sexta-feira, março 15, 2013

Umas no cravo e outras na ferradura


 
   Foto Jumento
 
 photo Gulbenkian_zps42762be0.jpg
 
Acanto [Acanthus mollis], Jardim Gulbenkian, Lisboa
   
Imagens dos visitantes d'O Jumento
 
 photo disputa_zps5963eafd.jpg
   
Disputa [A. Cabral]   
 
Jumento do dia
  
Manuel Meirinho, funcionário do Gaspar
 
Digamos que o PSD não é das melhores escolas de dignidade e princípios, o que não quer dizer que todos os militantes são meirinhos, conheço gente muito boa e digna na naquele partido «, ainda que nos últimos tempos andem um bocado arredados da política.

Quanto ao Zorrinho é bom que perceba que não há grande diferença entre analisar o projecto do governo numa conferência convocada pelo ministro ou por uma universidade, ainda por cima o ICSP.
 
«Carlos Zorrinho acusou esta tarde o Ministério das Finanças de "aproveitamento lamentável" da sua "boa-fé e vontade de participação e cidadania", depois de ter sido conhecida a participação do líder parlamentar socialista numa conferência organizada pelo Governo sobre a reforma do Estado.

Numa carta, a que o DN teve acesso, Zorrinho informa o presidente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Manuel Meirinho, da sua indisponibilidade para participar neste evento organizado pelo INA, instituto sob tutela das Finanças, que será aberto pelo primeiro-ministro, Passos Coelho, e encerrado pelo Presidente da República, Cavaco Silva.
  
"Não fui em nenhum momento informado que a organização não era uma iniciativa académica, mas uma iniciativa política patrocinada pelo Ministério das Finanças", explica o deputado socialista, apontando o dedo ao "aproveitamento" do Governo "através do Ministério das Finanças", "com a conivência aparente do ISCSP".

O presidente deste instituto da Universidade Técnica de Lisboa renunciou ao cargo de deputado pelo PSD (eleito como independente pela Guarda), para assumir estas funções. Manuel Meirinho colaborou ainda no projeto do PSD de revisão constitucional que Passos Coelho meteria depois na gaveta.» [DN]



 Joana Manuel
 
 

 Trova do vento que passa, poema de Manuel Alegre

Manuel Alegre e Carlos Paredes + Amália Rodrigues



Adriano Correia de Oliveira:


 
PS: Vale mais este poema de Manuel Alegre do que todos os conhecimentos de economia do Cavaco Silva, daqui a décadas ainda será declamado, cantado e lido enquanto os livros e os prefácios do homem da Quinta da Coelha nem terão valor para os alfarrobistas. Enfim, a eleição de Cavaco Silva para presidente deste país foi um momento de mau gosto colectivo que estamos pagando com língua de palmo.

 Para entreter o Gaspar em dia de avaliação
 


  
 Olha, vi a mão invisível
   
«A coisa mais errada que se poderia dizer é que Luís Pais Antunes não pode ser presidente da Autoridade da Concorrência (AdC) porque foi secretário de Estado nos governos de Durão Barroso e de Santana Lopes. Embora seja fundamental a independência partidária do regulador mais importante do País, o facto de alguém ter ligações políticas não o deve excluir. Não pode ser visto como uma debilidade fatal. Uma nódoa. Uma suspeita. O envolvimento político, embora hoje sob mira permanente - com razão de ser -, pode até ser um fator de valorização pessoal, cívica e talvez até profissional, não o contrário. Há políticos que não se serviram da política: pelo contrário, serviram-na.
  
No entanto, o facto de Pais Antunes ser advogado da PLMJ, sócio deste escritório (recebe lucros) e de este escritório ter em mãos processos ligados às telecomunicações e a centenas de empresas de outras áreas - bancos, por exemplo, que estão sob investigação - levanta muitas dúvidas. Faz sentido que o presidente da entidade que protege os consumidores, as empresas e a economia tenha um passado recente - aliás: um presente - ligado a companhias que agora se propõe fiscalizar? Não criará isso suspeitas - algumas até injustificadas? Não fere a confiança do mercado? Não o fragiliza a ele e, portanto, a nós? A resposta é evidente: sim, claro que sim. Surpreende apenas que o Governo tape os olhos e os ouvidos.
  
Há um terrível mal lusitano: os bons são sempre os mesmos. Há um cargo para uma empresa pública, até o de simples assessor? Apesar do desemprego, os candidatos contam-se pelos dedos. São raríssimas as caras novas. Vivemos em circuito fechado. Alguns andam por aí há 20, 30 anos, com terríveis fracassos, falências, disparates às costas, mas mantêm-se na pole position. Dão entrevistas, mexem os cordelinhos. Movimentam-se. Não é o caso de Pais Antunes - que mediou com êxito as últimas negociações da Concertação Social e tem currículo... de advogado - mas é com esta trupe que agora ele se está a misturar.
  
Não haverá ninguém na Autoridade da Concorrência com capacidade para o lugar? Numa altura destas, em que é cada vez mais importante ter reguladores fortes e capazes, não faria sentido uma escolha de dentro? Alguém que já estivesse na Concorrência? É adequado nomear um advogado de negócios - por mais sério que ele seja? Não se trata de exigir uma pureza laboratorial inexistente e até indesejável. A ideia é apenas evitar conflitos de interesse. Aliás: a obrigação é separar o Estado das empresas, porque é nesse esfrega-esfrega que florescem as suculentas rendas milionárias e os penosos défices públicos. Há sempre uma mão que embala o berço... Julguei que o Governo queria acabar com isto. Foi pelo menos o que ouvi. Vejo que não é bem o caso. Olha, deve ser esta a famosa mão invisível.» [DN]
   
Autor:
 
André Macedo.
   
  
     
 Cavaco vai receber mais uma bênção papal
   
«De acordo com a mesma fonte, o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, chefiará a delegação que se irá deslocar a Roma e da qual fará parte o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.» [CM]
   
Parecer:
 
Bem precisa, bem precisa...
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se e pergunte-se ao Aníbal se não quer ficar em Roma até ao fim do seu triste mandato.»
      
 Papa por desgosto de amor
   
«"Se não me caso contigo vou para padre", terá dito o jovem Jorge Bergoglio à sua namorada, do bairro argentino de Flores. "Não tenho nada a esconder, foi um coisa tão de crianças e tão pura. Acho que me pediu em casamento porque queria seguir o exemplo que via em casa e formar uma família", recordou a antiga namorada do agora Papa Francisco à rádio Mitre, de Buenos Aires.

Apesar de todo o empenho dos pequenos, o romance não perdurou por oposição dos pais de Amália, que negou ter tido uma relação "séria" com Bergoglio. "Apaixonada? Nessa idade não conhecia o amor; o amor só conheci quando cresci", esclareceu a amiga de infância do agora líder da Igreja Católica.» [DN]
   
Parecer:
 
Talvez por isso é é um feroz opositor ao casamento gay.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
   
 INA ao serviço do governo
   
«O primeiro-ministro, Passos Coelho, participa segunda-feira no arranque do ciclo de conferências sobre "Funções do Estado, Políticas Públicas e Administração Pública", promovido pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) e pelo INA.

Numa altura em que está no centro do debate a reforma do Estado e o eventual corte de quatro mil milhões de euros na despesa pública, Passos Coelho estará segunda-feira ao lado de Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, e Correia de Campos, ex-ministro da Saúde, a falar sobre quais devem ser as funções do Estado.» [DE]
   
Parecer:
 
O INA sempre foi um sítio onde se ganha muito dinheiro servindo todo e qualquer governo. Em relação ao ISCSP pode-se dizer que está para as universidades como o INA está para a Administração Pública, é assim desde os tempos em que formava os administradores coloniais.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Elogie-se o empenho de Cavaco no sucesso do seu governo.»
   
 Portugal volta a testar a troika nos mercados
   
«O anúncio do IGCP - Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública indica que, a 20 de março, serão realizadas uma emissão de Bilhetes do Tesouro com maturidade a 21 de junho de 2013 e outra com prazo de setembro de 2014.» [DE]
   
Parecer:
 
A verdade é que com a troika  a prolongar a austeridade por mais um ano e a renovar o empréstimo por mais uns anos que vai ao mercado é a troika e não Portugal. Isto não é gestão financeira do estado, é marketing político para totós.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
   
 Ai aguentam, aguentam...
   
«O presidente executivo da Jerónimo Martins viu a sua remuneração aumentar mais de 20% no ano passado, com a componente variável a ganhar importância no valor global.

A Jerónimo Martins divulgou esta tarde o relatório de Governo da Sociedade com a remuneração dos membros dos órgãos de administração e fiscalização, junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).» [Jornal de Negócios]
   
Parecer:
 
Assim quem é que não aguenta.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao merceeirozinho holandês se recebeu em escudos ou em florins.»
   
 Já se sente a mão de Passos Coelho
   
«Portugal desceu três lugares no ranking de desenvolvimento humano das Nações Unidas - está agora na 43ª posição entre 187 nações. Depois de apresentar uma tendência crescente até 2010, parece ter estagnado e, nalguns indicadores como o rendimento per capita, piorou.

Com 0.816 pontos, Portugal integra os 47 países com índice de desenvolvimento humano (IDH) muito elevado, mas abaixo da média dos países dessa categoria e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), revela o relatório "A ascensão do Sul: progresso humano num mundo diverso", divulgado esta quinta-feira pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), na cidade do México.» [Jornal de Notícias]
   
Parecer:
 
Isto começa a ser a Massamalândia.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «lamente-se pelo país e pelo povo português que vive uma fase de grande incompetência governativa.»
   
 Trabalhador exemplar
   
«“Para cometer o crime, o suspeito esperou que a carruagem do metropolitano parasse no cais de embarque na estação, aproveitando a entrada e o aglomerado de pessoas para se aproximar e empurrar a vítima pelas costas para furtar do bolso das calças um telemóvel avaliado em cerca de 700 euros”, descreve a PSP.

Um polícia que viajava naquela composição observou toda a acção do suspeito e interceptou-o à saída.

Depois de identificado, a PSP constatou que o suspeito, um homem de 75 anos, já tinha sido detido cinco vezes desde 2007 e, recentemente, cumpriu um ano e dois meses de pena de prisão efectiva pelo mesmo tipo de crime.» [Notícias ao Minuto]
   
Parecer:
 
Quando tantos falam a em prolongar a idade de reforma em vez de preso o homem devia ter levado uma comenda presidencial. Não é só o Catroga a trabalhar até tal idade!
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»
   

   
   
 photo Irina-Kozorog-5_zps6d2b2775.jpg
  
 photo Irina-Kozorog-4_zpscd3ed9dd.jpg
   
 photo Irina-Kozorog-2_zps6af4d45c.jpg
   
 photo Irina-Kozorog-3_zps9a541221.jpg
  
 photo Irina-Kozorog-1_zpsd397b3af.jpg