terça-feira, novembro 21, 2017

Adeus EMA

A EMA vai para Amesterdão e daqui a uns quantos dias todos se esqueceram da decisão de colocar naquela cidade a Agência Europeia dos Medicamentos. Mas a crer em Rui Moreia, o político populista que dirige a autarquia do Porto, mesmo depois de já ninguém se lembrar do assunto meia Europa lembrar-se-á de que o Porto tinha condições para receber a agência e muito mais.

Isto é, percebe-se agora que ao autarca do Porto o que o movia e o levou a forçar a que a sua cidade substituísse Lisboa na candidatura era uma questão de possibilidade, pelo seu comunicado parece que Rui Moreira queria lançar o nome da cidade como tendo potencial para receber investimentos estrangeiros.

A isto chama-se hipocrisia, é ridículo ver um autarca concorrer e forçar a diplomacia a propor uma cidade para instalação de uma agência europeia, quando se tem por objetivo fazer publicidade à cidade. É ridículo ver alguém que até liderou a  Associação Comercial do Porto, ainda que este tipo de empregos costumem servir para dar de comer a filhos de família mal sucedidos, achar que só por se ter candidatado à localização da agência o Porto vai atrair aviões cheios de investidores que ficaram maravilhados com a cidade.

Mas se o que estava em causa era atrair investidores, pouco importando o sucesso da candidatura, porque motivo se escolheu uma cidade altamente industrializada, em comparação com muitas outras? 

Vale a pena refletir sobre a forma como todo este processo se desenvolveu para percebermos como a mentalidade de alguns dos nossos políticos têm um peso grande no nosso subdesenvolvimento. Pela forma como se comportou o autarca do Porto os governantes da EU fizeram muito bem em escolher Milão ou Amesterdão, o presidente da autarquia da cidade portuguesa que se candidatou é tão competente que até emitiu um comunicado a felicitar Milão, quando a escolha recaiu na cidade holandesa.

Enfim, resta esperar que os tais investidores a que refere o nosso pobre autarca não prefiram investir na Holanda, porque quem provou ser mais competitiva e ter melhores condições para atrair os investidores foi Amesterdão.