sexta-feira, maio 18, 2018

A CRISE NO SPORTING VISTA POR UM BENFIQUISTA

Tudo o que está a acontecer no Sporting estava escrito nas estrelas e esta crise é muito mais do que um processo de suicídio de um maluco, é uma luta sem quartel por causa de dinheiro. De um lado os que não hesitam em mandar o jogo abaixo para se livrarem de Bruno de Carvalho, do outro um presidente que percebeu a estratégia do treinador e dos jogadores e parece ter-se esquecido de que vive num estado de direito e que o Sporting tem uma SAD cotada na bolsa.

Há poucos meses era felicidade, a possibilidade de destruição do rival da Segunda Circular unia todos os sportinguistas em torno de Bruno de Carvalho. Ganhava eleições por mais de 90%, inaugurava o pavilhão e até tinha direito a algo que ninguém tinha tido na história de Lisboa, Medina deu-lhe uma rotunda da cidade para nela inscrever as suas próprias citações. O Sporting respirava felicidade e o treinador ignorava os vínculos laborais para passar a ser ele a estar na comissão de honra do presidente candidato. 

Só que nem tudo corria bem, à medida que se aproximava o fim da época os jogadores começaram a ter de novo o sonho de irem para o estrangeiro, o treinador percebia que não conseguia o título e começava a questionar-se o seu futuro. Começou uma luta surda entre treinador e presidente, um queria despedir sem indemnizar, o outro queria sair sem indemnizar e se saísse com uma indemnização melhor ainda.

A solução dos que queriam sair em vantagem começava a passar pelo derrube do presidente. Para este a saída do treinador e dos jogadores era inevitável, mas teriam de dar lucro ao clube. Daí a Bruno de Carvalho ter visto nas derrotas uma tentativa de o pressionar foi um pequeno passo, não se conteve e foi o que se viu, o presidente do SCP perdeu o seu auto-controlo e a sequência de acontecimentos foi imparável, levando à cena vergonhosa de Alcochete.

A notícia do dia é que Jesus tem provas e vai usá-las se Bruno de Carvalho lhe exigir uma indemnização, os jogadores querem negociar com outros clubes mas preferem ter um presidente dócil no Sporting e fazem chantagem com rescisões por justa causa, Bruno de Carvalho receia o desemprego e faz chantagem com a oposição atirando o SCP para a falência.

No meio dos bons valores aquilo que alimenta a guerra no Sporting é apenas uma coisa, os milhões que todos querem ganhar. Agora que há jogadores que valem milhões, que um treinador custa milhões e que tem uma clausula de rescisão igualmente de milhões, todos disputam esses milhos antes que desapareçam de novo.

Ver Ferro Rodrigues quase a chorar, ler as citações de Bruno de Carvalho na rotunda do leão, ouvir Marcelo a deixar na dúvida se vai ao jogo, ouvir a berraria do Barroso insinuando que o caso do andebol é uma invenção do outro lado da estrada, quase só pode dar vontade de rir, o que está em causa são uma dúzia de milhões e por causa de uma dúzia já destruíram mais de uma centena. E tudo isto se precipitou porque o Benfica sem saber como ficou em segundo.