sexta-feira, outubro 27, 2017

UMAS NO CRAVO E OUTRAS NA FERRADURA



 Jumento do Dia

   
Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna

A suspensão da página de imprensa do Ministério da Administração Interna só porque colocou um link para um blogue porque criticava o Presidente da República, distinguindo-o como "jumento do dia" roça o ridículo. Será que o MAI vai passar a investigar toda e qualquer referência para jornais como o Observador onde de diz de António Costa coisas bem piores do que O Jumento disse de Marcelo.

A escolha de uma personalidade como "jumento do dia" faz-se aqui há mais de dez anos e com isso não se pretende chamar jumento, cavalo, burro, zebra ou equídeo a quem quer que seja. é uma forma de criticar alguém que se destacou pela negativa, o Jumento não é a personalidade, é o blogue e ser jumento significa ter sido escolhido por ter sido a personalidade do dia pela negativa.

Em mais de dez anos foram feitas mais de três mil escolhas e deve ser dito que nunca alguém levou isso a mal, nunca isso foi entendido como ofensivo. Se alguém entendeu que o comentário era relevante numa análise de imprensa, isso só será criticável porque em Portugal os jornalistas criaram uma péssima imagem das redes sociais, ignorando que foram eles que mais as usaram para a sua própria promoção.

Investigar quem achou que a crítica ao Presidente do Marcelo, feita em termos que não são ofensivos, roça o ridículo. É lamentável que o primeiro ato político da nova equipa do ministérios é estabelecer que em Portugal não se pode criticar o Presidente da República.

O melhor é perguntarmos a Eduardo cabrita a quem podemos criticar e em que termos podemos criticar, sob pena de algum dos seus funcionários ser alvo de um processo disciplinar. Ridículo.

«O Ministério da Administração Interna garantiu ao Notícias ao Minuto estar a apurar as circunstâncias em que foi incluído um 'post' de um blogue, no qual o Presidente da República foi considerado o "jumento do dia".

Tal post, intitulado 'Uma no cravo e outras na ferradura', foi incluído na revista de imprensa, do dia 20 de outubro, difundida pela Secretaria Geral da Administração Interna.

Ao Notícias ao Minuto, fonte do MAI adianta que "já foi solicitada a suspensão da revista de imprensa até à cabal averiguação e apuramento de responsabilidades pelo sucedido".

No artigo em causa, publicado após o duro discurso do Presidente ao país, o autor refere que Marcelo foi "manhoso como de costume" e que "preferiu que a mensagem do primeiro-ministro frio e distante dos problemas prevalecesse sobre a verdade".» [Notícias ao Minuto]

 O país dos idiotas

Os jornais podem mentir, podem fazer jornalismo sujo, podem ser manipulados, podem ser comprados com anúncios mas são coisa fina, se uma página oficial fizer uma recolha de imprensa e referir os jornais não importa as mentiras que digam em relação à vida pública ou privada dos políticos, mas se o link for para uma página das redes sociais reagem todos como putas ofendidas.

O ridículo deste país é que já é crime referir quem ouse criticar um Marcelo que já se sente como uma espécie de Rei Sol à portuguesa.

 Eu bem avisei, vai dizer Cavaco

É um velho hábito de Cavaco Silva, escreve ou fala e uns tempos depois lembra o que escreveu ou dizze, eu bem escrevi iu eu bem disse, costuma ele recorddar. Portanto, o melhor é estyarmos preparados pois a propósito do modelo de presidencialismo de Marcelo o ex-Presidente vai voltar a declarar, "Lembram-se? Eu bem avisei em Castelo de Vide".

«Marcelo Rebelo de Sousa não escapou a este regresso de Cavaco à política. Sem nunca se referir diretamente ao atual Presidente da República, o antecessor recorreu a uma análise do estilo do Presidente Macron para deixar perceber sem tibiezas o que pensa de Marcelo.

Criticando abertamente "a verborreia frenética dos políticos" que "não dizem nada de relevante", Cavaco defendeu que "a palavra presidencial deve ser rara" e considerou que "não passa pela cabeça de ninguém que ele (Macron, o anti-Marcelo?) telefone a um jornalista para lhe passar uma informação".» [Expresso]

 Cinismo é...



 Há dois Marcelos

Não há um Marcelo antes dos incêndio e outro depois dos incêndios. Há sim um Marcelo antes de Santana Lopes decidir ser candidato à liderança e outro Marcelo depois de Santana ter dado a boa notícia ao país da sua candidatura. Santana Lopes é o candidato ideal para desempenhar o papel de primeiro-ministro tal como Marcelo o concebe, uma espécie de ajudante de quarto secretário da sua Casa Civil.
      
 Um dia de fama
   
«Todos os dias, uma página na internet do Ministério da Administração Interna apresenta um destaque com as notícias que marcam esse dia na imprensa. A 20 deste mês, em destaque esteve um texto do blogue O Jumento, que elege Marcelo Rebelo de Sousa como o Jumento do Dia. A curiosidade foi noticiada pela Rádio Renascença, ontem, e apontada como uma situação insólita e sem precedentes.

A revista de imprensa dessa página do MAI também destaca uma notícia sobre as fases da lua, e outras quatro relacionadas com a situação dos incêndios. Mas a primeira em evidência é a quem tem por título Umas no Cravo e outras na Ferradura, o texto do blogue O Jumento, em que o autor defende que "a mensagem subliminarmente passada para a opinião pública durante o dia de hoje é a de um Presidente que sofre muito com os problemas dos portugueses e um primeiro-ministro sem sentimentos e que não sai do conforto dos gabinetes".» [DN]
   
Parecer:

Ridículo.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada»