quarta-feira, agosto 31, 2016

Vingança divina

Diz-nos o Expresso que se  "o Governo puser a Igreja a pagar mais IMI, o CDS apresenta no Parlamento uma proposta para também acabar com a isenção daquele imposto aos partidos e sindicatos". Isto é, se o governo ousar tributar o património sem fins religiosos da Igreja a Assunção cristas vinga-se nos partidos e nos sindicatos, isto é, onde a líder centrista acha que mais dói ao governo. Isto é, a cruzada Cristas chama a si o papel de cavaleira do Templo e antes que António Costa seja sujeito ao julgamento final pelos seus pecados terrenos, decide avançar com uma vingança histérica e divina.

Se um dia destes o governo aumentar o IVA sobre a farinha a Assunção Cristas vem em defesa da Santa Madre Igreja e propõe  a criação de uma sobretaxa do IVA aplicado na electricidade das sedes do SLB, para que este clube fique a saber o que custa ter o Centeno e o Costa entre os seus adeptos. Assunção Cristas ameaça os partidos políticos da democracia e as organizações sindicais dos trabalhadores se a Igreja não puder promover a evasão fiscal entre as suas organizações. É como se o PCP ameaçasse com um imposto especial sobre as associações empresariais se o governo decidisse aplicar multas aos trabalhadores que fugissem ao IRS.

Mas o mais grave é que o governo nada fez, a lei que está sendo aplicada é a mesma que estava em vigor quando a jihadista  templária do CDS deixou abandonou o governo libertado os funcionários do ministério da Agricultura do dress code com vista à poupança de electricidade. Mais grave ainda, toda a legislação que está em vigor neste capítulo resulta da reforma do IMI da responsabilidade de Manuela Ferreira Leite. Mais grave ainda, antes de ser publicada a legislação passou pelo crivo do conhecido fiscalista do CDS Lobo Xavier que, certamente, cuidou de defender os interesses dos seus e da sua igreja.

No dia em que os bispos se reuniram em Fátima a jihadistas templária decidiu levantar a voz e ameaçar o país e a sua democracia de que se vingariam se ousassem cobrar mais impostos. Assunção Cristas decidiu armar-se em imbecil. Imbecil porque os impostos que estão sendo cobrados não resultam de qualquer alteração da lei, mas sim da aplicação de uma lei adoptada pela direita.

Se a lei existe e não estava a ser aplicada isso significa que o governo anterior, que tinha outro templário como secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, a aplicava em função da convicções religiosas dos contribuintes. É isto que está em causa e se o actual governo não deu quaisquer instruções à AT para aplicar a lei e esta instituição decidiu fazê-lo agora, é porque com o governo anterior os dirigentes da administração fiscal ou foram impedidos ou receavam aplicar a lei. Pela forma como a líder do CDS faz ameaças há motivos para recear que alguns contribuintes  por serem protegidos de alguns partidos podem beneficiar de isenções fiscais para além do que a lei permite.

PS: ao mesmo tempo que a Igreja se socorre de tudo para impedir que lhe sejam cobrados impostos, o MP anda a fazer buscas na Galp o que supõe que a Procuradora-Geral desconfia que a troco de um jogo de futebol o SEAF tenha feito grandes favores à petrolífera, já que o MP serve para investigar crimes e neste caso só investiga porque considerou existirem indícios de crime. Até parece que há uma mão divida a conduzir a senhora Procuradora e é caso para dizer que quem se mete com a Igreja leva!
   

Umas no cravo e outras na ferradura


  
 Jumento do dia
    
Assunção Cristas

Não sei se hei-de criticar a ex-ministra Maria de Lurdes Rodrigues de ir falar aos que no assado a ofenderam e tentaram meter atrás das grades ou gozar com uma Assunção Cristas que de coerência política pouco sabe. A líder do CDS tenta dar uma imagem de pluralidade mas fá-lo da forma mais desastrada e assando a imagem de uma líder de um partido que por não a respeitar está em auto-gestão.

Talvez o problema seja mais profundo e esta pluralidade política parece ir no sentido dos interesses políticos e comerciais de Paulo Portas, da mesma forma que as declarações simpáticas de Hélder Amaral ara com José Eduardo dos Santos quase pareciam encomendadas pelo ex-líder do CDS. Enfim, não é o primeiro líder do CDS a dançar ao sabor dos interesses de Paulo Portas e que se mantém na liderança enquanto lhe interessa.

«O convite à ex-ministra da Educação do PS Maria de Lurdes Rodrigues para participar numa iniciativa do CDS-PP foi a última gota de água que irritou muitos centristas. Nas últimas semanas, outros casos - as declarações feitas por um deputado no congresso do MPLA, a exposição nas revistas cor-de-rosa e a posição assumida recentemente sobre uma possível candidatura a Lisboa – suscitaram muitas críticas internas a Assunção Cristas. O CDS tem marcada uma comissão política para a próxima semana, dia 8, que promete aquecer.

“Houve uma sucessão de maus acontecimentos, há uma gestão da imagem pública da presidente que tem mostrado uma frivolidade que não corresponde à substância que tem”, afirmou ao PÚBLICO Raul Almeida, ex-deputado e apoiante de uma lista alternativa ao conselho nacional da apresentada por Assunção Cristas, em Março.

Raul Almeida disse esperar que a líder do partido “entre no novo ano político a tomar as rédeas à agenda política.” E um dos temas que marcará os próximos meses serão as eleições autárquicas. Cristas admitiu, em entrevista à Sábado, há duas semanas, que pode ser candidata à Câmara de Lisboa “se houver uma decisão do CDS”. A posição desagradou a alguns centristas que entenderem ter havido uma menorização de uma eventual candidatura da presidente e que cabe à líder do partido assumir uma decisão se for essa a sua vontade. Na oposição, há no entanto quem apoie totalmente a ideia de Cristas avançar para a capital. “É uma candidatura extraordinária com possibilidades de muito sucesso”, disse ao PÚBLICO Filipe Lobo d’Ávila, deputado e líder da lista alternativa à de Assunção Cristas ao Conselho Nacional.» [Público]

 Que bomba queres ser?

Kim Jong Un, monarca da Coreia do Norte, foi a um congresso da juventude do regime (por cá estão reunidos em Castelo de Vide ouvindo as habituais baboseiras da Maria Luís) e apelou aos jovens para que fossem bombas nucleares. Que ti pode bombas quereriam os políticos portugueses que os nossos jovens fossem?

Cavaco Silva: bombas de naftalina.
Paulo Portas: bombas de mau cheiro.
Marcelo Rebelo de Sousa: bombas hilariantes.
Passos Coelho: bombinhas de Berlim.
Pedro Santana Lopes: bombas de Carnaval.
António Costa: bombas de gasolina.
Assunção Cristas: bombas de oxigénio.
Jerónimo de Sousa: bombas de travagem.
Catarina Martins: bombas de vácuo.


      
 Estão a ser mortas a bom ritmo
   
«Dois dias antes a GNR tinha ido à vivenda do casal e levara consigo duas armas de fogo, pertença do marido. Os guardas tinham indicação de que o seu portador “era muito agressivo” e também sabiam dos antecedentes de confronto entre o casal.

A diligência das autoridades não evitou, porém, mais uma vítima mortal de homicídio conjugal. Nesta segunda-feira ao final da manhã, o homem de 55 anos matou a mulher de 49 anos a tiro com uma caçadeira que a GNR não sabe onde foi arranjar e “suicidou-se logo de seguida”, descreve o porta-voz do Comando Territorial de Beja da GNR.

O caso apanhou de surpresa a pequena comunidade de Aldeia de Baixo, no concelho de Aljustrel, onde poucos saberiam o que se passava portas dentro. Vários habitantes asseguram mesmo que o casal vivia em “boa harmonia não havendo nada a dizer deles”. “Nunca a ouvi dizer mal do marido, ou que era violento”, garante uma antiga colega de trabalho da vítima, que com ela tinha dividido funções na copa de um restaurante em Aljustrel.

“Ninguém estava à espera de uma coisa destas” corrobora um membro da família em que tudo aconteceu. “Ficou tudo de boca aberta”, acrescentou, frisando este era um homem que trabalhava em tudo o que lhe aparecesse: “Era agricultor, pedreiro e o que mais aparecesse, e tomava conta de uma herdade”. O casal deixa três filhos maiores de idade, um dos quais, uma mulher, estava na residência dos pais quando ouviu os disparos fatais, e ainda três netos.

É quase impossível este homicida tê-lo sabido, mas na véspera outro marido tinha posto fim à vida da mulher e depois também à sua. Este outro caso deu-se em Vilarelho da Raia, no concelho de Chaves, no domingo, mas só foi conhecido nesta segunda-feira também, depois de a vizinhança estranhar o desaparecimento do casal. Aqui, um homem de 71 anos terá assassinado a mulher, seis anos mais nova, suicidando-se de seguida. “Tudo aponta para que tenha matado a esposa recorrendo ao uso de gás”, explicou um porta-voz da GNR de Vila Real .» [Público]
   
Parecer:

Se quarenta mulheres portuguesas fossem mortas todos os anos num atentado do DAESH mereceria atenção, mas como os terroristas são modestos homens de família não é motivo de preocupação.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proteste-se.»
  
 O novo Bandeirante
   
«Ao desembarcar na Selvagem Grande, amanhã, Marcelo Rebelo de Sousa estará a marcar território, mas sem dar demasiada importância ao diferendo luso-espanhol em relação à classificação daquele sub-arquipélago madeirense. A sua frase foi simples: "Onde o Presidente da República vai, marca território", disse aos jornalistas à bordo da fragata NRP D. Francisco de Almeida, depois de uma curta visita - pouco mais de uma hora - às ilhas Desertas. 

Quando em Junho passado anunciou a viagem às Selvagens, Marcelo retirou qualquer peso diplomático da deslocação, mas agora juntou à "curiosidade natural" inicialmente apontada, a "curiosidade jurídico-política" como justificação para a visita de terça-feira, que encerra a deslocação à Madeira.

"Existem novos argumentos de Portugal sobre a extensão da plataforma continental e é importante conhecê-los", explicou, garantindo não estar preocupado com o entendimento que Madrid tem sobre aquele território. "Do lado espanhol, a partir de 2015, há sinais muito simpáticos sobre as pretensões portuguesas de extensão da plataforma continental", justificou, dizendo-se satisfeito por ter conhecido as Desertas.» [Público]
   
Parecer:

No passado os Bandeirantes delimitaram as fronteiras do Brasil enfrentando as diversidades de uma viagem perigosa. Agora Marcelo arma-ze em bandeirante, mete o boné de PSR da fragata Afonso de Albuquerque e vai confortavelmente dizer aos castelhanos que as desertas, as selvagens e o mar que as rodeia são nossas.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Como diria o JJ "que ganda Marcelo"!»

 Adeus TTIP
   
«É definitivo. Depois de anos de negociações, o acordo de comércio entre a União Europeia e os Estados Unidos tem a sua morte anunciada, com a França a desferir o seu golpe mortal, retirando o seu apoio às negociações e pedindo o cancelamento, imediato e definitivo, das negociações.

O primeiro golpe foi dado no fim de semana, pela mão do vice-chanceler alemão Sigmar Gabriel. Numa entrevista à rádio alemã ZDF, o também ministro da Economia da Alemanha disse que, na sua opinião, “as negociações com os Estados Unidos falharam, mesmo que ninguém o esteja a admitir”.» [Observador]
   
Parecer:

Os EUA queriam americanizar as regras do comércio com a Europa.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

 Já só falta o cukini
   
«Serão poucos os que lhe atribuirão uma conotação religiosa como acontece com o burkini. Esta peça de indumentária, o facekini (palavra composta por “face” — “cara” em língua inglesa — e bikini), tornou-se popular na China por volta de 2012, como mostra um artigo publicado na primeira página do New York Times em agosto do mesmo ano: Essenciais Para a Praia na China: Chinelos, uma Toalha e uma Máscara de Ski.

Neste artigo do New York Times, o jornalista perguntou a uma mulher o porquê de estar a usar uma máscara que lhe tapa completamente a cara, excetuando a boca os olhos e, por vezes, o nariz. Yao Wenhua, de 58 anos, afirmou que estava com medo “de ficar escura”. “Uma mulher deve sempre ter uma pele clara, caso contrário pensam que ela é uma camponesa”, explicou Wenhua ao jornalista.» [Observador]
   
Parecer:

O mundo está roto
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se à Ana Salazar que desenhe um cukini tuga que ponha fim ao fio dental do Cherne.»

 Santana Lopes continua a dar prejuízo
   
«O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem condenou Portugal por violação da liberdade de expressão. A informação foi avançada esta terça-feira, em comunicado enviado ao Expresso, pelo Tribunal, que sublinha que a condenação da revista e do jornalista pelo Estado português viola o artigo 10 da Convenção Europeia dos Direitos do Homem, relativa à liberdade de expressão.

"A decisão condena Portugal por uma violação da libertade de expressão e indica que o Estado português tem que pagar a Medipress-Sociedade Jornalística, Lda 38.919 euros", especifica ao Expresso o gabinete de comunicação do Conselho da Europa. Ou seja, 30 mil euros por danos materiais e 8.919 euros por custos e despesas .» [Expresso]
   
Parecer:

A dúvida permanece.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Santana Lopes se dava mesmo uns chutos da pesada.»

 Só?
   
«A Comissão Europeia condenou a Apple a pagar 13 mil milhões de euros em impostos, mais juros, à Irlanda. Para a Comissão, a Irlanda concedeu benefícios fiscais ilegais à empresa terá agora de recuperar milhões de euros por impostos não cobrados entre 2003 e 2014. A Irlanda não concorda e diz que vai recorrer.

"Este tratamento seletivo permitiu à Apple pagar uma taxa efetiva de imposto sobre as sociedades relativamente aos seus lucros europeus que baixou de 1% em 2003 para 0,005% em 2014", salientou ainda a comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager.

Como resultado, por exemplo, em 2011, ano em que a Apple declarou lucros de 16 mil milhões de euros, a empresa pagou menos de 10 milhões de euros em impostos na Irlanda.» [DN]
   
Parecer:

Lá vão subir os preços do iPhone 7.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
  

terça-feira, agosto 30, 2016

A reunião dos bispos

O normal quando um contribuinte discorda de uma decisão do fisco é recorrer a quem percebe da matéria e eventualmente recorrer do que considera ser uma decisão que viola a lei. É assim com os contribuintes, é assim com as empresas e deveria ser assim com as igrejas. Mas há uma Igreja que enquanto agente económico tem um estatuto especial e que beneficia de uma concordata que condiciona as leis do país.

Enquanto agente económico a Igreja Católica abandona o estatuto de igreja e apela à sua condição de católica, apostólica, romana, invocando os privilégios decorrentes do estado com sede na Cidade do Vaticano. Enquanto igreja fez uma primeira tentativa de influenciar a opinião pública, invadindo as televisões numa actuação conjugada que visava assustar o governo, a ideia era tentar travar o fisco.
  
Parece que a opinião pública não reagiu da forma mais favorável, o que era de esperar, depois da austeridade brutal a que o país foi sujeito nem os mais devotos sacristães iriam defender que a Igreja Católica devia ficar isenta dos impostos que por lei devem ser aplicados ao património , não se distinguindo uma igreja de um apartamento arrendado ou que serve de residência a eclesiásticos.

Face a esta reacção pouco simpática por parte do povo o clero opta por uma nova estratégia, evita a praça pública e reúne em segredo. Os argumentos que foram usados nas televisões dão lugar a posições privadas, falhada a estratégia religiosa os nossos bispos passam a actuar como uma empresa. A esta hora estarão a estudar o código do IMI, o texto da concordata e, muito provavelmente, a ler os pareceres que lhe terão sido enviados por devotos fiscalista.

Foi uma decisão lúcida dos nossos bispos, tardou mas perceberam que em matéria fiscal não são as homilias que contam, é a lei, sendo mais lógicos que raciocinem como empresários, porque também o são, do como párocos de aldeia. De um ponto de vista económico a Igreja Católica é uma empresa multinacional que é propriedade do Vaticano, uma espécie de EDP do Vaticano que em vez de alimentar os aparelhos eléctricos obtém lucros alimentando almas mais carentes de um lugar no Céu.

Resta agora esperar que os nossos bispos se deixem de manipulações e se comportem dignamente como representantes locais dos negócios do Vaticano e percebam que a lei fiscal é analisada nos tribunais e não nas sacristias.

Umas no cravo e outras na ferradura


   
 Jumento do dia
    
Marques Mendes, professor

Marques Mendes vai ser professor dos putos da JSD, como não olhes vai ensinar a fazer os habituais cartazes provocatórios daquela organização extremista ficamos sem perceber em que matéria dos seus múltiplos dotes vai ser professor, pode ensinar-lhes técnicas de garganta funda, gestão de empresas de oportunidade ou gestão de influências, tudo coisas indispensáveis a um J ambicioso.

«Luís Marques Mendes vai voltar a ser "professor" na Universidade de Verão do PSD, que hoje arranca em Castelo de Vide e dura até 4 de setembro. O ex-líder do PSD, que tem sido dos notáveis que mais critica publicamente o presidente Passos Coelho, não estava no programa inicial, mas a organização já tinha prometido surpresas e Mendes irá ser orador na quarta-feira à noite.

Na edição do ano passado, Mendes não foi convidado a estar presente, mas acabou por participar através de um sistema de perguntas e respostas que é habitual os formandos fazerem a figuras do partido e da sociedade civil. Em 2015, a organização tinha decidido não levar qualquer candidato presidencial para evitar que o tema fosse discutido antes das legislativas.» [DN]

      
 Aumento repentino da biodiversidade das Ilhas Desertas
   
«O Presidente da República e uma reduzida comitiva foram os únicos, esta segunda-feira, a desembarcar na ilha da Deserta Grande, Madeira, a bordo de uma lancha da Polícia Marítima sob más condições climatéricas, com o mar agitado e vento forte.

A restante comitiva que acompanha Marcelo Rebelo de Sousa na sua deslocação de três dias à Madeira e a comunicação social não puderam sair da fragata "D. Francisco de Almeida" para os botes que os levariam à ilha por razões de segurança invocadas pela Marinha e que se deveram ao estado do mar.

Com o Presidente da República desembarcaram na ilha a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, o secretário de Estado da Defesa, Marcos Perestrello, o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, e o diretor da reserva natural das Desertas.» [DN]
   
Parecer:

Podiam ficar lá durante uns tempos para se multiplicarem...
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
  
 Qual mercado?
   
«A Associação Lisbonense de Proprietários disse que o Governo vai "matar o mercado de arrendamento" se continuar a defender que os senhorios façam de "segurança social" e a não cobrar IMI ao património dos partidos políticos. A Associação Nacional de Proprietários, por seu lado, defendeu a criação de um subsídio de renda, que já se encontra previsto na legislação, em vez do estatuto de "senhorio de cariz social".

O plano de criar o estatuto de "senhorio de cariz social" foi revelado pelo secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, numa entrevista ao Público, numa ação dirigida a famílias de classe média e média baixa.» [DN]
   
Parecer:

Mercado não é uma meia dúzia de casas alugadas de forma especulativa.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Promova-se um verdadeiro mercado de arrendamento.»
  

segunda-feira, agosto 29, 2016

O vidente de Massamá

Não deve ser fácil ser líder da oposição sem ter um projecto ou propostas, apostando apenas numa calamidade pública, nas divergências dentro da geringonça ou esperando por uma zanga entre Costa e Marcelo. Passos perdeu quase um ano a digerir a derrota, começou com a pantomina do primeiro-ministro no exílio, a que se seguiu um quase desaparecimento e regressa agora armado em vidente.
  
Passos está tão convencido que sem si no poder só acontecerão desgraças que se transformou numa espécie de Vidente de Massamá. Passos chegou ao poder graças a uma crise financeira, exerceu esse poder sem limites contando com a chantagem externa e parece apostado em que se repitam essas circunstâncias. O presidente da Comissão Europeia mudou, o BCE mudou de política, o líder do PS mudou, a residência da República mudou, mas Passos recusa-se a mudar, lembrando a senhora que descobriu que o seu rebento era o único com o passo certo na parada do juramento de bandeiras.

Passos não tem qualquer programa e mesmo sabendo que Marcelo nunca lhe permitira governar à margem da Constituição e que um PS liderado por António Costa não alinharia nas suas políticas como sucedeu com Seguro, insiste nas suas soluções extremistas.

Passos parece estar a perder a noção da realidade e o seu discurso começa a assemelhar-.se ao de alguém que bateu com a cabeça nalgum lado. Num dia diz que os investidores só voltarão a Portugal com ele no poder, no outro arma-se em analista de execuções orçamentais e só vê desgraças e até já lhe deu ara fazer adivinhações com dois meses de antecedência.

Em vez de ideias Passos prefere mostrar o estado da sua cabeça e começa a ser óbvio que este ano que passou não lhe fez muito bem, começa a evidenciar sinais de loucura, a perder consciência da realidade. Esta nova versão de Passos, a do Vidente de Massamá não promete nada de bom e até parece que o líder do PSD adivinhou a sua própria desgraça.
 

Umas no cravo e outras na ferradura


   
 Jumento do dia
    
Passos Coelho
O líder do PSD já experimentou de tudo desde que foi retirado do poder, começou por andar armado em primeiro-ministro no exílio, durante meses desapareceu, agora anda num verdadeiro frenesim, aproveitando-se do facto de uma boa parte do mundo político estar de férias para centrar a comunicação social na sua imagem.

Mas as coisas não lhe estão a correr bem, em finais de Julho anunciou a desgraça para Setembro e ainda não se percebe o que ele adivinhou, a execução orçamental não correu mal ao governo e o dossier CGD acabou por se resolver.

À falta de argumentos vem com a lenga lenga do funcionamento da geringonça. Pobre Passos, estava convencido de que uma crise o levaria ao poder e agora arrasta-se na liderança do PSD sem convição e apenas porque o ordenado que o partido lhe paga dá jeito.

Mas o grau zero de Passos Coelho surge quando o líder do PSD pergunta quem é que mete dinheiro num país dirigido pelo PCP e pelo BE. Passos está sendo desonesto e faria melhor se explicasse porque motivo ninguém investiu em Portugal enquanto foi primeiro-ministro, havendo mesmo a registar o caso da Nissan que recuou num investimento que estava programado para Portugal.

«O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, disse hoje ser "obrigação moral" da esquerda dar estabilidade ao país, aprovando o Orçamento do Estado para 2017.

"Existe uma obrigação moral. Os partidos que suportam este Governo comprometeram-se a conferir estabilidade política ao país", afirmou o ex-primeiro ministro. Falando aos jornalistas à margem da visita que hoje realizou à Feira Agrícola do Vale do Sousa, em Penafiel, Passos disse ser ao PCP, BE e PS "que cabe a responsabilidade de ter o entendimento que suporte o Governo e o seu principal instrumento de ação política que é o seu orçamento". Para o líder da oposição, "a política que o Governo vem executando é uma política como o PCP e o BE têm vindo a reclamar". Portanto, concluiu Passos, "não há nenhuma razão para estar a antecipar problemas com o orçamento".

Questionado sobre a postura do PCP face ao orçamento de 2017 e o facto de aquele partido admitir que a Europa pode influenciar a preparação do documento, Passos respondeu: "Isso é o que o Partido Comunista diz agora, porque pretende ganhar algum espaço de influência e negociação junto do PS e do Governo". O presidente do PSD previu depois que "o PCP, o BE e o PS entender-se-ão bem para fazer o Orçamento para o próximo ano".» [DN]

«residente do PSD, Pedro Passos Coelho, defendeu este domingo que Portugal precisa de atrair investimento para poder gerar emprego e rendimento, mas questionou "quem é põe dinheiro" num país dirigido por comunistas e bloquistas.

"Mas quem é que põe dinheiro num país dirigido por comunistas e bloquistas? Quem é o investidor que acredita que o futuro estará seguro naqueles que têm senha, que não gostam, pelo contrário, que atacam aquilo que eles designam o capital, os capitalistas, os homens que no fundo investem o seu dinheiro, as suas poupanças, nas empresas, que criam emprego e rendimento para futuro", afirmou o líder social-democrata.»
  

domingo, agosto 28, 2016

Umas no cravo e outras na ferradura



 Jumento do dia
    
Hélder Amaral, um deputado simpático

O deputado não estava a dizer o que pensa nem a transmitir a posição oficial do seu partido, estava apenas a ser simpático para com José Eduardo dos Santos. É uma pena que o deputado e os sesu colegas de partido não sejam igualmente simpáticos quando são convidados a estar presentes no encerramento dos congressos dos partidos portugueses, ultrapassando muitas vezes o limite da boa educação.

«O deputado Hélder Amaral não retira “nada do que disse” há semana e meia em Angola, onde afirmou que CDS e MPLA — a cujo congresso assistia como convidado — tinham “muitos pontos em comum”. O vice-presidente da bancada democrata-cristã tenta justificar nesta entrevista as palavras que geraram a polémica e assume que “quis ser obviamente simpático” para José Eduardo dos Santos. O vice-presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Angola, que também tem nacionalidade angolana, confessa que lamentou a Assunção Cristas ter feito as declarações que lançaram a confusão.

Hélder Amaral, no entanto, ressalva que não fez como os representantes dos maiores partidos portugueses: “O PS e o PSD agradeceram o grande favor que Angola fez a Portugal” nos discursos perante o congresso do MPLA. E detalha que Marco António, vice-presidente do PSD, disse: “Repito, muito obrigado!” Sobre o caso Luaty Beirão, o deputado diz que não sabe “se os ativistas foram presos por lerem um livro”, ou por razões políticas: “Não sei se estão presos por delito de opinião.” Promete que vai aprender a dançar kizomba para não ser ultrapassado por algum “branquela”.» [Observador]

      
 O DAESH em Tabuaço
   
«Os militares da GNR do Núcleo de Investigação Criminal de Moimenta da Beira, distrito de Viseu, detiveram na sexta-feira em Tabuaço um homem de 52 anos por posse de armas ilegais e de material explosivo, foi hoje divulgado.

Num comunicado hoje divulgado, o Comando Territorial de Viseu da GNR esclareceu que a detenção, decorrente de uma investigação no âmbito de um processo de violência doméstica, levada a cabo nas localidades de Tabuaço e Vagos, culminou na realização de uma busca domiciliária.» [Observador]
   
Parecer:

a verdade é que há um DAESH dentro de muitas casas portuguesas, como centenas de pessoas a viver num ambiente de terror permanente e com maus de três dezenas de vítimas mortais todos os anos.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»
  

sábado, agosto 27, 2016

8h30

 photo 830_zpsgikj2atv.jpg

Antes da invasão matinal as praias são um mundo diferente, estão ocupadas pelas aves, as cada vez mais numerosas gaivotas e muitas limículas, pilritos-das-praias e borrelhos, que aproveitam o recuo das marés antes da presença humana. é a hora dos dos cães passearem a bicharada sem se sujeitarem a proibições, dos praticantes de corrida e de muitas outras personagens.

Todos os dias pelas 8h30 passava sempre esta senhora com o seu chapéu de sol decorado artesanalmente, passava em direcção à Praia Verde e depois regressava a Monte Gordo. Durante duas semanas nunca faltou ao seu passeio matinal devidamente protegido dos raios solares da manhã cedo.

Umas no cravo e outras na ferradura



 Jumento do dia
    
Pedro Mota Soares, ex-ministro Lambretas

O ex-ministro do Trabalho, campeão da manipulação das estatísticas de desemprego, que tutelava o IEFP deveria vir dar a cara explicando se aquele instituto nada fez  perante as queixas de vigarices na TSU por iniciativa própria ou na sequência de instruções da tutela.

«O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) disse na segunda-feira estar atento a fenómenos de abuso e irregularidades com apoios em estágios profissionais por parte de empresas, mas frisou não possuir qualquer denúncia sobre a matéria. A garantia surgiu depois de o Jornal de Notícias ter revelado que os estágios do IEFP estão alegadamente a ser alvo de fraude, sendo os jovens obrigados pelas empresas a devolver parte do salário. Hoje, o mesmo jornal avança que a denúncia de uma estagiária esteve sete meses na gaveta do Instituto.» [DN]

 Dúvidas que me atormentam

Se os filhos do embaixador do Iraque foram alvo de agressões porque motivo o MP está tãio empenhado em que sejam constituídos arguidos e aqueles que os agrediram não foram alvo de qualquer investigação?
 
Porque motivo o MP está tão empenhado na rixa de Ponte de Sor e outro jovem agredido em Póvoa do Lanhoso, que esteve igualmente em coma induzido, não merece qualquer preocupação e a GNR só aceitou uma queixa à terceira tentativa?

Parece que o MP só se incomoda com casos "finos".

      
 E a geringonça lá vai funcionando 
   
«De acordo com os dados hoje divulgados, no primeiro trimestre do ano, os regressos ao mercado de trabalho no subiram 1,5 pontos percentuais na comparação com os do último trimestre de 2015.

Segundo o gabinete oficial de estatísticas da União Europeia (UE), nos primeiros três meses do ano, 62,3% das pessoas desempregadas permaneceram sem trabalho, face ao trimestre anterior (UE 65,7%), o que representa uma quebra de 4,6 pontos.

No conjunto da UE, as reentradas no mercado de trabalho aumentaram 1,6 pontos e as permanências no desemprego caíram 2,6 pontos, na comparação trimestral.» [Notícias ao Minuto]
   
Parecer:

Para desgostos do califa de Massamá e da direita.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»
  
 Igreja quer escapar ao IMI
   
«A Igreja vai reunir-se em Fátima na próxima segunda-feira, dia 29, para discutir uma resposta a ser enviada ao Estado, depois de a maioria das mais de quatro mil paróquias portuguesas terem sido notificadas para pagar impostos municipais sobre imóveis (IMI) de alguns dos seus terrenos e edifícios.

Terão sido convocados para a reunião os ecónomos – responsáveis pelas Finanças – e vigários de todas as dioceses nacionais, informa o Jornal de Notícias na sua edição impressa.


O objetivo deste encontro é encontrar a melhor forma de cada paróquia responder aos diretores das repartições de Finanças. Uma fonte da Igreja afirmou ao JN que será procurada uma resposta homogénea entre “todas as paróquias do país”.» [Observador]
   
Parecer:

A Igreja acha que está acima da carne seca.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»
  

sexta-feira, agosto 26, 2016

Boas vigarices

O país soube, atónito, que temos uns patrões com pouca vergonha na cara, recebem estagiários e ainda tentam extorquir-lhes dinheiro para que paguem do seu bolso a TSU que supostamente deve ser paga pelo empregador. Ouviram-se vozes de indignação e no princípio até parecia mentira, ninguém sabia do caso, a denúncia parecia sem fundamento. 

Mas se recuarmos no tempo percebemos que aquilo que agora denunciamos como vigarice de baixo nível mais não foi do que Passos Coelho e Vítor Gaspar tentaram fazer a todos os trabalhadores, pô-los a pagar a TSU dos patrões, suportando um aumento brutal da taxa que lhes é aplicada, para que fosse reduzia em igual montante a taxa do patrão. Aquilo que hoje cheira a vigarice tinha no passado a dignidade de tese em Harvard, era a famosa desvalorização fiscal inspirada no falecido António Borges e em nome da qual todos os portugueses foram promovidos a ratos de laboratório.

Passaram alguns dias e ainda que com alguma timidez foram aparecendo casos que comprovam as denúncias. Mais grave ainda, sabe-se agora que o governo de Passos Coelho tinha conhecimento da situação desde 2014. Ao que parece nada foi feito, a estagiária que denunciou a desvalorização fiscal forçada nem sequer foi contactada, o que só pode significar que aquele instituto nada fez e isso só se entende se era essa a política do governo.

Parece que não bastou ao ministro das Lambretas inventar empregos generalizando os estágios, foi mais longe e quase reduziu os estagiários permitindo que patrões identificados com as teses da desvalorização fiscal ficassem com uma boa parte do subsídio entregues aos trabalhadores disfarçados de estagiários.

 


Umas no cravo e outras na ferradura


  
 Jumento do dia
    
Passos Coelho

Passos Coelho tem uma grande dificuldade em respeitar a linha que separa a verdade da mentira e continua a ajeitar a realidade em seu favor. Durante quatro anos contou com os jornalistas amigos para seguir uma estratégia assente na mentira, por isso ainda não percebeu que os tempos são outros.

«O presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro, acusou na quarta-feira à noite, o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, de mentir sobre as negociações do novo modelo de transportes aéreos da região.

"Não é verdade que tenha sido o Governo da República do PSD a convencer o Governo Regional do PS do que quer que seja. Foi o Governo Regional do PS que tomou a iniciativa de propor uma alteração ao modelo de acessibilidades aéreas à nossa região. E também é verdade que essa proposta esteve parada três anos nas gavetas do Governo da República e que só quando o ministro deixou de ser do PSD é que o assunto evoluiu e se resolveu", frisou.

Vasco Cordeiro falava na Praia da Vitória durante a apresentação da lista do PS pelo círculo eleitoral da ilha Terceira às eleições legislativas regionais de 16 de outubro, em reação a declarações de Pedro Passos Coelho, que está de visita aos Açores.

Em São Miguel, o líder do PSD disse que o anterior Governo da República "demorou um certo tempo a persuadir o Governo Regional" de que o modelo adotado seria uma boa opção, alegando que o executivo açoriano "estava mais fixado na ideia de que era preciso remunerar mais as obrigações de serviço público".» [DN]

 Coisas estranhas

Um conhecido do PSD vem perguntar-me sobre uma eventual remodelação governamental, sugerindo que o ministro das Finanças estaria de saída. Achei estranho, ainda que em érias tinbha acompanhado as notícias e não dei por qualquer sinal de mal-estar no governo que sugerisse uma reestruturação.
  
Um dia depois assisto a um ataque ridículo a Mário  Centeno por parte do ainda líder do PSD. Foi então que percebi, depois de anunciar uma desgraça nacional em Setembro parece que o traste de Massamá quer inventar uma demissão do ministro das Finanças. O governo é que é a geringonça, mas quem anda aos solavancos é o califa de Massamá.

      
 Outra vez os amarelinhos da sub subsidiodependência
   
«"Os colégios estão a cumprir os contratos celebrados com o Estado português que previam a abertura de turmas durante três anos letivos - o passado, este e o próximo. O que o governo fez foi romper os contratos. Judicialmente, a única arma que temos são as providências cautelares e as ações principais, que avançarão em breve", disse Rodrigo Queirós e Melo, em declarações à agência Lusa.

O Ministério da Educação anunciou que em 2016-2017 haverá um corte de 57% no financiamento das turmas de início de ciclo nos colégios privados com contrato de associação, admitindo financiar apenas 273 turmas, contra as 656 subsidiadas em 2015-2016 em 79 estabelecimentos particulares.» [Notícias ao Minuto]
   
Parecer:

Desta vez a direita não se incomodou com a sub subsidiodependência.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se aos senhores que esqueçam o pilim dos contribuintes.»
  
 Outro a ver cagarras
   
«Marcelo Rebelo de Sousa partirá depois para o Funchal, de onde embarcará para uma visita às ilhas Desertas a bordo do Navio da República Portuguesa (NRP) "D. Francisco de Almeida".

No regresso, haverá um briefing sobre a proposta nacional de extensão da plataforma continental.

Após a visita às Desertas, Marcelo Rebelo de Sousa regressa ao Funchal onde participará num jantar solidário a favor dos bombeiros da Madeira.» [Notícias ao Minuto]
   
Parecer:

As Selvagens é uma espécie de Fátima parta as peregrinações presidenciais.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Marcelo que vá ver os flamingos ao Montijo, ficam mais baratos do que as cagarras das Selvagens.

 Finalmente
   
«"Acho um pouco estranho esse anúncio. Não posso levar muito a sério, porque o interlocutor do Governo nacional é o Governo Regional. Se isso [informação sobre a linha de crédito] foi feito a nível partidário, eu desconheço", disse hoje Miguel Albuquerque, comentando as declarações de Carlos Pereira, feitas na quarta-feira após uma reunião com o secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson Souza.» [Notícias ao Minuto]
   
Parecer:
Finalmente o PSD-Madeira distingue partidos de Estado.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»

 E a geringonça lá vai andando
   
«Até julho deste ano, o défice das Administrações Públicas (AP) diminuiu 543 milhões de euros face ao mesmo mês do ano passado. De acordo com um comunicado do ministério das Finanças sobre a síntese de execução orçamental de julho de 2016, esta redução decorre de um aumento da receita de 2,8%, superior em 1,5 pontos percentuais ao crescimento da despesa.

A melhoria do défice, lembram as Finanças, mantém a evolução favorável observada desde o início do ano, excedendo mesmo o valor previsto no Orçamento do Estado de 2016.

O saldo primário das administrações públicas registou um excedente de 316 milhões de euros, traduzindo-se numa melhoria de 901 milhões de euros face ao mesmo período de 2015.» [Expresso]
   
Parecer:

Sem dramas, sem alarmes, sem desvios colossais, sem chantagens, sem dramatismos, um país tranquilo.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

 O forró continua
   
«Os jogadores e equipa técnica que se sagraram campeões do Europeu do nosso contentamento vão receber as insígnias da Ordem de Mérito das mãos de Marcelo Rebelo de Sousa no próximo dia 31 de agosto, pelas 18h30, no Salão Nobre da Câmara do Porto. Na cerimónia estarão ainda presentes o anfitrião Rui Moreira e Fernando Gomes, que quis com a escolha da sua cidade natal homenagear as gentes do Norte.

“O Porto é uma grande cidade, um grande povo, e era fundamental que nós pudéssemos estar aqui”, conforme já referiu o presidente da FPF. Após a cerimónia, que tem lugar na véspera do jogo amigável com a seleção de Gibraltar, no Bessa, os heróis de França vão saudar os portuenses da varanda principal dos Paços do Concelho, que poderão seguir em direto a condecoração através de ecrãs gigantes instalados na Praça General Humberto Delgado.» [Expresso]
   
Parecer:

Há aqui algum exagero.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»
  

quinta-feira, agosto 25, 2016

O programa oculto pela cobardia

Ainda que Passos nunca tenha assumido a sua agenda política, preferindo esconder as suas decisões atrás de supostas exigências da troika, preferindo invocar as exigências decorrentes do memorando para se justificar sempre que a opinião pública lhe é desfavorável, é cada vez mais evidente que os seus objectivos políticos iam muito para além do que assumiu e que em grande parte eram ocultos e ocultados dos portugueses.

Passos Coelho nunca teve a coragem de assumir o seu programa, nunca foi capaz de defender de forma clara as suas ideias e projectos, preferindo recorrer à mentira, à manipulação e à chantagem combinada com as figuras pardas da troika. Nunca deu a cara pela desvalorização fiscal que implementou, que primeiro assumiu a forma de golpada na TSU, que perante a oposição colectiva substituiu por uma redução do IRC financiada pela sobretaxa do IRS. Nunca assumiu de forma frontal que os cortes nas pensões e nos vencimentos faziam parte do seu programa e eram para ser definitivos. 

O único capítulo que Passos assumiu como fazendo parte do seu programa económico foi aquele a que designou por “democracia económica”, tendo ido mais além do que o exigido pela troika em matéria de privatizações. A entrega da EDP ao PC da China foi o grande símbolo da sua democracia económica, um eufemismo que escondia o projecto de privatização de tudo o que pudesse ser privatizado.

Mas a cobardia sempre impediu Passos de defender os seus projectos, se corressem bem eram obras sua, se corriam mal era consequência de outros governos ou de imposições externas. Por isso Passos apostou sempre na desgraça, preferia intervir num BES já sem soluções, ou governar sobre a chantagem dos resgates do que apresentar as suas ideias aos eleitores. Passos é um político sem coragem e incapaz de ser verdadeiro com os eleitores, tratando-os por idiotas a quem prefere enganar.
  
Como se explica que durante todo o seu mandato gente da sua confiança conduzisse os destinos da CGD como se tudo estivesse a correr bem. Passos nunca manifestou qualquer preocupação com a CGD, limitava-se a queixar-se de que tinha falhado com os seus ojectivos, sugerindo aos portugueses que o banco público estaria a ser um fardo para as contas públicas. É mais do que óbvio que Passos contava com a desgraça e pensava combinar com os seus amigos a forma de privatizar a CGD contra a vontade dos portugueses.

Umas no cravo e outras na ferradura


  
 Jumento do dia
    
Hélder Amaral, deputado do CDS

Ao contrário do que se possa pensar a identidade deste deputado do CDS com Angola não vem das suas raízes angolanas, essa proximidade tem algo de genético mas mais porque este senhor se comportar como um paquiderme. Basta ouvi-lo na CMTV onde é um defensor do seu presidente Bruno de Carvalho para se perceber que é um perigo público sempre que abre a boca, comporta-se como um elefante numa loja de cristais.

«Hélder Amaral, o deputado do CDS que fez declarações polémicas durante o congresso do MPLA em Angola, vai regressar ao país a 4 de setembro, para representar o seu partido no Congresso da Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA-CE). Esta força, que participou nas eleições parlamentares angolanas de 2012 — conseguindo 6% dos votos e oito deputados — vai transformar-se em partido político e é liderada por Abel Chivukuvuku, ex-militar e ex-dirigente da UNITA.

Apesar do parlamentar democrata-cristão ter lançado uma discussão na semana passada, que obrigou o partido a reagir, causando uma enxurrada de críticas, por ter dito que havia uma proximidade “cada vez maior” entre o CDS e o MPLA, Assunção Cristas decidiu manter o dossiê de Angola nas mãos de Hélder Amaral, avançou o Correio da Manhã. A líder do CDS teve uma conversa telefónica com o deputado e terá considerado que houve um mal-entendido com as declarações proferidas em Luanda. O CDS já tinha feito saber que ia ao congresso do CASA-CE (a terceira maior força de Angola), mas não tinha anunciado que o seu representante seria Hélder Amaral — que tem dupla nacionalidade e também é angolano.» [Observador]

 O outro lado da guerra

Enquanto milhares de iraquianos morrem nos combates com o DAESH, enquanto as mulheres curdas do Iraque e da Síria combatem os extremistas islâmicos dando um exemplo de coragem que durante muito tempo não vimos no Iraque, enquanto os países ocidentais e a Rússia perdem soldados nessa guerra, os filhos do embaixador do Iraque andam a apanhar bebedeiras e a envolverem-se em desacatos em Ponte de Sor.

Eu não os incomodava judicialmente, mandava-os imediatamente para a linha da frente junto a Mossul onde em vez de beberem cervejas beberiam água inquinada e em vez de andarem a mostrar tatuagens n um bar alentejano andariam a mostrar se os tinham no sítio.

O mínimo que se pode dizer de um embaixador do Iraque que permite este comportamento aos seus meninos é que se trata de um idiota. Representando um país destruído tinha o dever de aconselhar os seus meninos a evitarem copos e rixas.

 Bons costumes

1922, Washington

 photo Burkini-1_zpsu5r2wve6.jpg

«Photo shows Bill Norton, the bathing beach "cop", using a tape measure to determine the distance between a woman's knee and the bottom of her bathing suit on a beach in Washington, D.C.» [Library of Congress]

2016, Nice

 photo Burkini-2_zps1vrwfrq5.jpg


«French police made a woman remove her burkini on a Nice beach on Tuesday while another was fined in the resort of Cannes for wearing leggings, a tunic and a headscarf.» [The Telegraph]

      
 Dossier CGD encerrado
   
«A recapitalização da Caixa Geral de Depósitos foi aprovada esta terça-feira ao final da tarde pela comissária europeia da Concorrência, Margrethe Vestager, em negociações directas com o ministro das Finanças, Mário Centeno, soube o PÚBLICO. O valor imposto pela comissária, e aceite pelo Governo português, é de 2,7 mil milhões de euros para a recapitalização directa. Mas, no total das operações financeiras permitidas, a recapitalização da CGD poderá atingir os 4,6 mil milhões.

Com esta aprovação fica tudo a postos para o novo presidente da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues, e a nova administração tomarem posse antes do fim do mês, data em que cessa funções a anterior administração.

A recapitalização da CGD será composta por três parcelas. Uma é o investimento de 2,7 mil milhões. Outra é a possibilidade de conversão dos 900 milhões que o Estado investiu no sector bancário aquando da intervenção da troika (conhecidos como "CoCos"). Estas duas parcelas perfazem os 3,6 mil milhões autorizados ao Estado. Mas o Governo português está ainda autorizado a lançar uma operação de venda de obrigações da própria Caixa Geral de Depósitos até um valor limite de mil milhões de euros.» [Público]
   
Parecer:

Por este andar o Passos não sabe o que dizer.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»