agravante de ter um governo incompetente e que se recusa a defender os interesses do país, ficando calado nas reuniões com os parceiros europeus.
 
A verdade é que o Gaspar já tinha dito no parlamento que queria alterar as funções do Estado e é mais do que evidente que esta gente quer impor um despedimento de mais de 100 mil funcionários públicos, o número que a direita há muito sugere. É óbvio que já perceberam que não podem despedir contratados em massa e agora viram-se para o velho projecto de revisão constitucional do Passos Coelho, agora piorado com as novas ideias do Gaspar.
 
O governo conduziu o país ao colapso e sabendo do fim próximo o Gaspar, o verdeiro responsável pelo desastre, convenceu a marioneta do primeiro-ministro a seguir esta estratégia manhosa. Esta gente só para de brincar quando conduzir o país à guerra civil.
 
Basta!
          
     
 Grande Relvas
   
«O ministro adjunto Miguel Relvas garantiu este sábado estar "de consciência tranquila" em relação à licenciatura obtida na Universidade Lusófona, remetendo para a instituição explicações sobre o facto de a Inspecção-Geral do Ensino e Ciência ter detectado que obteve equivalências em disciplinas que não existiam em 2006-2007.» [CM]
   
Parecer:
 
O moço esfalfou-se a estudar e agora há por aí uns ciumentos que lhe querem tirar o canudo que foi tão merecido e que lhe custou tanto trabalhinho mais as poupanças para pagar as propinas.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao doutor se teve de tomar muitas pastilhas para o cérebro.»
      
 Presidente da China tem 2.000 milhões!
   
«A China bloqueou o acesso ao site do jornal norte- americano ‘The New York Times’ depois de este revelar pormenores sobre os negócios secretos que permitiram ao primeiro-ministro Wen Jiabao acumular uma fortuna de mais de dois mil milhões de euros.
  
Segundo o jornal, Jiabao, que em Novembro deixa a cúpula do PC chinês e em Março termina o mandato no governo, monopolizou o negócio dos diamantes na China e acumulou mais riqueza em negócios de telecomunicações e infra-estruturas.
   
O bloqueio do site do jornal repete o que aconteceu com o da agência Bloomberg em Junho, altura 
em que revelou a riqueza do vice-presidente Xi Jinping, futuro chefe de Estado da China.» [CM]
   
Parecer:
 
Se calhar é ele o dono da EDP!
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Vomite-se e pergunte-se ao homem se já requereu uma equivalência a doutorado em economia pela Universidade Lusófona..»
   
 Portas tira tapete a Gaspar
   
«O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, reafirmou hoje que Portugal deve valorizar politicamente as declarações "amigas" da diretora-geral do FMI, defendendo que a via para "resolver" os problemas é através de uma "atitude de concertação" com os credores.
   
"Nós também lemos, também ouvimos, também sabemos as evoluções no pensamento internacional sobre os programas de ajustamento. E por isso reafirmo aqui que considero importantes e amigas as declarações da senhora diretora-geral do Fundo Monetário Internacional", afirmou Paulo Portas.
   
"Devemos registá-las e valorizar politicamente esses factos porque as nossas dificuldades são grandes e é numa atitude de concertação com os nossos credores e não de beligerância, como alguns sugerem, que os nossos problemas se podem resolver", sublinhou.» [DN]
   
Parecer:
 
Como eles mudam e vão ficando menos fundamentalistas à medida que se sentem enterrados...
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
   
 Macedo está com medo das cigarras
   
«"Não vamos deixar de ser um País seguro", frisou Miguel Macedo, na abertura do segundo dia das jornadas parlamentares conjuntas do PSD e do CDS que decorrem no Parlamento e num painel sobre "reformas nas políticas de soberania".
  
Miguel Macedo, que falou depois dos ministros da Justiça e da Defesa, explicou aos deputados que em 2013 vai ser feito o reposicionamento de todos os agentes da PSP e da GNR no sistema remuneratório, que vai aumentar o suplemento de segurança de 18% para 20% nessas duas forças e que também vai aumentar o subsídio de fardamento de 200 para 300 euros.» [DN]
   
Parecer:
 
Parece que assegura a capacidade de repressão sobre as cigarras com uma gorjeta para o fardamento.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se a falta de noção do ridículo da super formiga do governo.»
   
 às vezes apetece substituir o Cavaco pelo D. Juan Carlos
   
«"Do lado de fora parece melhor. Cá dentro apetece chorar", disse o Rei espanhol sobre o seu país. No entanto, o monarca frisou que há que avançar, "com uma faca na boca e um sorriso".
  
O Rei prestou declarações durante a sua visita oficial a Nova Deli, falando sobre o mau momento que o país atravessa, mas defendendo sempre a ideia de que há que seguir em frente. "Claro que, quando a torneira está fechada custa, mas temos de seguir em frente, porque irão haver resultados. A Espanha continuará a ser muito importante na esfera mundial", disse o Rei aos jornalistas que o acompanharam na viagem.
  
Houve ainda tempo para algumas críticas às agências de rating, com o monarca a dizer que há gente que quer "dar na cabeça" ao seu país, como é o caso das agências de classificação. "E ainda por cima temos de ficar calados. Falo com muitos chefes de Estado e sei como é", disse o Rei.» [DN]
   
Parecer:
 
O nosso fala e actua como se fosse presidente da Junta de Freguesia de Belém.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se aos espanhóis se não querem fazer uma troca, nós ficamos com o Juan e damos um cromo em troca.»
   
 Super Relvas
   
«A auditoria da Inspeção-Geral da Educação à Lusófona detetou várias irregularidades em licenciaturas atribuídas na universidade com recurso ao reconhecimento e certificação da experiência profissional.
   
No certificado de licenciatura de Miguel Relvas constam três cadeiras que não existiam quando esteve matriculado na universidade, em 2006/07, e que só começaram a ser lecionadas um ano depois do atual ministro saído da instituição.
   
Sexta-feira, o Expresso tentou contactar o ministro das Assuntos Parlamentares, mas este não se mostrou disponível. Hoje, Miguel Relvas, segundo a Agência Lusa, estar "de consciência tranquila e construiu toda a sua vida independentemente de títulos académicos"» [Expresso]
   
Parecer:
 
Compreende-se que o Relvas não esteja com medo de nada, o homem levou equivalência a tanta coisa que ainda fez cadeiras que dariam para montar uma esplanada.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada e sugira-se à ministra da Impunidade que solicite à amiga uma certidão de inocência universal para o dr. Relvas.»
   
 Ricciardi só falou duas vezes com Passos Coelho
   
«Antes de partir para Timor Leste, há uma semana, o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Noronha Nascimento, decidiu sobre o pedido de validação das escutas em que intervém o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.
   
A intercepção foi feita em dezembro e, por opção estratégica da equipa que investiga as suspeitas de corrupção, tráfico de influências e informação privilegiada, na privatrização da REN e da EDP, só foi levada ao presidente do Supremo 11 meses depois, muito acima dos 15 dias previstos por lei.» [Expresso]
   
Parecer:
 
E à segunda vez já o tratava por tu?
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Ricciardi se também é de Massamá ou se já andou nalguma fisioterapeuta.»
   
 Lagarde, amiga, o CD está contigo
   
«Paulo Portas mostrou-se de acordo com as declarações da diretora do FMI, que reconheceu que o organismo subestimou os efeitos da austeridade.» [Expresso]
   
Parecer:
 
Digamos que está à rasca e não a larga... não larga a Lagarde e em matéria de envenenamento da coligação governamental os ataques directos e indirectos de portas são à Lagard!
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mande-se um pirilampo ao Portas para ser mais fácil de se ver.»
   
 Terá bebido em demasia
   
«O líder parlamentar do PSD considerou hoje que o programa que o governo tem de levar a cabo nos próximos meses sobre a redução da despesa estrutural é um programa de “salvação do Estado social” e para esse trabalho chama o PS. Um programa que para Luís Montenegro é possível fazer “sem que a questão da revisão constitucional seja colocada”, mas o deputado não exclui no entanto essa possibilidade desde que o PS esteja disponível.
   
Questionado pelos jornalistas se a redução da despesa estrutural de quatro mil milhões de euros que o governo tem de levar a cabo já na sexta avaliação da troika que começa em Novembro, Montenegro não colocou de parte uma discussão sobre a Constituição durante o debate que o PSD e o CDS querem fazer sobre as funções do Estado. “É possível promover estas reformas sem que a questão da revisão constitucional possa ser colocada. Mas nós também não temos tabus nem complexos sobre essa matéria. Apresentamos as nossas ideias sobre o assunto e não houve condições porque o PS que é um elemento essencial para se cumprir a maioria qualificada de 2/3. Quando o PS tiver essa disponibilidade temos todo o interesse em ter uma Constituição tão marcadamente ideológica e que sirva a garantia do Estado social dos cidadãos.”» [i]
   
Parecer:
 
O homem acha que pode governar à margem da Constituição e já deve imaginar ser possível rever a constituição com a maioria governamental.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sirva-se uma açorda de alho ao pobre que a coisa passa.»
   
 Até os polícias seguiram a sugestão do homem de Massamá
   
«Chegou a escoltar o Presidente da República, mas a situação em que se encontrava levou-o a decidir largar a carreira e emigrar. O primeiro emprego que conseguiu foi como padeiro. Os clientes a quem distribuía o pão todas as manhãs, num dos bairros mais chiques da cidade, nunca sonharam que Filipe era um polícia. Lucas também pediu uma licença sem vencimento à PSP e mudou-se para Angola. Em Portugal chegava a trabalhar 16 horas por dia para levar para casa, ao fim do mês, pouco mais de 800 euros. Hoje ganha 11 vezes mais e só trabalha oito horas. Elsa era oficial e dava aulas na Escola Prática de Polícia em Torres Novas. Teve nas mãos a formação de milhares de agentes, mas agora vive em Luanda e não pensa regressar a Portugal tão cedo. David precisou de mentir à GNR e dizer que tentou suicidar-se para conseguir uma licença sem vencimento. E em breve estará a trabalhar na cozinha de um restaurante alemão.» [i]
   
Parecer:
 
Um dia destes basta o grupo parlamentar do PSD para que o Passos tenha a unanimidade parlamentar, depois dos polícias pouca gente ficará cá.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «O último a sair que pergunte ao Passos se quer que se apague a luz ou se apaga ele quando decidir abandonar o país.»
   
 Referências de quê?
   
«A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, defendeu hoje que classe política tem de ser exemplar para não perder a legitimidade, argumentando que caso não se constitua como uma referência dificilmente os portugueses aceitarão sacrifícios.
   
"Se nós não formos referências, dificilmente os portugueses aceitarão sacrifícios. A classe política tem de ser exemplar, se não for perdemos legitimidade. Nessa medida, todos e cada um de nós, no seu local, tem de ser essa referência", defendeu Paula Teixeira da Cruz.» [i]
   
Parecer:
 
esta senhora não diz coisa com coisa, passou-se!
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Prepare-se mais uma açorda de alho!»
   
 Passos quer impor a sua revisão constitucional
   
«No final das primeiras jornadas parlamentares conjuntas de PSD e CDS-PP, que decorrem na Assembleia da República, afirmou que para alguns “ficou implícito que uma reforma mais profunda do Estado” poderia ser feita depois do cumprimento do programa de ajustamento. “Não é verdade”, acrescentou.
   
Salientou então que para cumprir esta reforma é necessária uma “refundação, não uma negociação” do programa de ajustamento da troika, desafiando, ainda que de forma pouco clara, o PS a participar na tal “refundação”.» [Público]
   
Parecer:
 
Passou-se. Falhou e foge para a frente a mando do Gaspar.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Derrube-se este governo incompetente e abusador.»