sexta-feira, agosto 29, 2014

Umas no cravo e outras na ferradura



   Foto Jumento


 photo _Electrico_zps592f1698.jpg

Eléctrico de Lisboa
  
 Jumento do dia
    
Cavaco Silva

Para Cavaco Silva há dois tipos de atletas, os ricos que devem ser recebidos em Belém e que têm discurso como se fossem embarcar numa caravela para descobrirem o caminho marítimo para a Índia e os atletas tesos que recebem uma palavrinha apenas se conseguirem uma medalha. Trata-se de uma visão oportunista do desporto, tanto com uns como com os outros Cavaco limita-se a aproveitar-se, em relação aos primeiros aproveita-se da sua imagem e cola-se a ela, em relação aos segundos tira partido do resultado do seu trabalho. Mas, enfim, é o presidente que temos durante mais uns tempos.

«O Presidente da República felicitou hoje Telma Monteiro pelo título de vice-campeã mundial de judo na categoria de -57 Kg, congratulando a atleta pelo "extraordinário empenho e dedicação que tem mantido no seu percurso.» [Notícias ao Minuto]

 Eu ainda sou do tempo

Em que Paulo Portas se dizia coordenador da área económica do governo e se apresentava nas conferências de imprensa com a rejeitada Maria Luís ao lado. Agora Paulo Portas pouco mais é do que coordenador do Lambretas e da Cristas e anda quase sempre desaparecido ou viajando a vários fusos horários de distância, juntando-se a Cavaco num grande esforço de diplomacia turística.

 Imagem simpática

 photo _Bruilhante_zps94bd948d.jpg

Na verdade o brilhante Brilhante Dias apresentou-se na conferência de imprensa como se tivesse interrompido uma sardinhada para dizer umas patacoadas aos jornalistas. O resultado do dia foi: Maria Luís 10 - 0 Brilhante Dias. Não admira que o PS de Seguro não descole das sondagens e se tenha de recorrer ao foto finish para conferir as suas vitória eleitorais.

A resposta do PS ao orçamento rectificativo não foi digna de um partido que pretende ser governo, o líder disse uma graçola e fez-se representar por um Brilhante Dias com ar e discurso digno de um taberneiro. Para o cidadão comum viu-se de um lado uma ministra fazendo o seu discurso com ar sério e aparentemente competente e do outro um descuidado dando ares de estar fazendo o frete de fazer um discurso à base de bitaites.

      
 Novo BES: já se fala em perdas
   
«A Caixa Geral de Depósitos é o banco a operar em Portugal que pode ter mais a perder com o Novo Banco, tendo em conta também o modo e o valor a que este for vendido. Segundo informação do Jornal de Negócios, o grau máximo de exposição da Caixa é de 1.300 milhões de euros, numa lista seguida em ordem decrescente pelo BCP, BPI e Santander.

O risco que o Novo Banco representa para os restantes bancos decorre do modelo aplicado à transformação dos ativos do velho BES no Novo Banco, que envolve todo o sistema financeiro no financiamento da nova instituição, tendo também que assumir os prejuízos que possam resultar da venda daquela instituição (se o valor final ficar abaixo dos 4.900 milhões do empréstimo).

Conforme explica o Negócios, a hierarquia de risco dos bancos decorre da quota com que cada instituição participa no financiamento, que ainda não estará fechada — com a hipótese em estudo de o Novo Banco ser chamado a participar neste esforço depois da venda da instituição.» [Observador]
   
Parecer:

Começa a ser evidente que o Novo Banco vai nascer coxo.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»
  
 Desequilíbrio, diz o Brilhante
   
«Eurico Brilhante Dias, membro do Secretariado Nacional do PS e apoiante de António José Seguro nas eleições primárias, apelou hoje a António Costa para que suspenda a presença na comunicação social como comentador por gerar desequilíbrio entre as candidaturas.

“Apelamos a que deixe a coluna semanal no Correio da Manhã e o lugar que tem vindo a ocupar nos últimos três anos na Quadratura do Circulo”, disse Eurico Brilhante Dias em declarações à agência Lusa.» [i]
   
Parecer:

E as idas ao BdP para nos tranquilizar em relação ao BES, as reuniões com Passos para discutir o comissário ou a recepção dada pelo ministério da Administração Interna a propósito dos incêncios não desequilibram nada.

Será que este brilhante rapazola vai propor o encerramento temporário so site do PS onde só ele e o chefe aparecem num grande frenesim?

 photo _Site_zps27b18894.jpg
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao Brilhante que se tem medo compre um cão e use fraldas.»

 Já há funcionários públicos a menos
   
«A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, reconheceu esta quinta-feira que os impactos na despesa dos programas de rescisões e da requalificação serão “menos favoráveis” do que o esperado, devido aos atrasos na execução destas medidas. Mas ao mesmo tempo afastou a abertura de um novo programa que tenha efeitos em 2014.

“Neste momento não temos previsto abrir nenhum programa de rescisões ainda este ano”, afirmou durante a apresentação do Orçamento do Estado Rectificativo. Contudo, Maria Luís Albuquerque não afasta que, na preparação do orçamento para o próximo ano, o tema volte a estar em cima da mesa: "é uma situação que podemos sempre reavaliar".

Para já, o Governo reconhece que as poupanças esperadas com as rescisões e com a requalificação serão menores do que o previsto. Há um “efeito de desfasamento no tempo” na concretização destes programas, que acaba por condicionar as poupanças alcançadas em 2014 justificou a ministra.» [Público]
   
Parecer:

Veremos as consequências da incompetência de um governo que inventou falsas premissas. Com as recisões o Estado não poupa nada e fica confrontado com a perda de funcionários que são necessários.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

 Sabe mais do que o Passos
   
«Luís Marques Mendes, ex-líder do PSD e comentador político na SIC, que muitas vezes faz tremer o Governo com as notícias que dá sobre o que se passa nos seus bastidores, afirma que não conta, ainda assim, tudo o que sabe. “Não revelo um terço da informação de que disponho”, afirma, em declarações esta quinta-feira ao Diário Económico, que faz um trabalho sobre o modo como o social-democrata se prepara semanalmente.

“Tenho três vértices: comentário, informação e estudos detalhados de temas”, explica Mendes, acrescentando que, como “já havia muitos comentadores e comentários num registo sempre igual, quis trazer um modelo novo, uma mais-valia”.» [Observador]
   
Parecer:

Um dia destes o Cavaco ainda se zanga porque o Passos vai a despacho com o MArques Mendes antes das reuniões de quinta-feira em Belém.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
  

   
   
 photo Carina-Milk-5_zps33cf4d58.jpg

 photo Carina-Milk-4_zpsbc6b39ba.jpg

 photo Carina-Milk-2_zpsbfabe665.jpg

 photo Carina-Milk-3_zps706a3588.jpg

 photo Carina-Milk-1_zps680a7005.jpg