sábado, novembro 18, 2017

UMAS NO CRAVO E OUTRAS NA FERRADURA



 Jumento do Dia

   
Mário Centeno, ministro das Finanças.

Não percebi muito bem a quem se refere Mário Centeno que "Aprendemos da forma mais difícil que todos temos de saber merecer", até porque há coisas elementares que todos os portugueses conhecem, não precisando de um educador. Já agora, quem não precisou muito de aprender foram os funcionários do Banco de Portugal, se bem me lembro o governante encarregado de lixar os funcionários públicos era um rapazola de nome Hélder Rosalino que ao mesmo tempo que escravizava a Função Pública alterava o estatuto dos seus colegas do Banco de Portugal, pondo-os a salvo de todas as medidas de austeridade aplicadas no Estado.

Se Mário Centeno se refere aos que beneficiaram da ilha do BdP  como precisando de aprender umas coisas é bem capaz de ter razão.

«ministro das Finanças escolheu abrir a sessão no hemiciclo, esta manhã, falando do elefante na sala: o descongelamento das carreiras na função pública, particularmente no caso dos professores. Mário Centeno tomou a palavra no debate da especialidade para citar António Costa, lembrando que o Governo veio pôr o "cronómetro" a contar de novo, e deixar recado: "Aprendemos da forma mais difícil que todos temos de saber merecer".

Depois das notícias que esta madrugada indicavam que o Governo poderia recuperar os anos perdidos para a contagem da carreira dos docentes ainda neste Orçamento, Mário Centeno veio assegurar, sem dar novidades, que o Governo leva o assunto "muito a sério" e lembrar que o Executivo está a "recorrer às regras próprias de cada carreira" e que "47% dos professores vão progredir e mais de 7 mil recém-contratados vão ser colocados nos escalões", com um impacto orçamental de 115 milhões de euros.

O ministro defendeu que o descongelamento "merece natural destaque na política orçamental" do próximo ano, lembrando que "a diversidade na função pública é muito significativa". "O descongelamento é um processo complexo e desde cedo foi claro que valores não seriam compatíveis com processo que ocorresse num só ano", recordou, acrescentando que o pagamento dos aumentos que forem devidos graças ao descongelamento será "realizado em três anos".» [Expresso]

 Ele sempre foi um beijoqueiro



Mas há velhinhas e velhinhas.

 Só meio pontito?



Note-se que o PSD sobe 0,4% depois de ter descido 0,7% no mês anterior. Em relação a Agosto, antes de todos os incidentes que animaram a direita, o PSD sobe apenas 1,3%, uma variação que pode ser consideado pouco mais do que simbólica.


Nem os a legionela, nem os candidato à liderança aumentam a confiança no PSD:

 Azar

Anda tanta agente a defender os carvalhos contra os eucaliptos, mais parecendo que os carvalhos são de esquerda ou do Benfica e que os eucaliptos são de direita e do Porto, que ninguém reparou que o incêndio de Pedrógão Grande foi muito provavelmente causado por um belo carvalho.

Mas os nossos assanhados jornalistas desta vez ficara a ronronar, ninguém questionou a REN sobre a razão porque não cuida das linhas eléctricas. 

      
 Desta vez o Estado está ausente
   
«A empresa da brasileira, que viajou para Portugal há 17 anos, ofereceu-se para pagar a trasladação do corpo de Lisboa para o Brasil. Esta quinta-feira, a mãe de 'Nice', como era conhecida a vítima, afirmou à Globo que a família não tinha posses para o fazer. "Eu queria que me trouxessem ela, já que a culpa é deles, que a culpa é do Governo, do Estado, que eles me mandassem a filha", lamentou Maria Luzia da Costa.

Agora tudo mudou. "A empresa que é dona do café do aeroporto, onde trabalhava a 'Nice', vai pagar estas despesas", revela ao Expresso a tia materna, Célia da Costa, visivelmente satisfeita. Trata-se do Grupo Moiagest.» [Expresso]
   
Parecer:

Quem matou a mulher foi um agente ao serviço do Estado e este tem a obrigação de assumir as despesas.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a opinião ao Presidente Marcelo.»