quarta-feira, abril 24, 2013

Ó imbecil, qual das três palavras não percebeu?

Se tivesse apresentado o "memorando" do Álvaro na cadeira de Política Económica a esta hora estaria a servir às mesas na Pastelaria Suíça, o documento revela leviandade, incompetência e é mais digno de uma prece de um crente na Santinha da Ladeira do que de um professor de economia, mesmo um daquelas universidades da América do Norte onde as únicas cadeiras obrigatórias, são Baketball I, Basqketball II e Basketball III:
 
Este plano faz lembrar um outro do brilhante Durão Barroso, quando andava desesperado em busca dos famosos sinais de retoma o agora desastroso presidente da Comissão Europeia também fez um conselho de ministros extraordinário em Óbidos, juntou tudo que o Estado gastava em investigação e lançou um grandioso programa de investigação. Quem estivesse distraído até se teria recordado do famoso discurso de Kenedy em que o presidente americano fixava como meta ir à Lua. Quem agora ouve o Gaspar até fica com pena dos tigres asiáticos, vai falir um a seguir ao outro por causa da concorrência lusa.
 
E no que consiste o grandioso porgrama de crescimento e reindustrialização, esse plano Marshall concebido pelo sôr Álvaro? Na constituição de mais um banco do Estado e nas verbas do QREN.
 
Quanto às verbas do Estado já se sabe que vai ter um grande impacto na economia, é para que assim seja que o ministro verdinho que se chama Maduro anda a programar reuniões com os presidentes das distritais do PSD que, como se sabe, são elementos fundamentais para a promoção do crescimento económico, o Portas faz diplomacia económica lá fora e o Maduro faz diplomacia política cá dentro.
 
Quanto ao banco de fomento é importantíssimo para fomentar mais uns lugares de emprego para boys, entre administradores, diretores e altos quadros há lugar assegurado para umas dezenas de boys, a que se somam alguns negócios interessantes como instalações, aquisição de equipamentos, etc. Enfim, quando o banco estiver instalado lá terá o Seguro de recomeçar tudo de novo pois não vai querer a tralha gasparista.
 
Não deixa de ser curioso que os nossos liberais na hora do desespero depressa esquecem o seu princípio e fazem um conselho de ministros que mais parece uma reunião do CC do PCP, transformam o QREN num plano quinquenal que deve resultar das decisões das estruturas regionais do partido e criam um banco estatal. Isto é, privatizaram 20%da EDP e criam um banco 100% estatal, daqui a uns meses privatizam o banco e até pode ser que o neto do Catroga já tenha acabado o curso a tempo de ir liderar o futuro banco privado de capitais chineses.
 
Quem se deve estar a rir de tudo isto é o Gasparoika, deve ser divertido observar o Álvaro a inventar medidas de crescimento sem gastar um tostão, sinal de que desta vez o ministro da Economia percebeu as três palavras, não há pilim.