quinta-feira, abril 04, 2013

Vamos ajudar o governo a cair com dignidade


Este governo já não governa, já quase não tem ministros, já não tem Presidente, em suma, este governo é uma merda, é legítimo, tem a confiança da troika, conta com o apoio de uma boa parte de uma direita órfã do fascismo, é tudo isso e muito mais, mas não deixa de ser uma merda.
 
Mas o país foi levado a um beco sem saída e seria um grande favor fazer cair o governo, empurrando-o, apanhando um qualquer podre ou provocando uma crise, isso seria um favor para os seus responsáveis, para Cavaco que o apadrinhou e, principalmente, para os incompetentes da troika que viram na fragilidade intelectual dos governantes portugueses para poderem transformar um país europeu num laboratório de ensaios para testar soluções típicas do Pinochet.
 
O país não deve derrubar o governo, deve deixá-lo governar pondo-lhe uma única condição, respeitar a Constituição da República. Pode ter um ou vário Relvas, os contribuintes até estão disponíveis para que Portas viagem ao espaço na Virgin Galactic em busca de novos investidores, o Gaspar pode ir as vezes que quiser fazer seminários a Bona para elogiar as soluções que lhe encomendaram, o presidente pode continuar ausente pois como se tem visto ninguém lhe sente a falta.
 
Mas derrubar este governo seria um erro, o governo pode e deve ter a oportunidade de sair por sua iniciativa ou por sugestão dos que os sustentam, a madrinha de Berlim ou o padrinho de Belém. Derrubar Passos Coelho por imbecilidade, incompetência ou por se discordar das suas políticas seria assumir inteiramente as responsabilidades da sua governação, seria fazer um favor a Cavaco e à troika.
 
Alguém tem de assumir a responsabilidade pelo desastre a que o país está sendo conduzido. Destruíram uma parte significativa da capacidade produtiva, convidaram os mais qualificados a emigrar senão mesmo a fugir, desmotivaram a Função Pública, ofenderam tudo e todos. Mas fizeram-no apoiados em quem os ajudou a chegar ao governo e nos estarolas da troika que viram a oportunidade para brincarem e ainda cobrarem juros e comissões.
 
A troika deve assumir as consequências e os custos das políticas que implementaram em Portugal graça a um governo de intelectualmente inimputável. A melhor forma de ajudar este governo a cair com dignidade é deixá-lo cair e com essa queda obrigar a troika a assumir as consequência e levar Cavaco a perceber que este país precisa de duas remodelações, uma remodelação governamental e uma remodelação presidencial, porque pior do que este governo só mesmo o presidente da República. Que caiam os dois com dignidade, crise por crise, bancarrota por bancarrota, matam-se dois coelhos com uma cajadada.