domingo, abril 07, 2013

Semanada


O país ficou esta semana a saber que tem o melhor povo do mundo, a melhor troika do mundo, o melhor governo do mundo, o melhor ministro das finanças do mundo, o melhor presidente do mundo, o melhor tempo de chuva do mundo, mas, infelizmente, as coisas estão a conduzir a um segundo resgate, desgraçadamente e quando o país estava à beira da salvação e a criação de emprego e o crescimento estavam já à vista esbarrou numa constituição desnecessária e em juízes irresponsáveis no Tribunal Constitucional.
  
Passos Coelho foi fazer queixas a Cavaco Silva e levou consigo o ministro das Finanças, talvez Cavaco Silva tenha aproveitado para explicar a Passos Coelho as razões porque enviou o OE para o Tribunal Constitucional e para recordar a Gaspar as críticas que em devido tempo fez à sua política económica alertando para os riscos que corria e vieram a concretizar-se.
 
Paulo Portas não foi à visita pascal a Belém, nem sequer para agarrar no incenso ficando claro que Gaspar é o número dois do governo e o líder do CDS é cada fez um número complexo. Paulo Portas deve estar a espumar por todos os lados, queria a pasta da economia no seu mini governo do CDS e acaba por ver Paulo Macedo ir armado em ministro da Economia para o Egipto enquanto ele ficou à porta do palácio a tomar conta do cão.
 
Seguro apresentou uma moção de censura e pode agradecer às manobras de um governo desorientado a cobertura que a mesma teve. Um governo a meter água pela borda, uma economia à beira da desgraça, um Cavaco m acusado de conspiração contra a democracia e falta de autoridade moral, um chumbo evidente do OE no TC, tudo se conjugou para que uma moção de censura sem consequências acabasse por ter dominado a semana.
 
Miguel Relvas partiu, triste e ressabiado pelo comportamento do seu colega do Ensino. De nada lhe serviu ter trabalhado cinco anos para transformar um fraco em primeiro-ministro, na hora da despedida ninguém o segurou e agora vai ver muitos do que o bajularam atirarem-se a ele como hienas esfomeadas.
 
Mais logo Sócrates vai reaparecer para fazer a vida de Passos num inferno, o que levou o primeiro-ministro a antecipar a declaração de vingança para o fim da tarde, parece ter receado ficar sem grande audiência pois o país já não tem pachorra para ouvir alguém que não diz nada de inteligível. Os portugueses vão ficar a saber que pagarão com língua de palmo a decisão do TC e a primeira medida vai ser o despedimento colectivo de uma boa parte dos contratados do Estado.
 
Os juízes do TC foram uns marotos, agora que Cavaco mandou o OE para a sua apreciação foram logo considerar constitucional a sobretaxa sobre as pensões mais elevadas, precisamente a norma que mais incomodou pessoal e politicamente Cavaco Silva.
 
Na semana em que Relvas abandonou a turma por ter se ter provado que tinha beneficiado de uma passagem administrativa o melhor aluno da turma voltou a chumbar, de chumbo em chumbo o Gaspar ainda leva algum Nobel atribuído pelo reitor da Lusófona.