domingo, março 03, 2013

Semanada


Entre os muitos manifestantes que estiveram no Terreiro do Paço registou-se a presença de muita gente que ajudou a direita a eleger-se e a troika a instalar-se em Portugal, não se viu o Mário Nogueira porque ainda anda a fazer estimativas sobre quantos professores ajudou a despedir, mas foi possível ver pessoal do PCP e do BE, que foram indispensáveis para que a direita fizesse aprovar o chumbo do PEC IV. Aliás, o pessoal do BE faz lembrar o conhecido adepto do FCP, onde estão os jornalistas aparece sempre um dirigente dos nossos estalino-trostkistas, só que agora em vez de um aparece o casal modelo.
  
Vale a pena comparar os critérios jornalísticos em matéria de contagem dos manifestantes, seria interessante pegar, por exemplo, no Público do tempo das manifestações dos professores ou dos jovens à rasca e comparar com a edição de hoje, perceberíamos como umas vezes usam papel milimétrico e outras papel logarítimico. Com uma boa parte do povo farto da troika e com muitos a falarem já em revolução os jornalistas do Público fazem contas, manipulando informação e ignorando claramente o que viram. Primeiro dizem que Terreiro do Paço, Rossio, Av. da Liberdade, Rossio e Restauradores juntos não levam mais de 350.000 pessoas, depois descobrem que só o Terreiro do Paço leva mais de 180.000 mas não estava cheio. E se fosse à bardamerda?
  
O certo é que depois de uma semana de manipulação descarada da opinião, com o governo a multiplicar as tentativas para desmobilizar a população, até o Gaspar se deu ao trabalho de aturar militantes da ANP dos dias de hoje, os portugueses foram para a rua dizer a Passos que já não passa de um fantoche e a Seguro e António Costa que estão à beira de também o serem. Nas ruas de Portugal foi perceptível a frustração, o desprezo e a vontade de mudar, com ou sem os partidos, os portugueses querem mudar, às boas ou às más Portugal vai mudar.
  
Quem não deve estar a entender esta vontade de mudança é Cavaco Silva, aquele que tudo fez para ter no poder um governo do seu partido, ainda que liderado por um Passos que parecia desprezar, anda agora escondido do povo, parece que já está arrependido de repetir as mentiras de Gaspar, depois de ter prometido crescimento em 2012 e em 2013 optou pelo silêncio. Cavaco está paralisado, é incapaz de interpretar a realidade que vive e da qual foi o principal manipulador, agora arrisca-se a ficar para a história como o mais incompetente dos Presidentes da República. Ainda sou do tempo em que Cavaco questionava quem andaria a comprar a dívida portuguesa que permitia a Sócrates dizer não ao FMI, a suspeita ia para os perigosos comunistas chineses, os mesmos que agora pagam bem a Catroga, o ministro das Finanças que ajudou Cavaco a vender o BPA e que mais tarde foi responsável financeiro da sua campanha.
  
Com o ruído da manifestação quase nem se reparou na partida do décimo jornalista do DN para funções de arrastadeira governamental o que, aliás, não abona nada a favor da inteligência dos jornalistas do DN, só um louco deixa um jornal prestigiado para colaborar com um governo incompetente, formado por imbecis e que já é tratado como fantoche por um povo que não se reconhece nele e que não lhe reconhece legitimidade para governar segundo as teses confidenciais do Gaspar. Mas, enfim, a estupidez humana nem sempre é fácil de entender.