quarta-feira, setembro 09, 2015

Umas no cravo e outras na ferradura



 Jumento do dia
    
Paulo Núncio, Núncio Fioscoólico do CDS junto do governo

Há notícias que devem fazer a alegria de Núncio e do seu CDS, é o caso desta publicada no DE e que teve direito à melhor fotografia do secretário de Estado, sinal de que os seus assessores continuam am forma. O problema é que a notícia esconde algo que o Núncio prefere que não seja do conhecimento, para que fique no ar o sucesso que ele pretende que seja o resultado da sua competência.

A notícia esconde que:


  • Descemos um lugar, de 6.º para 7.º;
  • A taxa de evasão, agravou-se, de 8% para 9%, interrompendo um ciclo de quebra continuada, iniciado em 2009. Vendo o gráfico da página 16, verifica-se facilmente que Portugal é dos poucos países onde ocorreu este agravamento.

 E já que estamos com as mãos na massa aproveito para dar os parabéns ao SEAF pela rapidez com que o CM teve acesso a todos os pormenores fiscais da casa onde está residindo José Sócrates, com direito a papel timbrado da AT. É sinal que os seus serviços têm um nível de prontidão nunca vista, agroa esperamos que o contribuinte comum possa obter as uas certidões e outros documentos emitidos pela AT pela celeridade. O SEAF está mesmo de parabéns por esta eficácia, ainda que não seja notícia no DE:

«Portugal ocupa o 7.º lugar no ranking dos países com nível de evasão fiscal mais baixa, de entre os 26 países da União Europeia, de acordo com um relatório publicado em Setembro de 2015 pela Comissão Europeia. Segundo este estudo, o nível de evasão fiscal em IVA (gap do IVA, ou diferença entre valor de receita de imposto estimado e o efectivamente cobrado) em Portugal foi de 9% em 2013. Em 2012 esse "gap" era de 8,7%, o que colocava o país em 6.º da lista.

Fraudes, falências, pagamentos em atraso e situações de evasão ilícita fizeram com que a receita do IVA em Portugal rendesse em 2013 menos 1.358 milhões de euros do que deveria. Ou seja, há dois anos Portugal cobrou 13.710 milhões de euros, mas poderia ter cobrado 15.068 milhões de euros.

À frente de Portugal encontram-se apenas os países nórdicos e da Europa Central, sendo que o nível de evasão em Portugal é praticamente igual ao de França, o país classificado em 6.º lugar e à frente de economias como a da Alemanha (11,2%), da Dinamarca (9,3%), do Reino Unido (9,8%), de Espanha (16,5%), de Itália (33,6%) e da Grécia (34%).» [DE]

 O risco de Paulo Portas

 photo _Hello_zpsp1bhrnd6.jpg

 É o tempo da justiça, meu caro Watson

 photo _watson_zpsftav1xgz.jpg

Ou como dia aquela velha senhora que nos dá uma preciosa ajuda a levar as criancinhas a comer a sopa sempre que aparece nos ecrãs da televisão "no fim escapar-se-ão os honestos".

 Uma vergonha

Foi necessário Sócrates estar confinado à sua habitação e respectivo logradouro, a linguagem usada pelo Conselho Superior da magistratura em relação á prisão domiciliária de Ricardo Salgado, para que surgisse o problema de saber em que condições o ex-primeiro-ministro pode votar.

Isto quer dizer uma única coisa, que em quarenta anos de democracia os nossos magistrados do Ministério Público e os juízes de instrução sempre desprezaram os direitos de cidadania dos cidadãos que estão em prisão domiciliária. Cabendo à PGR a defesa da legalidade democrática isto significa algo de muito grave, alguns dos nossos magistrados comportam-se como cabos da tropa, o que dito nestes termos até ée uma ofensa para os militares dessa patente.
  
 Táxis

 photo _taxis_zpsxbnzaamv.jpg

Será seguro ser transportado por gente desta?

O problemas dos nossos taxistas e que não parece preocupar a sua associação é que os taxis são cada vez mais locais muito mal frequentados e se alguém tinha dúvidas basta ter visto os apelas mais ou menos descarados à violência para se perceber porque motivo qualquer alternativa é mais competitiva do que estes "profissionais" do transporte. A verdade é que o comportamento destes senhores é mais próprio de proxenetas que defendem a sua zona do que de gente que presta serviços ao cidadão.
  
 Um governo fraco

Alguns grupos corporativos estão-se aproveitando do período eleitoral para conseguirem tudo o que querem de um governo fraco, formado por gente capaz de tudo para se manter no poder, depois da cedência aos praças da PSP é a vez de dar esperança aos taxistas ignorando a lei e a legislação da UE em matéria de livre estabelecimento.

 Taxista, amigo, vota no partido!

 photo _partido_zpsofocjixv.jpg


     
      
 O Professor Cata-Vento
   
«Marcelo Rebelo de Sousa considerou hoje a mensagem de Sócrates de apoio ao PS e a António Costa "sensata" e defendeu que, se for a "única" até às eleições, não prejudicará a campanha socialista.

A dúvida é saber se além desta intervenção haverá mais intervenções"
"A dúvida é saber se além desta intervenção haverá mais intervenções", advertiu o professor. Isto porque Marcelo considera que se o ex-primeiro-ministro – que está em prisão domiciliária desde sexta-feira, em Lisboa – voltar a manifestar-se durante o período de campanha  tal poderá acarretar riscos para Costa e o PS.

"A declaração é sensata, é contida e se for a única declaração no período até 4 de outubro não tem influência negativa na campanha do PS. Pode ter [influência] positiva, não tem [influência] negativa", avaliou o comentador político e ex-líder do PSD à margem de uma ação de campanha da coligação "Portugal à Frente" (PSD/CDS-PP) em Guimarães.» [Sol]
   
Parecer:

O Professor Cata-Vento foi à Festa do Avante para avisar que se Sócrates falasse prejudicaria António Costa, declaroui que "se ele disser qualquer que tem a ver com a campanha imediatamente passa a ser um assunto de campanha. Está nas mãos de José Sócrates facilitar ou dificultar vida de António Costa". Agora já mudou de ideias mas volta a sugerir que Sócrates fique calado. Será que o Porfessor Cata-Vento tem medo de Sócrates?
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Vomite-se.»
  
 Um país sob a chantagem do Florêncio
   
«Taxistas e dirigentes da Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL) foram recebidos pela ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, a quem entregaram um dossiê explicativo das suas razões.

Os taxistas querem que a empresa que utiliza a aplicação Uber para transportar passageiros deixe de atuar em Portugal.

No final do encontro, Florêncio Almeida, dirigente da ANTRAL, mostrou-se satisfeito, referindo que Paula Teixeira da Cruz lhes assegurou que iria discutir com o ministro da Economia uma solução e que terá uma resposta "nos próximos dias".» [Notícias ao Minuto]
   
Parecer:

Este senhor faz lembrar os sindicalistas dos cais da velha Nova Iorque. É inaceitável que o país fique sob a sua chantagem e sob a ameaça de gente que para ser taxista basta ter a carta de condução, não se exigindo sequer que tomem banho.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mande o senhor à bardamerda.»
  
 Já há encomendas públicas para Viana do Castelo
   
«"A construção de mais dois navios patrulha oceânicos em Viana do Castelo é a expressão da manutenção da construção naval em Viana do Castelo, como nós sempre dissemos, e mais importante, vai possibilitar ainda criar mais emprego, porque vai gerar mais emprego", afirmou o ministro em declarações à Lusa à margem da apresentação do livro "A Defesa de Portugal 2015", em Oeiras.

O Tribunal de Contas aprovou o contrato para a construção de dois navios-patrulha oceânicos (NPO) no valor de 77 milhões de euros, adjudicado aos estaleiros navais 'West Sea', informou o ministro.» [Notícias ao Minuto]
   
Parecer:

Até parece que quando os estaleiros eram públicos foram boicotados por este governo, agora que são privados há encomendas em véspera de eleições.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proteste-se.»