terça-feira, junho 18, 2013

Jumento do Dia

  
Marcelo Rebelo de Sousa

Já seria lamentável que um professor em vez de ser solidário com os seus colegas que vão despedir, o seja contra um ministro em Estado de loucura que não sabe como superar os maus resultados da sua política. Mas o pouco solidário professor vai mais longe, dá um pontapé no traseiro dos valores da pedagogia e diz que foi uma vitória para os alunos terem feito o exame.
 
É de ir aos vómitos ver um professore muito pouco preocupado com as condições em que os estudantes fizeram os exames, depois de passarem muitos dias na incerteza e de na própria véspera ainda não se saber se o exame seria adiado, foram para as escolas sem saber se fariam exame e os que fizeram ainda viveram a tensão provocada pelo ruído dos colegas que não puderam fazer.
 
É triste ver um professor mais preocupados em encontrar meia vitória para o ministro do governo do seu partido usando mais uma vez os alunos para o fazer, usa-os atribuindo-lhes a vitória para não ficar com o dioso de a atribuir ao governo.

«"Foi objetivamente uma vitória dos direitos dos estudantes, uma vez que a maioria esmagadora conseguiu fazer exames", disse o também professor catedrático.

Contudo, Marcelo Rebelo de Sousa lamentou que "quem ler os jornais de hoje e tiver visto as televisões de ontem (segunda-feira) achará que foi exatamente o contrário".

O comentador político falava durante um almoço-conferência, organizado pelo American Club of Lisbon e onde profer» [DN]