quinta-feira, fevereiro 14, 2013

Umas no cravo e outras na ferradura


 
   Foto Jumento
 
 photo Lisboa_zps5866d185.jpg

Lisboa
   
Imagens dos visitantes d'O Jumento
 
 photo cabras_zps4678cfbb.jpg
   
Cabras, Monsanto [A. Cabral]   

Jumento do dia
Assunção Cristas, a boa alma do Governo
 
cA ministra Assunção Cristas é tão generosa, tão generosa, tão generosa, tão generosa que a poucos meses de se ir embora do ministério está preparando um subsídio às rendas que será pago daqui a cinco anos. Esta rapariga é tão boazinha que já deve ter um T3 reservado num resort de luxo no Céu.

Esta senhora foi a autora da mais brutal das leis deste governo, precisamente a nova lei das rendas, tão brutal que até o próprio Cavaco que nem é inquilino se sentiu incomodado. Agora parece estar com receio das consequências e desdobra-se em comissões de acompanhamento e na criação de subsídios.
 
«A ministra Assunção Cristas disse hoje, no parlamento, que o Governo está a recolher dados para preparar a legislação que cria o subsídio de renda destinados aos idosos com dificuldades, depois de passado o período transitório da lei das rendas.
  
A ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território esteve hoje a ser ouvida na Comissão parlamentar com o mesmo nome. Apesar de terem existido algumas perguntas sobre ambiente e ordenamento do território, sobretudo sobre os programas de requalificação urbana Polis, a audição centrou-se na nova lei do arrendamento urbano, que entrou em vigor em Novembro.» [Sol]

 Colpaso de ponte de gelo no glaciar Perito Moreno (Argentina)
 
 
 Uma questão de caridade

Mas se o Passos não aguenta, já não consegue dizer coisa com coisa, está magro e a ficar careca, então porque não faz como Bento XVI e abdica? O Gaspar até agradecia.

 Sugestão a Passos Coelho
 
Porque não cria um prémio para o desempregado número 1.000.000? Já vamos nos 920 mil e seria engraçado se o desempregado n.º 1.000.000 recebesse um bacalhau, uma viagem de ida para um destino da emigração ou mesmo um cabaz de Natal oferecido pelo Pingo Doce. 


  
 Um pouco de ternura e nada mais
   
«No domingo, 27 de Janeiro, às 5 da tarde, fui internado de urgência no Santa Maria. Respirava com extrema dificuldade, era assaltado por terríveis acessos de tosse, não me mantinha equilibrado e estava apossado de funesta sonolência. Andava nesta obstinada teimosia há uma semana, ante os reparos dos filhos e as reprimendas da Isaura, que custodia as minhas disposições com a benevolência e a firmeza que lhe conferem cinquenta anos de vida em comum. Éramos dois miúdos e durante estes anos todos temos enfrentado vendavais sem conta. Continuamos dois miúdos, um pouco mais velhos.

Cheguei, pois, ao hospital num estado deplorável, em razão da minha presunção e soberba. Presumiu-se que uma virose me atacara; depois, talvez fosse vítima de embolia pulmonar. O despiste das doenças não impediu a minha acentuada fraqueza. Fui rodeado imediatamente de atenções e de solicitudes que logo notei serem iguais para todos quantos haviam entrado naquele crisol de sofrimento e de espanto. Pertencia, agora, a esta comunidade na qual o abatimento, a dependência, a fragilidade e a perda do recato pertencem ao mesmo número de resignadas admissões.

Pouco depois fui transferido para o Hospital Pulido Valente. Explicaram-me que, na Unidade de Cuidados Intermédios, dispunha de assistência assídua e especializada, e a minha miséria encontrava resposta na bondade, no carinho, no desvelo de um grupo de raparigas e de rapazes não só atento à medicação, procurando magoar-me o mínimo possível, com o furo nas veias débeis, como me lavavam, me limpavam, me cuidavam com a grandeza de quem não precisa de reciprocidade. A dimensão da humanidade na sua expressão acaso mais nobre. Sou-lhes eterno devedor.

Ao observá-los e à sua compassiva densidade, apreendi que os macacos sem fé e sem sonho, que nos governam, desejam não só dar cabo do Serviço Nacional de Saúde: eles querem, sobretudo, dissolver os laços de benevolência, essa ligação suave, decente e poderosa entre alma e coração, substância e essência que constituem a construção social e o espírito do SNS. O que são alianças de piedade e de solidariedade entre os que sofrem e os que cuidam, ajudam e amparam, eles ambicionam transformar em gélidas demonstrações profissionais, "justificadas" pelo dinheiro.

Estes que tais encontram, porventura, na maldita frase do banqueiro Ulrich ["eles aguentam, aguentam"] o mais sórdido apoio aos seus projectos de demolição social e ética. Estão do outro lado das coisas, ignoram a natureza concêntrica das grandes simpatias humanas. Têm o coração oco. Nada sabem dessa humanidade assustada, desvalida, a quem querem roubar o pouco que lhes resta, que sofre nas ruas, nos hospitais, que envelhece no pasmo de desconhecer o que lhes acontece. E ocorre-me a frase de Raul Brandão: "Apenas anseiam por um pouco de ternura e nada mais."» [DN]
   
Autor:
 
Baptista-Bastos.   
   
  
     
 Ao que isto chegou
   
«A suspensão do programa "Direito à Alimentação" é justificada pela crise e pelo aumento do IVA.
Está suspenso o programa de doação de refeições a famílias carenciadas promovido pela AHRESP (Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal).
  
Em declarações ao Jornal de Notícias, o presidente da Associação lembra que, só no ano passado, 11 mil empresas da área da restauração fecharam portas, atirando para o desemprego 37 mil trabalhadores.
  
José Manuel Esteves diz que o sector tem muitas famílias de empresários e trabalhadores a quem faltam alimentos. Assim, e também porque a caridade começa em casa, o programa de doação de refeições fica suspenso até que sejam criadas condições de viabilidade para o sector.
  
Entre 2011 e 2012 o programa "Direito à Alimentação" (que consistia em lutar contra o desperdício e contava com o apoio do Presidente da República) distribuiu 45 mil refeições.» [TSF]
   
Parecer:
 
Até aqueles que ajudaram Cavaco a derrubar Sócrates já sentem apetite!
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco se não abrilhantou a cerimónia do encerramento do programa "Direito à Alimentação" de que foi o padrinho.»
      
 Anedótico
   
«O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou que os números do desemprego estão "razoavelmente em linha" com as previsões do Governo e disse esperar uma inversão de tendência ao longo do ano.» [CM]
   
Parecer:
 
Prometeu crescimento económico e criação de emprego no segundo semestre de 2012 e agora diz que o desemprego está em linha com as previsões. Quais previsões? SE está em linha será a primeira vez que este governo acerta nas previsões.

Agora já nem promete a criação de emprego, apenas fala em alterar a tendência, isto é, que continua a aumentar o desemprego mas mais devagar.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida e sonora gargalhada.»
   
 Pobre Franquelim
   
«O secretário de Estado da Inovação e Empreendedorismo, Franquelim Alves, disse esta quarta-feira no Parlamento que a passagem que teve pelo BPN foi "provavelmente" a sua pior opção profissional, mas sublinhou que não foi responsável pelo que se passou.» [CM]
   
Parecer:
 
O homem pensava que a SLN era uma quermesse da Igreja e sai-lhe uma empresa dos irmãos metralha.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Franquelim se é mesmo ingénuo ou só nos acha imbecis ao ponto de engolirmos a sua patranhice.»
   
 Boas novas do ajustamento
   
«O número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) caiu, em dezembro, 11 por cento, para os 282.146, face ao período homólogo de 2011, informa o portal do Instituto da Segurança Social (ISS).» [CM]
   
Parecer:
 
Parece que há menos pobres em Portugal.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Lambretas e morreram de fome ou de doença.»
   
 Desempata a loja Macário!
   
«Segundo um acórdão do TC datado de 06 de fevereiro e publicado na terça-feira no sítio da Internet do tribunal, "a alegação de existência de contradição entre a decisão proferida e os respetivos fundamentos só pode decorrer de uma leitura desatenta do respetivo conteúdo".

Esta é a segunda resposta negativa que o presidente da Câmara de Faro recebe do TC, depois de em janeiro o mesmo tribunal se ter negado a apreciar um recurso do autarca, invocando que o recorrente nunca, em fases anteriores do processo, havia suscitado eventuais inconstitucionalidades.

De acordo com o TC, o que Macário Correia apresentou após ter conhecido o resultado daquele recurso não foi um pedido de aclaração (esclarecimentos), mas sim uma exposição da sua discordância relativamente ao primeiro acórdão daquele tribunal.

"Notificado o Ministério Público, veio o mesmo referir que a peça processual apresentada pelo requerente consubstancia, ao invés de um pretenso pedido de esclarecimento, uma demonstração de discordância face ao sentido do acórdão proferido", lê-se no novo acórdão.

Na segunda-feira, após tomar conhecimento do resultado do pedido de aclaração ao primeiro acórdão do TC, o ainda presidente da Câmara de Faro recusou-se, em comunicado, a divulgar o seu conteúdo, mas reiterou que iria manter-se no cargo.» [DN]
   
Parecer:
 
O homem parece ter o cu pesado.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pela saída do Macário.»
   
 Um país de pedintes, diz o senhor
   
«"Em relação aos inquilinos a aceitação [das novas regras do arrendamento urbano] tem sido razoável. Temos é, neste momento, 72% de inquilinos que alegam pobreza, isto parece que é um país de pedintes", afirmou o presidente da ANP, António Frias Marques, em declarações à agência Lusa.
  
Segundo o líder da associação -- que hoje faz um "primeiro balanço" da nova legislação em conferência de imprensa no Porto -- na base do tão elevado número de alegações de "carência económica" está o valor do rendimento previsto na lei: "Segundo a lei das rendas, ser pobre é ganhar por mês menos de 2.425 euros, equivalente a cinco ordenados mínimos", disse.» [DN]
   
Parecer:
 
O senhor que aguente cinco anos que isso passa e, já agora, proponha-se ao governo que ao fim dos cinco anos as rendas sejam consideradas como qualquer outro rendimento para efeitos de IRS. Se querem deduções então que constituam empresas, e apresentem a respectiva contabilidade como fazem todos os investidores.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao senhor que se sente.»
   
 Comissário europeu tenta branquear a sua incompetência
   
«O comissário europeu responsável pelos assuntos económicos e monetários escreve carta aos ministros das finanças da União Europeia a explicar que a discussão sobre "erro" admitido pelo FMI em relação aos "multiplicadores automáticos" não faz sentido.

Olli Rehn considera que este debate "não tem sido útil e arrisca corroer a confiança" construída ao longo dos últimos anos.

Sem se referir ao estudo assinado pelo economista-chefe do FMI, Rehn afirma que "estudos recentes sobre os multiplicadores automáticos são de uso particularmente limitado no que diz respeito ao caso específico da Grécia".» [Expresso]
   
Parecer:
 
Compreende-se o comissário, não quer assumir as responsabilidades pelos seus erros.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao comissário que nomeie uma comissão de inquérito formada por economistas independentes, para avalaiarem os erros da troika e do próprio comissário, para não referir o seu Caniche da comunicação social, um rapaz que só vem a público para fazer chantagem sobre o país.»
   
 Mundo tem mais telemoveis do que água potável e sanitas
   
«"Em todo o mundo, há mais pessoas com telemóveis do que com casas de banho", afirmou ontem em Los Angeles, o ator norte-americano Matt Damon, numa conferência de imprensa para a apresentação da campanha "Strike with Me", da organização Water e anunciar que vai "deixar de ir à casa de  banho" em protesto.

A iniciativa visa angariar fundos para resolver o problema da falta de água potável e de instalações sanitárias, que afeta milhões de homens, mulheres e crianças. » [Expresso]
   
Parecer:
 
Conclusão, anda muita gente a telefonar com as mãos sujas e a fazer xixi pelas calças abaixo.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
   
 O sôr Álvaro vai a Londres falar de milagres
   
«O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, visita Londres no final de Fevereiro para falar do relançamento da economia portuguesa e o interesse de Portugal como porta para os mercados lusófonos.

O ministro foi convidado para dar uma palestra no dia 25 no Fórum Oficial das Instituições Monetárias e Financeiras (OMFIF na sigla inglesa), para falar sobre 'O Novo Programa para o Dinamismo Económico' de Portugal.

Na audiência estarão membros de instituições financeiras, advogados, académicos ou consultores, que terão oportunidade depois de fazer perguntas ao ministro» [Jornal de Negócios]
   
Parecer:
 
Anda, anda e vai para o lugar de Bento XVI, pode muito bem ser o Bento XVII.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»
   
 A Chico esperteza do deputado do PSD
   
«Começando por elogiar a presença de Franquelim Alves no Parlamento, a tão poucos dias da nomeação e depois da polémica da sua escolha, Paulo Baptista Santos, deputado do PSD, defendeu Franquelim Alves, assumindo as despesas de criticar as forças políticas da oposição pelo "linchamento público e de carácter" que diz estarem a tentar fazer.

Paulo Baptista Santos, para cimentar a defesa de Franquelim Alves, lembrou que pela Resolução do Conselho de Ministros 64/2010, o Governo de José Sócrates, apoiado pelo PS, escolheu Franquelim Alves para integrar o grupo nomeado para avaliar o sector empresarial local. Foi com esta resolução que o PSD diz que a posição do PS, nesta comissão, não faz sentido.» [Jornal de Negócios]
   
Parecer:
 
Isso foi antes do Franquelim ter assumido no Parlamento que "escondeu" as vigarices no BPN.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Imbecil!»
   

   
   
 photo Michael-Solokhin-5_zps6588be4a.jpg
  
 photo Michael-Solokhin-3_zps2898e810.jpg
   
 photo Michael-Solokhin-2_zps3f424bac.jpg
   
 photo Michael-Solokhin-1_zpscad8e700.jpg
  
 photo Michael-Solokhin-4_zpsc4663bb1.jpg