sexta-feira, novembro 30, 2012

Umas no cravo e outras na ferradura

 
 
   Foto Jumento
 
Photobucket
 
Baixo-relevo do Cinema Eden, Praça dos Restauradores, Lisboa
   
Imagens dos visitantes d'O Jumento
 
Photobucket
   
Tempo invernoso na aldeia de Monsanto [A. Cabral]
 
Jumento do dia
   
Alberto da Ponte
 
O nosso amigo Alberto da Ponte deve ter levado um grande stock de cerveja para a RTP, só assim se entende que esteja a garantir sigili num inquérito conduzido por gente da RTP, escolhida e a mando da administração da RTP. Sò mesmo um doido fala na certeza do respeito desse sigilo.
 
«O presidente do conselho de administração da RTP, Alberto da Ponte, afirmou hoje que o inquérito sobre o caso das imagens visionadas pela PSP na empresa é interno e que as pessoas responderam "sob sigilo".» [DN]
 

  
 A nossa falta de jeito para o crime
   
«Se bem percebi, uma inspetora da PJ, tendo programado um crime de morte, deixou o telemóvel em casa, para que as antenas não lhe seguissem o percurso, e do Porto para Coimbra não foi pela A1, para as portagens não a denunciarem. Tudo bem, serviu-se dos saberes profissionais. Depois, meteu 13 balázios na avó do marido com uma 9mm que roubara a uma colega, pistola de calibre das distribuídas aos inspetores da PJ, e deixou no local do crime as cápsulas, de um lote que, seguido, foi dar à PJ-Porto. Para mais, nem arrombou a porta da morta nem a casa ficou desfeita simulando um roubo. Enfim, tudo mal, a inspetora apontou para si o crime. A confirmar-se tudo isto, atazana-me esta dúvida: o que tramou a inspetora foi ela conhecer truques que um bom polícia conhece ou ela foi traída por mostrar tanta tolice que só podia ser de um polícia português? Digo isto porque a tolice à portuguesa começa a ser uma marca do nosso ADN. Por isso saúdo as minhas duas colegas do Público que acabaram o seu texto de ontem sobre o caso da inspetora com uma autoironia soberba. Sobre os repórteres que dão de barato os bitaites de vizinhos de crimes, escrevem elas dessas testemunhas: "Aos jornalistas dizem que se quiserem que passem outra vez à noite, depois dos telejornais. Nessa altura já saberão mais do caso." O jornalismo português, sobretudo a reportagem, precisa mais de profissionais assim, que saibam desmontar a realidade do reality show.» [DN]
   
Autor:
 
Ferreira Fernandes.   
   
     
 Quem não chora não mama
   
«O ministro da Economia espanhol, Luis de Guindos, revelou hoje no Congresso que o juro do empréstimo de 40 mil milhões concedido por Bruxelas ao sector financeiro espanhol será inferior a 1%.
    
Em junho, quando anunciou o pedido de resgate à banca, Bruxelas tinha dito que o empréstimo teria um juro entre 3% e 4%. Nessa altura, o porta-voz dos Assuntos Económicos da Comissão Europeia, Amadeu Altafaj, indicou que o crédito poderia ser alvo de uma taxa de juro entre 3% e 4%, valores que qualificou de "razoáveis".» [Dinheiro Vivo]
   
Parecer:
 
E como o Passos nem chora, nem mama, nem protesta leva pela medida grossa, ele é que é mais troikista do que a troika, ele é que anda a lamber a senhora Merkel e os portugueses é que pagam.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Passos se está cheio de dinheiro para pagar quatro vezes mais e ainda perdoar os juros à banca.»
      
 Um bombom
   
«Esta decisão foi anunciada pelo secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Luís Marques Guedes, na conferência de imprensa sobre as conclusões da reunião semanal do executivo.
   
Marques Guedes afirmou que os trabalhadores da função pública terão dispensa de comparência ao serviço nos dois dias: "Não é em alternativa, é cumulativa, no dia 24 e no dia 31, e é o dia inteiro."
   
O secretário de Estado da Presidência justificou esta decisão com o facto de o Natal e o ano novo este ano calharem em terças-feiras.» [CM]
   
Parecer:
 
O governo esqueceu o discurso do ano passado e deu uma gorjeta aos pobres.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Agradeça-se ao senhor primeiro-ministro.»
   
  
 Quem mente?
   
«Nuno Santos acusa a administração da RTP de ter condicionado o resultado do inquérito sobre os factos ocorridos há duas semanas, na sequência da greve geral do dia 14. Em comunicado divulgado esta quinta-feira, o ex-diretor, que apresentou a sua demissão na semana passada, diz que o inquérito não reflete "a verdade dos factos" e apresenta "lamentáveis juízos de valor".
   
"Os inquiridores da RTP dependem do Conselho de Administração, o que torna evidente a necessidade de uma entidade imparcial para apurar a verdade", lê-se no comunicado. No mesmo documento, o jornalista exorta uma "entidade imparcial, seja a ERC, o Sindicato dos Jornalistas ou a Comissão da Carteira Profissional do Jornalista" a conduzir um inquérito que apure a verdade. Para isso, Nuno Santos manifesta a sua "total disponibilidade" para prestar as declarações julgadas necessárias.» [DN]
   
Parecer:
 
Aceitam-se apostas.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aposte-se no pessoal do Relvas como sendo os mentirosos.»
   
 UGT ameaça governo
   
«O secretário-geral da UGT ameaçou hoje cortar relações com o Governo se o Executivo alterar o modelo contributivo da Segurança Social, descendo unilateralmente as pensões, ou recorrer ao fundo de estabilização financeira como garantia para empréstimos do Estado.
   
"Dadas as nossas responsabilidades perante os trabalhadores e perante o país, se o Governo não respeitar a autonomia do regime contributivo da Segurança Social e o quadro constitucional e legal que o rege, a UGT assumirá a rutura das relações com o Governo", afirmou João Proença em conferência de imprensa.» [DN]
   
Parecer:
 
Parece que a UGT já começa a perceber este governo.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Proença se ainda não o tinha percebido quando assinou o acordo.»
   
 Abaixo assinado para demitir Passos
   
«Com a acusação de estar a "fazer caminhar o País para o abismo", 78 personalidades exigem ao primeiro-ministro que se demita. Entre as razões está a "aprovação de um Orçamento de Estado iníquo, injusto, socialmente condenável", que consideram que "não será cumprido e que aprofundará em 2013 a recessão".
   
A acrescentar, diz o manifesto, o Orçamento é de "duvidosa constitucionalidade", para além de agravar de forma "incomportável da situação social, económica, financeira e política". Daí que os signatários exijam "pelo interesse nacional" ser dever de Passos Coelho "retirar as consequências políticas que se impõem, apresentando a demissão ao Senhor Presidente da República, poupando assim o País e os Portugueses ainda a mais graves e imprevisíveis consequências".» [DN]
   
Parecer:
 
A verdade é que faria todo o sentido pedir também a demissão de Cavaco.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proponha-se mais um abaixo-assinado.»
   
 Até tu ZÉ?
   
«“Há limites ao nível daquilo que é politicamente aceitável em certos esforços que estão a decorrer na Europa”, afirmou em Bruxelas, perante uma plateia de empresários europeus e asiáticos.
  
“Por vezes olhamos para a política económica, esquecendo outro importante elemento da decisão económica racional, que é manter aceitáveis a condições políticas e sociais para a implementação de qualquer programa”, acrescentou.
   
“Sabemos em certos Estados-Membros há problemas graves ao nível da aceitação dos programas que estão a ser desenvolvidos nos países”, como é o caso de Portugal, “ao nível das reformas”, reconheceu Barroso.» [DN]
   
Parecer:
 
Ó Zé, essas preocupações sociais são cenas que não assistem ao Gaspar.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Zé se ainda está interessado no lugar de "Carmona" do Gasparismo.»
   
 Greve dos estivadores custou 1.200 milhões
   
«O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, afirmou hoje que cada mês de greve nos portos tem um custo de 400 milhões de euros, o que significa que os últimos três meses causaram prejuízos de 1.200 milhões de euros.
   
Questionado sobre o custo das greves dos estivadores, que se sucedem há três meses nos portos de Lisboa, Setúbal, Figueira da Foz e Aveiro, o governante disse que "segundo as estimativas, 400 milhões de euros são os custos por mês de greve".» [i]
   
Parecer:
 
É uma pena que os estudiosos que agora calculam os custos de uma greve tenha sido incapazes de perceber que esta greve iria suceder.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se tanta incompetência»
   
 Portugueses continuam a cortar no combustível
   
«O consumo de gasolina diminuiu 9%, em Setembro, uma queda que ainda assim é inferior à verificada nos meses anteriores, quando as quedas superaram os 9%, de acordo com os dados divulgados pela Direcção de Energia e Geologia (DGE).
   
No caso do gasóleo, a queda foi de 9,6%, no mês em análise, o que representa um acentuar da tendência, já que em Agosto a descida tinha sido de 9%, segundo a mesma fonte.» [Jornal de Negócios]
   
Parecer:
 
MAs que belo ajustamento, ainda vamos andar de alpargatas.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Gaspar qual é a perda em receitas fiscais, IVA e ISP.»
   

   
   
Photobucket
  
Photobucket
   
Photobucket
   
Photobucket
  
ttPhotobuckett