sábado, novembro 21, 2015

Ressaca

 photo _ressaca_zpsszqkoz5r.jpg

Estava tudo a correr tão bem, o Rosário, o Alexandre e mais o obscuro inspector de Braga encheram os jornais de páginas e de notícias sobre Sócrates, Cavaco transformou Belém na secção B do PSD do Restelo, o Núncio e a Maria tinham aldrabado as contas do fisco para inventar um reembolso da sobretaxa, a comunicação bebia nos artigos de José Manuel Fernandes, Helena Matos e Paulo Ferreira o argumentário da extrema-direita chique que se espalhava pela comunicação social, até a Manuela Ferreira Leite já parecia admirar Passos.
  
Correu tudo tão bem que a direita foi o maior partido, não importa se o maior partido é um partido com 60% entre dois ou com 6% entre vinte, é o maior partido e prontsh. Em Portugal os deputados são uns bananas, quinze da JSD, dois do TSD, um do gajo do banco que deu dinheiro, três do Marco António, uns quantos do Passos e mais uns saloios dos autarcas, os deputados do PS são a mesma coisa e os outros não contam, a não ser o da bicharada se o pé lhe fugir para a dança.
  
Mas tudo correu mal o homem que ia transformar Portugal no país mais competitivo do mundo falhou, a revisão constitucional na hora falhou e agora resta a oposição e mendigar a Marcelo que antecipe as eleições, isso se sem reembolso da sobretaxa, sem Sócrates em Évora com a secção B do Restelo fechada e sem as mordomias do governo para comprar votos os ajudar nas sondagens.
  
Acabou a bebedeira da direita, chegou a ressaca? Passos perdeu, Portas vale 3%, Cavaco vai para a Quinta da Coelha usar as porcelanas para treinar tiro ao alvo com fotografias de Sócrates e Costa, a Maria Luís vai-se ver à rasca para pagar o empréstimo da CGD pois o Moedinhas roubou-lhe o tacho em Bruxelas. Afinal não era o Costa que se queria salvar, é o Coelho que está à rasca para sobreviver. 
  
Alguém terá de ser o culpado, Será a Manuela Ferreira Leite que não se empenhou? Pacheco Pereira que não se calou? Marcelo que não se comprometeu? Terão de haver culpados, terão de ser encontrados onde quer que seja e a qualquer custo.
  
O culpado foi o Passos Coelho que se tornou o pau mandado de um Paulo Portas que por mais que se rodeie de mulheres, seja a Cardona ou a Cristas, não engana ninguém e continua a ser o político mais odiado? O culpado foi o Marco António que não soube escolher os amigos e e teve de se esconder durante a campanha não fosse algum magistrado da esquerda apertar-lhe os calos? O culpado foi o Cavaco Silva que fez um discurso que fez o PCP mudar de opiniões com cem anos? O culpado foi o cata-vento?
  
Tem de haver culpados, alguém tem de ir para a fogueira, pode ser um cata-vento derrotado a ajudar Passos, pode ser o Rui Rio a acender a fogueira que queimará Passos, sabemos que vai haver uma fogueira mas só saberemos depois das presidenciais quem lá vai ser posto, até lá são todos apoiantes do Marcelo, pode ser que as sondagens ajudem e ele dê mais uma volta com o vento. Se isso não suceder as presidenciais em vez de serem a segunda volta das legislativas serão a segunda de mão do fim de Passos Coelho.