terça-feira, março 20, 2018

UMAS NO CRAVO E OUTRAS NA FERRADURA



 Jumento do Dia

   
Rui Rio, o Skip do banho de ética

A forma como Rui Rio tratou o seu grupo parlamentar, começando pelo episódio triste do ex-líder parlamentar, passando pelas sugestões de que meteria o partido na linha e acabando com a escolha de Fernando Negrão foi uma verdadeira entrada de leão. O problema é que depois do prometido banho de ética o líder do PSD parece ter levado uma banhada de falta de ética.

Rio ainda esperou que Feliciano se escapasse, o próprio secretário-geral, que se tem a si próprio em grande conta, imaginou que os papalvos acabariam por se sentirem culpados por o terem criticado em relação ao currículo. Mas convenhamos que seria um exagero um modesto licenciado da UAL, com uma média de 11 tirada em 11 anos de licenciatura, mal falando inglês e com uma vasta obra de livrinhos sobre o Bombarral, ter o elevado estatuto de investigador numa grande universidade norte-americana, isto depois de ter conseguido um mestrado em cujo currículo constava que tinha escrito um artigo com o título “Obrigado, Scolari”, publicado na “Revista Ripa na rapaqueca”. Como disse o pequeno Marques Mendes foi uma saloice, mas convenhamos que uma saloice com uma grande dose de criatividade. Não me admiraria que na próxima versão do seu currículo Feliciano Barreiras Duarte, também conhecido por "Nanito" ou "Patolas", se declarasse consultor  jurídico internacional da NASA.

Rui Rio é agora vítima de si próprio e depois de ter estado uma semana à espera que os portugueses acreditassem nas explicações imbecis de Feliciano, deu-nos mais uma banhada de falta de ética, em vez de assumir os prejuízos mandou um vice tirar o tapete ao seu secretário-geral, forçando-o a pedir a demissão entre o jogo do Benfica e o jogo do Sporting, demissão que aceitou ainda antes dos descontos do último jogo.

Digamos que tudo foi feio e como se isto não bastasse aquele que teve uma entrada de leão depende agora dos críticos, daqueles que maltratou e ameaçou para fazer passar no Conselho Nacional um substituto de Feliciano, isto é, vai ter de escolher alguém para um cargo de grande confiança aceitando indicar uma personalidade aceite pelos críticos, que poderão decidir tratar o cão com o pêlo do próprio cão. Rio teve uma entrada de leão e uma saída de sendeiro. Enfim, a uma semana pouco digna segue-se um processo com pouca dignidade.

«O PSD deverá anunciar nas próximas horas quem irá substituir Feliciano Barreiras Duarte como secretário-geral do partido. A escolha, que estará fechada esta segunda-feira, não deverá recair sobre um incondicional de Rui Rio. Ou seja, estarão fora de jogo os primeiros nomes que circularam na comunicação social - o deputado Adão Silva e o membro da Comissão Política Nacional Maló de Abreu, ambos amigos pessoais de Rio há muitos anos e seus apoiantes de primeira hora.» [Expresso]

 Champalimaud

Gostei de ver os jornalistas fazerem perguntas a Marcelo sobre o que pensaria o milionário da Geringonça e muitas outras coisas, com o Presidente a responder como se fosse o porta-voz do falecido.

      
 Centeno, o mau da fita
   
«Está excluída qualquer hipótese de haver aumentos salariais para os funcionários públicos em 2019, garantiu ao PÚBLICO um membro do Governo, explicando que o próximo Orçamento do Estado continuará a ser de contenção uma vez que “não haverá mais dinheiro” para que se abram os cordões à bolsa.

Os aumentos aos funcionários públicos já foram exigidos pelos parceiros de aliança parlamentar do Governo, bem como pelos sindicatos. Por seu lado, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou para o risco de eleitoralismo em matéria orçamental no ano em que se realizam eleições europeias (Maio) e legislativas (Outubro). Uma preocupação de Marcelo a que o Governo está atento. “A memória de 2009 impede-o. José Sócrates aumentou função pública em ano eleitoral e em plena crise. Além de que seria visto como puro eleitoralismo”, argumenta o governante.

Os funcionários públicos beneficiarão assim no OE2019, apenas da “concretização da fase seguinte do descongelamento das carreiras”, cujos compromissos foram assumidos o ano passado, lembra o membro do Governo. O executivo pretende também concretizar as “fases seguintes das reformas antecipadas sem penalização para as longas carreiras contributivas sem penalizações”.» [Público]
   
Parecer:

António Costa aprece estar a permitir que Mário Centeno seja o mau da fita, uma espécie de lobo mau, se algo corre menos bem por falta de dinheiro a culpa é do Centeno. Desde  que a direita se aproveitou das cativações que até os colegas de governo, como o Adalberto, sempre que estão em dificuldades dizem que a culpa é do Centeno.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»
  
 Ferreira Fernandes, diretor editorial do DN
   
«Depois de a notícia ter sido adiantada pelo comentador e ex-líder do PSD Luís Marques Mendes na noite de domingo, na SIC, a comissão executiva da Global Notícias confirmou esta segunda-feira de manhã que os jornalistas José Ferreira Fernandes e Catarina Carvalho vão ser nomeados para as funções de director editorial e directora executiva do Diário de Notícias (DN). O primeiro é actualmente cronista do jornal, a segunda é directora da Notícias Magazine, a revista distribuída ao domingo com o Diário de Notícias e o Jornal de Notícias.

Em comunicado interno a que o PÚBLICO teve acesso, a comissão executiva do grupo adianta que a restante equipa que acompanhava até aqui Paulo Baldaia será “convidada a fazer parte da nova direcção”, ou seja, aparentemente, Paulo Tavares permanecerá como director adjunto e Joana Petiz e Leonídio Ferreira mantêm os cargos de subdirectores.» [Público]
   
Parecer:

Se for tão bom a dirigir o jornal como é a pensar, opinar e escrever o DN está de parabéns e vai melhorar muito.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

 Pena envergonhada
   
«O Ministério Público pediu nesta segunda-feira pena suspensa para o ex-ministro da Administração Interna Miguel Macedo e para a maioria dos restantes arguidos do caso dos vistos gold.

Considerando provados a esmagadora maioria dos crimes pelos quais os suspeitos estão acusados, o procurador José Niza apenas pediu pena de cadeia efectiva para aquele que é considerado a figura central de todo o caso, o ex-presidente do Instituto dos Registos e Notariado António Figueiredo, e ainda para o empresário Jaime Gomes, amigo de Miguel Macedo.

Durante as alegações finais do julgamento, a decorrer no Campus da Justiça, em Lisboa, o representante do Ministério Público recordou como na véspera da detenção dos suspeitos, a 12 de Novembro de 2014, Jaime Gomes é apanhado nas escutas da Polícia Judiciária a dizer a Lalanda de Castro, ex-patrão de José Sócrates e também arguido deste processo, que quer arranjar maneira de o então presidente da Câmara de Lisboa António Costa receber um investidor chinês interessado em desenvolver um projecto imobiliário nos terrenos da antiga Feira Popular. O investidor chinês pretendia não se submeter à hasta pública prevista pela Câmara de Lisboa.» [Público]
   
Parecer:

Digamos que ficariam mal na foto se não pedissem nada.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pela sentença.»

 Um político de primeira água
   
«Ao entrar na sua terra, o Bombarral, Feliciano Barreiras Duarte — hoje com 52 anos — dava ordens ao motorista para ligar as sirenes do carro oficial. O ‘Nanito’ ou ‘Patolas’, alcunha pela qual foi conhecido na JSD, trabalhou muito para o partido e para a região até ali chegar, mas conseguiu: entrou na sua terra como governante, como secretário de Estado do Governo de Durão Barroso. “Assim a minha mãe sabe que estou a chegar”, contou na brincadeira a um dos amigos. A história é narrada por conterrâneos, colegas de partido e amigos que o classificam como “bom pai“, “bom marido”, “bom amigo”, “político trabalhador”,”estudioso“, mas todos são quase unânimes a apontar um “defeito”: a “vaidade“. Já era assim antes de se saber que insuflou o currículo e que deu uma morada incorreta, as recentes polémicas que o atiraram ao tapete. O secretário-geral do PSD liderado por Rui Rio demitiu-se este domingo.

Foi João Carlos, o irmão mais velho, que o puxou para a política, num percurso quase sempre feito a dois. No distrito de Leiria, os “manos Bennetton” — como eram conhecidos por aparecerem sempre impecavelmente vestidos nas reuniões da jota — dinamizaram a JSD no distrito a partir do Bombarral. Na época, João Carlos era o “mais simpático”, Feliciano o “mais nariz empinado”. Os irmãos têm apenas dois anos de diferença. O primeiro seria deputado mais cedo, mas acabou por afastar-se da política nacional. Ficou “o Feliciano”, como representante do clã Barreiras Duarte no PSD.» [Observador]
   
Parecer:

Vale a pena conhecer o Nanito e a forma como ascendeu na política.
   
Despacho do Diretor-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»