sexta-feira, fevereiro 23, 2018

UMAS NO CRAVO E OUTRAS NA FERRADURA



 Jumento do Dia

   
Isabel Meirelles, vice-presidente do PSD

Convenhamos que para uma vice-presidente do PSD e possível futura ministra o argumento e que só foi dar de vaia aos amigos e nem se lembra de ter assiando uma ata só merece uma gargalhada. Trata-se de uma desculpa que não abona muito a favor das suas qualidades e muito menos de uma advogada, que sabe muito bem o valor de uma assinatura numa ata. A vice de Rui Rio só poderá estar a gozar connosco.

«Isabel Meirelles, uma das vice-presidentes de Rui Rio no PSD, participou na reunião do Conselho Geral da Ordem dos Advogados em que foi aprovada, por unanimidade, uma auditoria externa à gestão da antiga bastonária, Elina Fraga. A ata, publicada no site da Ordem dos Advogados (OA), confirma que Isabel Meirelles esteve nessa reunião — a segunda do mandato do atual bastonário, a 20 de janeiro de 2017 — mas a advogada e vice-presidente do PSD confessa ao Observador que “não se lembra” de ter participado e que, no máximo, poderá “ter passado por lá brevemente“. Elina Fraga, colega de direção de Isabel Meirelles, tem associado o pedido de auditoria a uma perseguição do atual bastonário, Guilherme Figueiredo. A decisão foi, no entanto, tomada num órgão colegial, no qual participou a sua nova colega na direção do PSD.

A advogada, que fez parte da lista ao Conselho Geral de Guilherme Figueiredo, que não se recorda de “ter discutido qualquer auditoria“, até porque “por motivos de saúde” pediu “escusa logo na primeira reunião“. Ora, esta decisão foi tomada na segunda reunião, onde Isabel Meirelles admite, no máximo, ter “passado” para se “despedir dos colegas”. Além disso, já não esteve na terceira reunião, onde foi aprovada a ata anterior, não podendo, por isso, ser responsável por eventuais erros que a mesma possa ter.» [Observador]

      
 Marcelo recebe outra vez Rui Rio
   
«Uma semana depois de ter ido ao Palácio de Belém apresentar cumprimentos ao Presidente da República, Rui Rio volta a encontrar-se com Marcelo Rebelo de Sousa na próxima segunda-feira.

Como o Expresso noticiou, Marcelo manifestou intenção de ter uma segunda conversa com o novo líder do PSD depois do primeiro encontro, em que Rio se fez acompanhar de membros da sua direção no partido. Esta quinta-feira, em S. Tomé, o Presidente anunciou que já está marcado para segunda-feira. Será um almoço a sós.

À mesa estarão as propostas de acordos que o novo líder da oposição lançou ao Governo e que o primeiro-ministro acolheu. Para já, descentralização e quadro comunitário de apoio (os fundos que virão para Portugal até 2030) são os dois dossiês que Rui Rio e António Costa aceitaram negociar, tendo já indicado os interlocutores dos dois lados. [Expresso]
   
Parecer:

Bem, o líder do PSD parece que vai mais vezes a despacho com o Presidente do que o próprio primeiro-ministro, algo inédito na história das relações institucionais entre Presidentes de líderes de partidos com representação parlamentar. Talvez não fosse má ideia se o Presidente explicasse porque diferencia os partidos na forma como recebe os seus líderes em Belém ou como os convida, incluindo os candidatos, para almoçar.

O encontro semanal com Rui Rio tem uma tal importância que para a sua divulgação não bastou que constasse da agenda, Marcelo assumiu ele próprio a tarefa de o fazer em São Tomé e Príncipe. Veremos se o pequeno empurrão da Marcelo ajuda Rio nas sondagens...
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao presidente da Casa Civil da Presidência da República que arranje um gabinete no Palácio de Belém para o líder do PSD e talvez um outro para Santana Lopes.»
  
 É o que dá a falta de cultura
   
«Quando em 2006 Sacha Baron Cohen lançou o filme “Borat”, as salas de cinema no Cazaquistão não se encheram para o aplaudir. Ao mesmo tempo que ridicularizava os cidadãos daquele país, o jornalista cazaque personificado por Cohen tornou-os alvo de piadas de várias nações. E este problema chegou até 2018.

A 15 de fevereiro, quando o Sporting bateu o Astana por 3-1 na primera-mão da Liga Europa, os leões festejaram o triunfo com a publicação nas redes sociais de um gif da personagem de Cohen vestido de Borat.

Escusado será dizer que esta atitude não caiu bem junto dos adeptos do Astana. Em Lisboa, Stanimir Stoilov, treinador do Astana, lembrou esse momento.

“O Sporting usou a imagem do Borat. Foi algo ético da parte deles ou é normal na Europa. Tem de haver respeito pelo adversário. Se o fizeram, têm de nos pedir desculpa”, disse em conferência de imprensa de antevisão à partida.» [Expresso]
   
Parecer:

Parece que SCP tem na comunicação um jornalista imbecil, que não sabe o quanto o Borat ofende toda uma nação.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

 É preciso lata!
   
«"Lanço um desafio, em especial ao PS, que se o dinheiro é à borla, as taxas de juro estão em níveis negativos, porque continuamos a cobrar tanto dinheiro aos contribuintes através do IRS para devolver um ano depois. Talvez fosse uma boa altura para corrigir este sistema, porque há melhores formas de poupança do que esta", disse a antiga ministra do governo de Passos Coelho numa conferência na Nova School of Business & Economics em que participava também o antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade (PS).

Em declarações à agência Lusa no final da sessão, Maria Luís Albuquerque explicou que a afirmação feita surgiu na sequência de um comentário de Rocha Andrade "que dizia que neste momento para o Estado, a curto prazo, o dinheiro é à borla, ou melhor, até é mais do que isso porque estamos com taxas de juro negativas e portanto que o Estado não tinha nenhuma vantagem em cobrar antecipadamente e procurar adiantamentos dos contribuintes, que isso não traria nenhuma vantagem financeira".

"A minha resposta foi nesse sentido: se não deveremos aproveitar este momento para fazer essa correcção estrutural em termos do que são as tabelas de retenção para que se aproxime o mais possível aquilo que se retém a cada contribuinte daquilo que ele tem efectivamente que pagar", disse.» [Jornal de Negócios]
   
Parecer:

Esta senhora como achou que os cortes de vencimentos não bastavam, tentou enganar os portugueses com o reembolso da sobretaxa e aumentou as receitas fiscais de 2017 aumentando a retenção de IRS na fonte, forçando os trabalhadores a fazerem um empréstimo forçado ao Estado. Agora usa o seu próprio abuso para atacar o governo.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Mande-se a senhora à bardamerda.»